RELATÓRIO BASES QUÍMICAS
Por: Joéslei Aguiar • 13/3/2018 • Relatório de pesquisa • 1.263 Palavras (6 Páginas) • 352 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
CAMPUS ITAPETINGA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
ALEXANDRO NASCIMENTO, JOÉSLEI DOS SANTOS, LUDIMILA SANTOS, ROBÉRIO DOS SANTOS, SOLON FERREIRA, WENDERSON MELO
ITAPETINGA
2018
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
CAMPUS ITAPETINGA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Relatório de aula prática referente a matéria Bases Químicas para ciências biológica, ministrada pela professora Juliana Gomes Pimentel como pré-requisito para conclusão do 1°semestre do curso de Ciências biológicas.
ALEXANDRO NASCIMENTO, JOÉSLEI DOS SANTOS, LUDIMILA SANTOS, ROBÉRIO DOS SANTOS, SOLON FERREIRA, WENDERSON MELO
ITAPETINGA
2018
INTRODUÇÃO
No dia 1 de março, no laboratório de química fizemos a segunda aula pratica do semestre, na qual colocamos em pratica as “propriedades funcionais de ácidos e bases”.
Ácidos e bases são geralmente lembrados como substâncias químicas perigosas, corrosivos capazes de dissolver metais como se fossem comprimidos efervescentes. Mas a presença dos ácidos e bases na nossa vida cotidiana é bem mais ampla e menos agressiva do que se imagina, eles são componentes usuais de refrigerantes, alimentos, remédios e etc. Portanto estas substâncias estão presentes em todos os momentos da nossa vida.
Svante Arrhenius em 1887, estabeleceu os ácidos como substâncias que - em solução aquosa - liberam íons positivos de hidrogênio (H+), enquanto as bases, também em solução aquosa, liberam hidroxilas, íons negativos (OH-). Arrhenius estudou vários ácidos e estabeleceu suas principais características:
- em solução aquosa, os ácidos conduzem eletricidade.
- os ácidos têm sabor azedo.
- os ácidos reagem com as bases, formando sais e água. Essa reação se chama reação de neutralização.
As bases também são substâncias altamente tóxicas e corrosivas, essas são as principais características das bases:
- possuem sabor adstringente, amargo ou cáustico (que “trava” a boca);
- conduzem a corrente elétrica quando fundidos ou em solução aquosa;
- reagem com ácidos produzindo sal e água;
- e modificam a cor dos indicadores ácido-base.
Indicadores de pH
Indicadores são substâncias que mudam de cor na presença de íons H+ e OH- livres em uma solução, e justamente por esta propriedade são usados para indicar o pH, ou seja, como o próprio nome já diz, os indicadores indicam se uma solução é ácida ou básica.
OBJETIVO
Constatar experimentalmente as propriedades funcionais dos ácidos e das bases e utilizar os indicadores ácido-base mais comuns.
MATERIAIS
Material utilizado:
- Becker.
- Erlenmeyer.
- Pipetador.
- Pipeta graduada (5ml).
- Pipeta pasteur.
- Tubos de ensaio.
Soluções:
- Ácido clorídrico (HCl).
- Ácido sulfúrico (H2SO4).
- Hidróxido de sódio (NaOH).
- Hidróxido de amônio (NH3OH).
Reagentes:
- Fenolftaleína.
MÉTODOS
Inicialmente foram enumerados de 1 a 4 os tubos de ensaio, logo após com o uso da pipeta graduada e pipetador foi medido 5 ml da primeira solução para transferir para o respectivo tubo de ensaio, no intervalo de uma solução para outra é necessário lavar a pipeta graduada com água corrente e coletar aproximadamente 1 ml da nova solução para a vidraria se familiarizar com a solução, depois essa solução é descartada no Erlenmeyer. Tubos de ensaio (figura1), pipeta graduada e pipetador (fugura2), Erlenmeyer (figura3).
Etapa I
Essa parte do experimento foi voltada a medição do pH das soluções. Com cada tubo identificado e sua respectiva solução, foi imergido o papel indicador universal para apurar o nível de pH das soluções, nível esse que é medido de acordo com a escala de pH. (Indicador universal, figura4)
Etapa II
Depois de identificado o nível de pH das soluções, utilizando a pipeta pasteur foi adicionada 3/5 gotas do indicador fenolftaleína em cada solução anteriormente dita, os indicadores são medidos de acordo a tabela de indicadores de pH. (Pipeta pasteur, figura 8).
Etapa III
Nessa etapa, utilizando a pipeta graduada foi adicionado 2 ml de Hidróxido de sódio (NaOH) a um tubo de ensaio. Posteriormente com uma pipeta pasteur foi adicionado 3 gostas de fenolftaleína, e por fim, foi pipetado 2 ml de Ácido clorídrico (HCl).
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Etapa I
Ao colocar o papel indicador em contato com cada solução foi observada a mudança de cor no papel indicador e de acordo com a escala de pH, chegamos ao seguinte resultado:
Solução | Nível de pH |
| pH = 1 a 2 (ácido forte) |
| pH = 2 (ácido forte) |
| pH = 13 (base forte) |
| pH = 9 (base fraca) |
...