Perguntas interativas sobre bactérias
Por: Jade Almeida • 22/11/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 313 Palavras (2 Páginas) • 329 Visualizações
1. O médico passou um tratamento com antibiótico por 7 dias, se no quinto dia vocês notam a melhora, vocês continuam tomando até o 7º dia ou param?
Continuam até o 7º dia, para não haver resistência das bactérias ao antibiótico.
2. Antibióticos são medicamentos que matam:
R: Bactérias
3. Como eu posso ajudar a combater a resistência aos antibióticos?
R: Tomando vacinas corretamente e não utilizando antibióticos sem prescrição e de forma excessiva.
4. Sempre me sobra antibiótico. Posso guardá-lo para outra ocasião?
Em nenhum caso. Geralmente os pediatras receitam o antibiótico justo para cada caso. No caso em que sobre devemos jogá-lo no lixo ou em cidades em que tenha reciclagem de medicamentos, levá-lo para o local indicado.
5. O mesmo antibiótico vale para qualquer doença?
O tipo de antibiótico tem relação com o microorganismo que produz a infecção. Como existem centenas de bactérias existem diferentes tipos de antibióticos. Não é o mesmo antibiótico utilizado para uma otite do que para uma infecção de urina.
6. Pode-se administrar para tratar um resfriado?
Não serve de nada para combater infecções como catarro, gripe, bronquite ou faringite que são todas elas doenças transmitidas por vírus.
7. O tratamento tem que ser completo?
É muito importante cumprir com todas as normas receitadas pelo médico. Do contrário, a criança pode ter uma recaída e piorar sua doença.
8. Perdem eficácia se forem usados de forma contínua?
Sim, e, além do mais se consegue com que aumente a resistência das bactérias aos antibióticos. Além disso, podem aparecer efeitos colaterais como a diarréia.
9. Se a criança apresenta os mesmos sintomas que teve em outra ocasião em que tomou antibiótico, eu posso repetir o tratamento?
Como não somos médicos e dado o alerta médico contra a automedicação, mais ainda no caso de antibióticos. Nunca podemos repetir o tratamento. Os sintomas podem ser parecidos com os anteriores, mas podem não estar sendo causados pela mesma bactéria.
...