Os Exsicata; Angiosperma; Solanaceae
Por: isasant14 • 12/6/2021 • Trabalho acadêmico • 1.018 Palavras (5 Páginas) • 387 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
As exsicatas são importantes para estudos comparativos, históricos, documentário de flora e sua localidade, ou seja, elas são indispensáveis para estudos taxonômicos. A confecção desta teve como intuito o estudo de fanerógamas, mais precisamente as famílias de angiospermas quanto sua morfologia.
Foi escolhida por nossa orientadora a família Solanaceae onde estão reunidas aproximadamente três mil espécies, que são bastante conhecidas na culinária.
As espécies foram escolhidas de acordo com suas características peculiares e por serem normalmente conhecidas por seus nomes comuns.
Palavras-chave: Exsicata; Angiosperma; Solanaceae.
2. RESUMO
A exsicata é uma amostra de plantas preferencialmente fértil herborizada para estudos. As solanáceas pertencem ao grupo das angiospermas e apresentam-se como árvores de pequeno porte e arbustos, possuem como características, as folhas sem espículas e de margem inteira.
3. EXSICATA
A exsicata é a amostra de uma planta prensada e seca, e, posteriormente fixada em uma cartolina padrão, onde são evidenciadas suas estruturas morfológicas, e acompanhadas de uma etiqueta onde estarão as informações primordiais para sua identificação e seu habito. Tem como objetivo principal à realização de estudos em taxonomia. Elas são encontradas principalmente em herbários, que são locais específicos para seu armazenamento. Critérios para a confecção de uma exsicata:
- Coleta: é importante que o ramo esteja fértil e que tenha entre 20cm a 30cm de altura. É necessário o uso de matérias para a coleta como a tesoura de poda, luva, lupa, fita métrica, GPS, entre outros.
- Anotações: são indispensáveis, portanto uma caderneta será necessária para as anotações quanto sua altura, habito, cor das flores, solo e ambiente.
- Prensar o material: utilizando madeiras intercaladas com papelão e jornal.
- Secagem: geralmente é feita em estufas, sendo necessário o monitoramento e troca dos jornais.
- Montagem: cartolina padronizada para a fixação da planta, capa de acordo com os critérios de seu respectivo herbário, e ficha de identificação, onde estarão os dados mais complexos da planta, quanto a sua locação e coleta.
4. SOLANACEAE
É considerada uma das maiores entre as angiospermas eudicotiledôneas reunindo cerca de 150 gêneros e 3000 espécies, concentradas na região neotropical. Dessa família as espécies mais conhecidas são a batata (Solanum tuberosum.), o tomate (Solanum lycopersicum) e o tabaco (Nicotiana tabacum).
4.1 - CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA
Domínio: Eukarya
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Solanales
Família: Solanaceae
4.2- CARACTERÍSTICAS GERAIS
São plantas arbóreas, arbustos, ervas e raramente lianas. Suas folhas são simples, alternas, sem estipulas e de margens inteira
Flores monoicas, diclamídeas, pentâmera, podem ser solitárias ou em inflorescência, geralmente actimorfa. Cálice persistente, às vezes ampliando-se no fruto.
Normalmente o disco nectário está presente na base do ovário, porém em algumas espécies da família não ´é encontrado nectário. Androceu de 2, 4 ou 5 estames, com filetes livres ou parcialmente soldados entre si, com anteras poricidas ou rimosas. São, na maioria dos casos, actinomorfas, o gineceu é constituído de ovário súpero, bilocular ou falsamente plurilocular, com muitos óvulos em cada lóculo.
Seu fruto pode apresentar-se como baga ou cápsula.
5. ESPECIES ESCOLHIDAS PARA HERBORIZAÇÃO
5.1- Solanum lycopersicum L.
[pic 1] [pic 2]
Fonte: https://jb.utad.pt/especie/Solanum_lycopersicum#imagem-24773
Tomateiro é o nome comum atribuído às plantas pertencentes a essa espécie. O tomateiro é uma planta dioica, com porte herbáceo, não atingindo mais de 3 metros de altura, podendo comportar-se como uma trepadeira. O seu caule é longo e fino. As suas flores possuem uma cor amarelada, com uma corola composta por seis pétalas e seu fruto é do tipo baga.
Distribuição Geral Nativo América S; cultivado em todas regiões temperadas do mundo.
Época Floração: normalmente de junho – novembro.
Necessidades Nutricionais: solos ricos em nutrientes e bem drenados.
Morfologia: folhas alternas e simples, flores em inflorescência de cor amarela, 5 pétalas e 5 sépalas, apresentam gamopétalas.
5.2- Solanum nigrum L.
[pic 3] [pic 4]
Fonte: https://jb.utad.pt/especie/Solanum_nigrum#imagem-15687
A Solanum nigrum, popularmente conhecida como maria-pretinha, é uma erva daninha pertencente à família das solanáceas. Possui frutos do tipo baga comestíveis, com valor medicinal.
...