Visão geral das angiospermas
Artigo: Visão geral das angiospermas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: manoel01 • 13/8/2014 • Artigo • 954 Palavras (4 Páginas) • 521 Visualizações
Angiospermas
Visão geral das angiospermas :
• São as plantas mais evoluídas atualmente.
• Elas possuem raiz, caule, folha, flor, Fruto e semente.
• Elas são diferentes da gimnospermas pelo fato de possuírem flores e frutos .
• Existem dois grupos dentro das angiospermas que são: as menocotidedônicas e as dicotídôneas .
Raizes (angiospermas)
Função : A raiz e capaz de promover : afixação do vegetal , a absorção de agua e sais minerais , a condução do material absorvido , o acúmulo de diversos tipos de substancias de reserva .
Partes da raiz
1) Coifa - È uma espécie de capuz que protege a ponta da raiz. Nessa região, existem células pequenas e relativamente delicadas que se multiplicam intensamente, promovendo o crescimento vertical da raiz. A coifa envolve e protege essas células contra o atrito com as partículas do solo e contra o ataque de microrganismos diversos.
2) Região lisa (ou de crescimento) - É a região onde ocorre o alongamento das células que foram produzidas na ponta protegida pela coifa; o grande alongamento das células, nessa região, permite o crescimento da raiz. Assim, para que uma raiz cresça bem, deve haver: multiplicação de células (na ponta) e alongamento celular (na região lisa).
3) Região polífera (dos pêlos absorventes) - Nessa região existem pêlos absorventes, que retiram do solo água e sais minerais, que vão formar a seiva bruta. É também chamada zona de absorção.
4) Região suberosa (ou de ramificação) - Região na qual a raiz se ramifica, originando as raízes secundárias, que auxiliam a fixação da planta no solo e aumentam a superfície da absorção.
5) Colo (ou coleto) - Ponto de encontro da raiz com o caule.
Tipos de raízes
Raízes subterrâneas
Entre as plantas consideradas angiospermas vemos dois tipos básicos de raízes subterrâneas ou (terrestres) que são: as fasciculadas e a pivotantes .
• Raiz fasciculadas : também chamadas de raízes em cabeleira, elas formam um conjunto de raizes finas que tem um ponto único de origem.(Esse tipo de raiz ocorre nas monotiledôneas).
• Raiz pivolantes : também chamadas de raízes Axiais , elas formam na planta uma raiz principal geralmente maior que as demais e que penetra verticalmente no solo; desta raiz principal partem raízes laterais , que também se ramificam.(Esse tipo de raiz ocorre nas dicotiledôneas).
Existe também um outro grupo q esta ligado com esses 2 apresentados acima que é o grupo das raízes tuberosas .
• Raiz tuberosa: É uma raiz muito espessa , devido ao acúmulo de substancias de reserva. (A raiz tuberosa pode ser a Axial quando a reserva é feita somente no eixo central e pode ser fasciculada quando a reserva e dividida entre as ramificações .
Raizes aéreas ou voadoras :
1. Raízes suporte: são raízes que partem do caule e atingem o solo. A sua principal função é aumentar a fixação do vegetal. Aparecem no milho, plantas de mangue, figueiras etc;
2. Raízes cintura: encontradas em plantas epífitas (orquídeas), crescem enroladas em um suporte, geralmente caules de árvores, Apresentam velame que é uma epiderme pluriestratificada, com células mortas que funcionam como uma verdadeira esponja, absorvendo a água que escorre pelos caules;
3. Raízes estrangulantes: são raízes resistentes, densamente ramificadas, que se enrolam em troncos de árvores, os quais lhes servem de suporte. Estas raízes crescem em espessura e acabam determinando a morte da planta de apoio por estrangulamento (impedem o cerscimento e a circulação da seiva elaborada). Ex.: cipós, mata-paus;
4. Raízes tubulares: são raízes achatadas, geralmente encontradas em árvores de florestas densas. Desenvolvem-se horizontalmente à superfície do solo e são bastante achatadas.
...