Questionário sobre Intemperismo
Por: skarleth • 14/9/2015 • Trabalho acadêmico • 357 Palavras (2 Páginas) • 2.564 Visualizações
01 – O que as diversas rochas utilizadas nos monumentos podem nos dizer sobre o intemperismo?
Com o passar do tempo algumas rochas serão mais alteradas que outras. Uma peça de gabro, por exemplo, sofrerá menos alteração que uma feita de calcário.
02 – Quais minerais formadores de rochas encontrados em rochas ígneas aletarma-se para argilominerais?
Magnetita, feldspato, quartzo e biotita.
03 – Como a chuva abundante afeta o intemperismo?
A água da chuva, ao cair, entra em contato com os gases da atmosfera combinando com eles e adquirindo um caráter acido e, aos entrar em contato com as rochas, causará a corrosão delas, liberando a solução de lixiviação e moldando a rocha novamente. Neste processo pode haver intemperismo físico, onde são aglomerados sedimentos que são cimentados e se torna uma única rocha, e o intemperismo químico, onde ocorre precipitação de minerais e por atração química, se aglomeram numa nova rocha.
04 – Qual das duas rochas altera-se mais rápido, o granito ou o calcário?
Dentro do mesmo intervalo de tempo, com fator de alteração constante para os dois, o calcário apresentará mais alterações físico-químicos que o granito, por ter uma estrutura mais frágil ao intemperismo.
05 – Como o intemperismo físico influencia o intemperismo químico?
O intemperismo físico pode criar um ambiente adequado para o surgimento do intemperismo químico. Raízes de plantas e cavidades feitas por organismos no solo promovem o intemperismo físico, pois ajudam a criar fraturas na rocha. Essas fraturas por sua vez acumulam água e/ou microorganismos os quais propiciarão o intemperismo químico.
06 – Como o clima influencia o intemperismo químico?
Rochas em clima quente e úmido sofrem intensa alteração química, pois a água pode adquirir um nível de PH considerado acido e corroer as rochas, ou contribuir para o aumento de microorganismos que farão intemperismo químico nas rochas. Mas aquelas de mesma idade em clima quente e seco são dificilmente afetadas, pois não há água para promover o intemperismo químico. A temperatura influenciara na velocidade das reações químicas, sendo que, por regra de termodinâmica, quanto maior o calor, mais rápida é a reação. Em ambientes muito frios quase não há processos de intemperismo químico pelo fato da água permanecer em estado sólido.
...