O Sistema Esquelético
Por: cras nhamunda • 19/6/2023 • Pesquisas Acadêmicas • 1.871 Palavras (8 Páginas) • 148 Visualizações
CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO AMAZONAS – CETAM[pic 1][pic 2][pic 3]
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
SEMINÁRIO:
SISTEMA ESQUELÉTICO
NHAMUNDÁ – AM
2023
CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO AMAZONAS – CETAM[pic 4][pic 5][pic 6]
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
ERICA RIBEIRO DA COSTA
ÉRIKA DOS SANTOS DUQUE
ERIKA RAMOS FERREIRA
EWEANNY SASHA B. LIMA
GABRIELE DA LUZ SIQUEIRA
GÊSIA MELO DOS SANTOS
IDELFRAM MARTINS DE SOUZA
SEMINÁRIO:
SISTEMA ESQUELÉTICO
Trabalho do Curso em Técnico em Enfermagem como requisito para nota final de avaliação da disciplina Anatomia e Fisiopatologia Humana.
Professor: Thainer Oliveira
NHAMUNDÁ - AM
2023
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar através de seminário o estudo do Sistema Esquelético como exigência da Disciplina Anatomia e Fisiopatologia Humana do Curso Técnico em Enfermagem do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM).
Pois, a Anatomia Humana é a base de conhecimento para todos os estudantes das Ciências da Saúde (Enfermagem, Técnicos em Enfermagem e outros) e acompanha o aluno desde o início até a plenitude da sua formação acadêmica ou técnica, inclusive no desempenho de suas atividades profissionais.
O estudo dos dados anatômicos é fundamental para possibilitar ao enfermeiro ou técnico em enfermagem o reconhecimento dos órgãos do corpo humano, assim como a morfologia, localização, função e organização desses órgãos em sistemas. Esse conhecimento é indispensável à atuação profissional. Assim, não há como um enfermeiro ou técnico em enfermagem atuar nessa profissão se não tiver pleno domínio dos conhecimentos relativos ao corpo. Dessa forma, é essencial que estes profissionais conheça o Sistema Esquelético, pois contribuem para a execução da grande maioria dos procedimentos realizados pela equipe de enfermagem, que vão desde anamnese, exame físico até a identificação de estruturas do corpo nas mais diferentes situações.
Portanto, este trabalho abordará a anatomia e fisiologia do Sistema Esquelético apresentando sua estrutura óssea, a divisão do sistema esquelético, as funções principais do sistema esquelético, classificação dos ossos de acordo com a forma dando exemplo de cada tipo, identificação dos ossos do crânio e da face e suas principais características estruturais.
2 O SISTEMA ESQUELÉTICO HUMANO
O sistema esquelético é o conjunto de ossos e cartilagens que se interligam para formar o arcabouço do corpo humano e desempenhar várias funções.
FUNÇÕES DOS OSSOS
O osso, um tecido vivo, é uma forma rígida e altamente especializada de tecido conjuntivo, que compõe a maior parte do esqueleto e é o principal tecido de sustentação do corpo.
Os ossos fornecem: •Proteção para estruturas vitais. •Suporte para o corpo e suas cavidades vitais. •Base mecânica para o movimento. •Armazenamento de sais (p. ex., cálcio). •Um suprimento contínuo de células sanguíneas novas (produzidas pela medula óssea localizada na cavidade medular de muitos ossos).
CLASSIFICAÇÃO MORFOLÓGICA DOS OSSOS
Os ossos são classificados de acordo com a sua forma geométrica em:
Ossos Longos - Possuem maior comprimento do que largura; São ligeiramente encurvados e resistentes. Exemplos de ossos longos: úmero, ulna, fêmur
Ossos Curtos - São relativamente cuboides; têm comprimento, largura e altura quase iguais. Exemplos de ossos curtos: ossos carpais e tarsais.
Ossos Planos - São finos e compostos de duas lâminas quase paralelas de substância compacta circundando uma camada de substância esponjosa; fornecem considerável proteção e áreas extensas para fixação dos músculos. Exemplos de ossos planos: crânio, costelas, esterno e escápulas.
Ossos Irregulares - Possuem formas complexas e não agrupados nas demais categorias. Exemplos de ossos irregulares: vértebras, determinados ossos da face e o calcâneo.
Ossos Sesamoides - Desenvolvem-se em determinados tendões onde há bastante atrito, compressão e estresse físico garantindo proteção. Exemplo de ossos sesamoides: patelas.
Ossos Suturais - Pequenos ossos localizados nas suturas entre certos ossos cranianos. Seu número varia de um indivíduo para o outro.
DIVISÃO DO SISTEMA ESQUELÉTICO
O sistema esquelético em um corpo adulto é composto de 206 ossos individuais. Esses ossos são organizados em duas divisões principais: o Esqueleto Axial e o Esqueleto Apendicular.
Cabeça (22) Crânio = 08 Face = 14 Pescoço (8) | Tórax (37) 24 costelas 2 vértebras 1 esterno | Abdômen (7) 5 vértebras lombares 1 sacro 1 cóccix |
Membro Superior (32) Cintura Escapular = 2 Braço = 1 Antebraço = 2 Mão = 27 | Membro Inferior (31) Cintura Pélvica = 1 Coxa = 1 Joelho = 1 Perna = 2 Pé = 26 | Ossículos do Ouvido Médio (3) |
O Esqueleto Axial corre ao longo do eixo da linha média do corpo e é composto por 80 ossos nas seguintes regiões:
- Crânio
- Hióide
- Ossículos auditivos
- Costelas ü
- Esterno
- Coluna vertebral
O Esqueleto Apendicular é constituído por 126 ossos nas seguintes regiões:
...