RELATÓRIO CLOROFILA E ABSORÇÃO DE LUZ
Por: Paloma Montenegro • 4/4/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 1.405 Palavras (6 Páginas) • 1.031 Visualizações
CLOROFILA E ABSORÇÃO DE LUZ. Qual seu benefício na saúde e no meio ambiente!
Material Utilizado:
- Cadinho
- Álcool
- Folhas verdes (folha de couve)
- Retro projetor
- Recipientes de vidro (Béquer, Placa de Petri)
- Faca e peneira
- CD ou rede de difração
- Cartolina preta
- Tesoura
- Funil
- Algodão
Assunto Abordado:
Problematização:
Por que as folhas são verdes? Você já pensou sobre isso? Confira esse experimento e descubra porque o pigmento clorofila determina cor verde nos vegetais. E qual a sua importância para a saúde e ao meio ambiente.
Metodologia:
Forme grupo de 2 ou 4 alunos dependendo da quantidade de alunos em sala. Comece com uma breve apresentação dos benefícios da clorofila para o meio ambiente e para a saúde, como forma de não deixar os alunos perdido no assunto. O experimento que será realizado será para mostrar aos alunos sua importância para o meio ambiente, como a realização da fotossíntese, e para a saúde do corpo. Ao final do experimento um aluno representante de cada grupo terá o papel de responder em um painel os benefícios da clorofila para a saúde e em quais alimentos encontramos a clorofila. Este painel pode ser uma cruzada ou uma planilha para o aluno responder
Procedimento Experimental:
Faça dois furos na cartolina preta como mostra a foto abaixo.
Usando um cadinho e álcool macere as folhas de couve para extrair a clorofila. Filtre usando algodão e um funil. Observe a imagem abaixo:
[pic 1]
Coloque a cartolina em cima do retroprojetor e a placa de Petri com o extrato de clorofila em cima de um dos furos, como mostrado na foto abaixo
[pic 2]
Coloque a rede de difração próxima à lente do retro projetor e posicione de tal modo que a luz que incidir sobre a rede seja refletida para a lente do retro projetor, que por sua vez irá refletir a luz para o frasco contendo clorofila. Depois a luz voltará e será refletida para a parede ou painel branco. Observe a formação de dois espectros de luz no painel ou parede branca.
[pic 3]
O QUE ACONTECE
A clorofila funciona como um filtro. A luz que chega à placa de Petri com clorofila está decomposta, como podemos ver o espectro de luz visível refletido. A rede de difração funciona como um prisma, decompondo a luz branca, por isso se vê várias cores refletidas no filme. O espectro formado na parede não apresenta parte da cor vermelha (vermelho mais intenso) e a cor azul e roxo, mas está bem evidentes os tons que vão do amarelo ao verde.
Por que isso acontece?
A clorofila é um pigmento que absorve luz e converte essa energia luminosa em energia química que será usada na síntese de glicose no processo de fotossíntese. Mas será que a clorofila absorve qualquer tipo de luz? A resposta para essa pergunta está nas cores que observamos refletidas no painel. A clorofila não absorveu amarela e verde, por isso essas cores foram refletidas no painel. Esse é o motivo pelo qual as folhas são verdes, as folhas "refletem" os comprimentos de onda que não absorve e esse comprimento é principalmente de luz verde. Já as luzes de cor que vão do vermelho ao violeta não aprecem no painel por que foram absorvidas pela clorofila. Isso significa que a clorofila tem a maior absorção em comprimento de onda de 665 nm e 465 nm que são justamente o comprimento de onda das cores violeta/azul e vermelho.
Plantas e competição por luz
As plantas que habitam regiões de floresta densa, como por exemplo, a floresta Amazônica, ou a mata Atlântica, competem entre si por luz. Nesses ambientes a luz não está disponível em ambulância para todas as plantas, por exemplo, as plantas que estão mais próximas do chão recebem menos raios solares. Dessa forma as árvores de ambientes assim são, geralmente, de grande porte. Mas também existem aquelas mais rasteiras, que são chamadas de plantas de sombra. Plantas de sombras conseguem viver em ambientes com menores incidências de raios solares. Mas isso só é possível devido a algumas adaptações que essas plantas possuem. Plantas de sombra possuem grande área foliar. Isso significa uma área maior captando luz. Essas plantas também possuem outros pigmentos que, assim como a clorofila, também captam luz. Dessa forma elas podem "aproveitar" mais a luz que chega, pois além da clorofila, que absorve luz na faixa do 465 e 665 nm, outros pigmentos como carotenoides estão presentes nas folhas dessas plantas e contribuem absorção de luz já que absorvem luz com comprimento de onde de 410 a 510 nm.
Mais qual o Seu benefício para a saúde?
A clorofila, apesar de não ser absorvida pelo organismo humano como fonte energética, pode fornecer vários benefícios graças às características específicas de seus alimentos fonte.
- Rica em antioxidantes
A ação antioxidante talvez seja o maior dos benefícios da clorofila.
Seu consumo regular ajuda a combater a ação dos radicais livres, produzidos pela poluição, pelo envelhecimento e até pela má qualidade da nossa alimentação.
Com a diminuição da ação destes compostos lesivos, o organismo tem menores chances de desenvolver doenças como problemas circulatórios e vários tipos de câncer.
- Melhora na circulação sanguínea
Os concentrados de clorofila são ricos em fibras alimentares.
As fibras apresentam uma capacidade de melhorar a qualidade da circulação sanguínea, por estimular a movimentação das artérias que bombeiam o sangue para as várias regiões do corpo.
- Regula o intestino
Outra vantagem do consumo de fibras alimentares é a capacidade destes compostos de regular o intestino.
Como não são digeridas pelo organismo humano, as fibras atuam como um estimulador da movimentação intestinal e da manutenção da flora bacteriana natural da região, duas situações essenciais para o funcionamento regular do intestino.
...