EXPERIMENTO 01- PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS: DENSIDADE E VISCOSIDADE
Por: Bruno Santos • 4/9/2022 • Trabalho acadêmico • 2.061 Palavras (9 Páginas) • 151 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TUCURUÍ FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA
EXPERIMENTO 01- PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS: DENSIDADE E VISCOSIDADE
Bruno Santos Aguiar | 202033940006 |
Kariny Sousa da Silva | 202033940001 |
Leilane de Jesus dos Anjos | 202033940025 |
Leonardo Franca da Cruz | 202033940010 |
Raissa Stephany Teixeira Paiva | 202033940003 |
Faculdade de Engenharia Elétrica Turma de 2020 Professora: Josenaide Pereira do Nascimento Experimento realizado em: 12/07/2021 Entregue: 19/07/2021
TUCURUÍ 2021
RESUMO
A partir de obter conhecimento em relação às propriedades físico-químicas dos materiais e substâncias, o relatório de que se trata traz uma abordagem sobre os experimentos a respeito da densidade e viscosidade de alguns materiais. Assim, tomando como base tal relevância foi efetuado o experimento no qual se encontrou a densidade dos líquidos: água destilada, solução saturada de NaCl e a solução glicerina/água e a densidade dos sólidos: A e B, e a viscosidade da água destilada, solução saturada de NaCl e a solução glicerina/água. Através dos procedimentos efetuados foram encontradas as respectivas características dos materiais citados.
Palavra-chave: densidade dos líquidos, densidade dos sólidos, viscosidade dos líquidos
INTRODUÇÃO
Densidade é a relação existente entre a massa e o volume de um material, a uma dada pressão e temperatura. Para a mensuração da densidade de um liquido ou material é necessário saber o volume e a massa, também é de extrema importância compreender como ocorre a variação de volume e automaticamente de densidade quando aumenta ou diminui a sua temperatura. Ao aumentar a temperatura o volume também aumenta, diminuindo sua densidade. A mesma será calculada pela fórmula: (ρ=m/V).
A viscosidade define-se como a persistência ao movimento e sua fluidez. Nesse experimento foram calculadas as viscosidades de duas substancias comparando-as com a da água que já é definida mais precisamente de acordo com sua temperatura. A viscosidade de outras soluções são calculadas a partir da equação:(μ=μ H 2O .(t . ρ )/tH 2O . ρH 2O).
Objetivos
Medir a densidade de diferentes líquidos e de um metal. Calcular a viscosidade absoluta desses líquidos utilizando a viscosidade tabelada da água como referencial.
PARTE EXPERIMENTAL – PROCEDIMETOS
O experimento realizado foi dividido em três etapas: primeira foi realizado o processo para se encontrar a densidade dos líquidos, depois a densidade dos sólidos e por último a viscosidade dos líquidos.
Densidade de líquidos
Inicialmente foi pesado em uma balança analítica, já calibrada, um balão volumétrico vazio de 100 ml, que foi seco a temperatura ambiente. Logo após a pesagem da vidraria, de maneira individual foi inserido no balão volumétrico e posteriormente realizado a pesagem de três líquidos na seguinte ordem: água destilada, solução saturada de NaCl e solução de glicerina: água na proporção 2:1. Ao realizar o processor de inserir os respectivos líquidos individualmente dentro da vidraria manteve-se as soluções sempre 1 cm abaixo do menisco, sendo utilizado uma pipeta de Pasteur para terminar de realizar o preenchimento do volume da vidraria.
Após a pesagem de cada liquido, os mesmos foram transferidos para um béquer e com o auxílio de um termômetro foi se possível realizar a medição de temperatura.
Densidade de sólidos
Para a realização dessa etapa do experimento, primeiramente foi pesado em uma balança analítica, já calibrada, um prato relógio onde serão colocados de maneira separada dois sólidos um sólido “A” e um sólido “B”, com o prato relógio dentro da balança foi aplicado nele procedimento de Tara. Após ser desprezado o peso do prato relógio foi colocado nele 10 g de um sólido “A” e realizado a sua pesagem.
Posteriormente em uma proveta de 25 ml foi inserido 14 ml de água da torneira e com o auxílio de uma pipeta de Pasteur foi acrescentado água na proveta até que ela atingisse a marca de 15 ml. Em seguida, com muito cuidado, foi transferida para dentro da proveta o sólido “A”, após o sólido estar totalmente submergido e sem quaisquer vestígios de bolhas de ar foi realizado novamente a verificação do menisco que passou a medir 18 ml. Em seguida a após a verificação do menisco foi descartado a água e retirado o sólido de dentro da proveta que posteriormente foi secado e guardado.
O mesmo procedimento descrito anteriormente ocorreu com o sólido “B”, mas ao realizar a verificação do menisco com o sólido inserido dentro da proveta obteve-se um volume
entre 15,5 e 16 ml, para se obter um único volume foi retirado a média central que teve como resultado 15,75 ml.
Viscosidade de líquidos
A princípio foi lavado três vezes uma seringa plástica sem êmbolo com água da torneira, após a lavagem a seringa foi sacudida de maneira a ficar o mais seco possível e colocada em um suporte. Posteriormente foi inserido em uma proveta 10 ml de água destilada em seguida a solução presente dentro da proveta foi adicionado a seringa que se encontrava no suporte usando o dedo para obstruir a ponta da seringa evitando assim que o liquido saísse.
Colocou-se um béquer abaixo da seringa e com o auxílio de um cronometro, já zerado, foi feito a contagem em segundo do escoamento da solução no momento em que foi retirado o dedo da ponta da seringa até o instante em que o escoamento do liquido terminasse, restando apenas uma gota na ponta da seringa que foi desprezada. Logo após a cronometragem do escoamento da água destilada, foi realizado mais duas vezes o mesmo procedimento com o mesmo liquido utilizado, em seguida após fazer a repetição três vezes do procedimento foi colocado um termômetro no béquer para fazer a verificação de temperatura do liquido.
...