Pontencial de Membrana
Por: meirielly. • 5/5/2015 • Relatório de pesquisa • 1.815 Palavras (8 Páginas) • 298 Visualizações
Potencial de membrana em repouso
É a diferença de potencial que existe através dos neurônios e miócitos (células excitantes), no período do potencial de ação o acordo é sobre o potencial intracelular e extracelular, ou seja, o que tem dentro e fora da célula. A concentração de íons é feita pelos mecanismos de transporte ativo primário e secundário, seu potencial de repouso é -90 MV. Simplificamos então que a célula em repouso é a condição inicial e possui mais cargas negativas no seu interior. Através da membrana em repouso vem os estágios do potencial de ação.
Potencial de ação
É o mecanismo básico de transmissão de informação no sistema nervoso e em todos os músculos. O potencial de ação tem vários estágios: Despolarização é quando as cargas do interior da célula ficam mais positivas do que no exterior, ou seja, ocorre a entrada de íon de sódio (Na+) para promover a despolarização da célula. Repolarização é quando a célula volta a sua condição inicial de repouso com o interior mais negativo que o exterior, ou seja, ocorre a saída do íon de sódio (Na+) e potássio (K+) com reequilíbrio de ambos pela Na+/K+ ATPase. Hiperpolarização é quando a célula esta no seu potencial de repouso e aumenta ainda mais o seu potencial eletroquímico negativamente, ou seja, ocorre a saída do íon potássio (K+) entrada do íon cloreto (Cl-).
Bomba de sódio e potássio
Funciona para manter as concentrações ideais dos dois íons da célula, a bomba bombeia o sódio (Na+) para fora da célula e potássio (K+) para dentro dela, esse transporte é realizado contra os gradientes de concentração destes dois íons, o que ocorre graça á energia liberada com a clivagem de ATP. Serve para bombear tanto o sódio (Na+) quanto o potássio (K+), trata de um transporte ativo primário, vai exigir como fonte de energia a hidrólize de um ATP
...