Propriedades das substâncias: densidade de sólidos e líquidos
Por: suelenesfb • 19/9/2022 • Ensaio • 572 Palavras (3 Páginas) • 151 Visualizações
Aula prática 2: Propriedades das substâncias: densidade de sólidos e líquidos
1. Introdução
A densidade de uma substância é a razão da sua massa pelo seu volume, ou a massa de uma unidade de volume. A massa e o volume dependem da quantidade da substância, porém a densidade é constante em uma temperatura e uma pressão definidas. As propriedades que não dependem da extensão dos sistemas são chamadas propriedades intensivas e são sempre expressas pela razão de propriedades que dependem da extensão dos sistemas como é aqui o caso da massa e do volume. Alguns exemplos de propriedades intensivas são: massa por mol, km/hora, preço por quilo. As unidades de densidade são: g/mL ou g/cm3, kg/L, kg/m3, etc. A temperatura, a pressão e a composição devem ser mencionadas uma vez que a densidade varia com a temperatura, com a pressão e com a composição (Abreu e Silva, 2016).
2. Objetivos
Determinar a densidade de sólidos e líquidos.
3. Materiais e Métodos (4 grupos)
3.1 Materiais e reagentes
Balança analítica, balão volumétrico de 10mL, termômetro de mercúrio, Becker de 50mL, pipeta Pasteur, proveta de 100mL e água destilada, amostras sólidas e líquidas.
3.2 Métodos
3.2.1 Determinação da densidade de sólidos
1. Pesar as amostras sólidas fornecidas pelo professor (2 amostras), utilizando as balanças disponíveis no laboratório.
2. Escolher uma proveta de volume total adequado ao tamanho das amostras sólidas cuja densidade pretende-se determinar. Em seguida, colocar água na proveta até aproximadamente a metade da sua capacidade total.
Exemplo: Com o auxílio de uma pisseta, coloque 10 ml de água destilada na proveta de 20mL. Ajuste o menisco e anote o volume.
3. Introduzir a peça metálica previamente pesada na proveta, tomando o cuidado de não espirrar água para fora da proveta, nem quebrar o fundo do instrumento de vidro (inclinando-a em aproximadamente 30°).
4. Eliminar as bolhas de ar eventualmente presentes na superfície do metal ou do vidro, através de leves batidas nas paredes da proveta.
5. Medir o volume de água deslocado pelo sólido, expressando-o corretamente.
Lembrar-se de que, quanto mais esse volume aproximar-se do volume máximo da proveta, menor será o erro relativo cometido.
6. Realizar as operações de pesagem e de medida de volume utilizando todas as
amostras recebidas.
7. Anotar os resultados na Tabela 1.
8. Em seguida, lavar, secar e guardar a vidraria e as amostras utilizadas.
Tabela 1. Dados para o cálculo da densidade de sólidos
[pic 1]
9. Calcular a densidade absoluta das amostras sólidas através da relação abaixo (Fórmula 1):
[pic 2]
Através do cálculo da densidade, descubra quais são as mostras fornecidas pelo professor.
...