Observação de Célula Vegetal (Relatório)
Por: deboragatti • 6/5/2015 • Relatório de pesquisa • 930 Palavras (4 Páginas) • 8.366 Visualizações
Laboratório de Biologia geral
Relatório da Aula Prática 1 – Observação da célula vegetal.
Ciências Biológicas
Departamento de Ciências Naturais
Introdução:
A estrutura das células vegetais apresenta semelhanças comparadas às animais, porém apresentam peculiaridades características como sua parede celular rígida e a presença de os cloroplastos.
A parede celular vegetal, composta de celulose, é responsável por sua proteção, além de conferir nutrição, crescimento, reprodução e sustentação. As paredes são compostas por lamela média, parede primária e parede secundária, componentes estes dificilmente distintos como camadas isoladas (Junqueira e Carneiro, 2005).
Uma estrutura característica de grande importância nas células vegetais são os cloroplasto, estes possuem clorofila (originária da coloração verde) e outros pigmentos fotossintetizantes e são o local onde ocorre a fotossíntese
A fotossíntese é o processo pelo qual os vegetais transformam energia luminosa em energia química para a realização de trabalhos a fim de manter a vida em seu sistema.
Em uma equação geral, a fotossíntese se trata da utilização de gás carbônico e água, além de absorção de luz através da clorofila, que resulta na produção de glicose, utilizada pelo vegetal e liberação, para o meio, de gás oxigênio.
Objetivo:
Familiarização com as práticas de Biologia Geral, preparação de lâminas para observação em microscópio óptico, reconhecimento de células de Elodea e identificação dos efeitos da exposição e privação de luz em sua estrutura interna.
Matérias e métodos:
Na aula prática de observação da biologia vegetal, em laboratório equipado com microscópios ópticos, com auxílio de pinças, foram retiradas folhas de Elodea para a preparação de três lâminas contendo, cada, uma folha do determinado vegetal. Nas três lâminas com uma pipeta foi aplicada uma pequena quantidade de água e sobre ela as lâminas foram finalizadas com a sobreposição da lamínula. A primeira lâmina, chamada de lamina controle, foi destinada a observação imediata nos aumentos de 40, 100 e 400x. A segunda foi exposta à fonte de luz proveniente de uma das lâmpadas da bancada do laboratório por aproximadamente 5 minutos, após observação imediata, houve um período de aguardo de um minuto e nova observação. A terceira foi reservada em local desprovido de iluminação (recipiente envolto com lâminas de alumínio), assim como na segunda, houve um período de espera de um minuto e nova observação.
Resultados e discussão:
Na observação foi possível notar que as células do espécime possuem formas retangulares, o que se dá devido ao seu tecido de preenchimento ser o Parênquima, encontrado, normalmente, em plantas aquáticas como a Elodea.
As células da folha são quase totalmente iguais em tamanho e em estruturas visíveis. Nelas é possível ver o fundo variando entre branco, amarelado e verde, os componentes da parede celular em alguns pontos, mais espessa, com coloração em tom escuro e os cloroplastos, substâncias de verde forte.
Nas células eucariontes pode haver movimento dos componentes de seu interior, como pode ser observado na Elodea. Este movimento é de responsabilidade do citoesqueleto da célula e recebe o nome de ciclose.
É possível afirmar que as células observadas estão vivas, não só pela ciclose, mas também por outras de suas estruturas mostrarem seu trabalho, a fim de continuar a manutenção do equilíbrio químico. Como ocorreu com os cloroplastos encontrados na observação. Os cloroplastos são organelas arredondadas, de coloração verde, responsáveis pela fotossíntese.
Na comparação entre a lâmina dois, exposta à luz, e a lâmina três, colocada ao abrigo de luz, foi possível observar diferenças nos cloroplastos que ficaram mais verdes e mais dispersos. Já na lâmina que recebeu iluminação nota-se que os cloroplastos tendem a se acumular nas paredes membranosas da célula e na lâmina três, ao receber luz proveniente do microscópio há o movimento dos cloroplastos em direção às paredes da membrana.
As imagens, a seguir, são referentes à observação das três lâminas:
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
...