Relatório Final do Estágio Supervisionado Obrigatório
Por: patriciaravelly • 8/12/2018 • Trabalho acadêmico • 2.024 Palavras (9 Páginas) • 271 Visualizações
[pic 1]
Patricia Ravelly Cassiana Pereira
Relatório Final do Estágio Supervisionado Obrigatório
2ª etapa
Trabalho apresentado à
Coordenação de Estágio do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais – Biologia, da Universidade Federal do Maranhão, como requisito para aprovação da disciplina de Estágio (Ensino Fundamental).
Prof.º Dr. Francisco Waldilio da Silva Sousa.
Codó – MA
2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO 4
CONSIDERAÇÕES FINAIS E SUGESTÕES 6
Referências 8
INTRODUÇÃO
A presente etapa do estágio tem por finalidade desenvolver e aplicar atividades práticas como instrumento capaz de proporcionar um melhor aprendizado tanto do aluno como a capacidade do professor de trabalhar a ludicidade ao seu fazer pedagógico como mecanismo de apoio que favoreça o desempenho de seu trabalho.
“Enquanto campo de conhecimento, o estágio se produz na interação dos cursos de formação com o campo social no qual se desenvolvem as práticas educativas” (Pimenta e Lima, 2005/2006). Dessa forma, há a necessidade de verificar como ocorre o que temos por teoria aplicada em relação à prática, deixando de lado o ensino conteudista e dogmático, trazendo o lúdico e mais conceitos a partir de instrumentos simples, alguns voltados para o dia a dia, e ainda buscando utilizar as ideais e conhecimentos prévios vinculados ao conteúdo de estudo em si. Podemos utilizar essa fase também para nos ver como profissionais da educação, se nos enquadramos à perspectiva de bons professores, seguindo a ideia de que esse conceito muda de aluno para aluno. É importante lembrar que o estágio é tido como instrumento prático para formação de professores, entretanto, muitos de nós nos deparamos com a imitação de modelos e a partir da avaliação que fazemos dos professores construímos a nossa própria metodologia, porém por vezes nos desfazemos de conceitos que estudamos para nos adequar ao comodismo e mecanicismo.
Esta fase nos dá bases para construção de metodologias eficaz, além de identificar, a partir daquilo que nos é apresentado enquanto formandos, como se deve aplicar quaisquer metodologias. Proporciona uma melhor visão de como administrar o tempo em sala e como trabalhar esse tempo com os alunos. Reconhecer quais são os méritos para aquisição de notas, e qual a relação aluno-estagiário e estagiário-aluno, ou seja, como o desempenho das atividades reflete na interação entre essas partes.
O estágio teve culminância no período de 05 de novembro à 30 de novembro de 2018 na escola Lauro Pereira, instituição de ensino fundamental, com turmas de 6º à 9º ano, na cidade de Timbiras - Maranhão. A segunda etapa de estágio tem como carga horária correspondente a 90h – dividida em 60h para as atividades de intervenção, 15h destinadas a reuniões junto ao professor supervisor, e as 15 restantes para a construção do relatório.
DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO
O início do estágio se deu no dia 05 de novembro de 2018, onde apresentei-me ao Diretor da escola Katiane Ferreira, e logo fui apresentada ao supervisor técnico Enedilson da Silva Torres, professor de ciências, onde de imediato deu-se início o estágio supervisionado de intervenção. A realização da etapa de intervenção se distribuiu em discussões dos conteúdos já trabalhados pelo professor ou uma breve revisão para então aplicar atividades e práticas relacionadas ao conteúdo estudado. O estágio se deu durante todos os dias da semana, com tempo se estendendo até 5 horas aulas, totalizando as 60 horas necessárias para o cumprimento dessas atividades de intervenção.
As intervenções foram aplicadas a cinco turmas no período de 05 de novembro a 30 de novembro, aplicando atividades em relação ao assunto discutido anteriormente pela professora acompanhado também o comportamento dos alunos a partir da aplicação dessas atividades. Visitei duas turmas do 6º ano (uma turma de 22 e 24 alunos respectivamente), uma do 7º (26 alunos), 8º (27 alunos) e 9º ano (30 alunos). O horário se deu com entrada às 13:00 e saída às 17h:00. Segue abaixo a explanação de como se deu as atividades de intervenção referente a cada dia de cumprimento do estágio:
- No primeiro dia de intervenção, dia 05 de novembro, desenvolvi atividade de fixação com um jogo de perguntas e respostas referente ao conteúdo trabalhado, fazendo ainda uma sintetização da discussão feita na sala pela professora.
- Dia 06 de novembro, fiz uma breve contextualização do assunto estudado e então aplicamos uma atividade prática para verificação e validação, que foi o chamado “jogo da velha”, analisando se o processo teórico se dá também na prática.
- No dia 07 de novembro, houve a análise do assunto estudado e aplicação de atividade prática, um bingo de perguntas e respostas.
- No dia 08 de novembro, também houve a realização de revisão de conteúdo para então se aplicar a atividade de fixação, com um jogo de perguntas e respostas com a associação de pares de indivíduos animais.
- No dia 09 de novembro, houve explanação de assuntos e complementação com um quebra cabeça.
- Dia 12 de novembro, fizemos uma atividade prática, partindo dos conhecimentos prévios dos alunos em contexto ao que eles já haviam estudado anteriormente, jogos da memória.
- No dia 13 de novembro, foi apresentado uma atividade lúdica para testar o nível de conhecimento dos alunos sobre temáticas já estudadas em sala de aula, “jogo do quadro negro”.
- No dia 14 de novembro, foi aplicado um questionário e atividade lúdica, na qual trabalhei as duas em conjunto, perguntas e respostas necessárias, da qual facilitaria a realização da atividade.
- No dia 16 de novembro, foi feita uma breve revisão de conteúdo e aplicação de uma atividade de fixação, a partir de desenhos elaborados pelos alunos, onde os mesmos mostrariam nestes desenhos as estruturas e relações dos indivíduos estudados.
- Dia 19 de novembro, houve uma rápida contextualização do tema trabalhado, desenvolvendo atividades relacionadas aos conhecimentos prévios dos alunos a partir dos conceitos que eles já haviam discutido em sala de aula com um quebra cabeça.
- Dia 21 de novembro, houve na escola o projeto soletrando no qual foi trabalhado com eles em sala de aula leitura sobre o dia da consciência negra.
- Dia 22 de novembro, houve na escola o projeto soletrando no qual foi trabalhado com eles em sala de aula leitura sobre o dia da consciência negra.
- Dia 23 de dezembro, apresentação cultural de cada turma no pátio sobre o dia da consciência negra.
- Dias 26 a 30 de dezembro, houve as provas bimestrais onde foi feito o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos em sala de aula.
As reuniões junto ao professor supervisor Francisco Waldílio da Silva Sousa se deram nos dias 17 de outubro,24 de outubro e 05 de dezembro, para discutir de que forma seria dada a execução da etapa de intervenção, e em cada reunião acompanhando todo o processo de desempenho do estágio e respondendo a dúvidas que surgiram, fazendo verificações do que estava correto e corrigindo o que não estava.
CONSIDERAÇÕES FINAIS E SUGESTÕES
Pude notar que há, a partir do que já havia estudado e pesquisado, uma dificuldade no que se deseja aplicar como aula e em transmitir aquilo que o Estado impõe no currículo escolar, ainda buscando ‘terminar’ todo o conteúdo presente no livro didático, sem levar em consideração o processo de ensino e aprendizagem, bem como a construção dos conhecimentos e habilidades dos alunos. Busquei nesta etapa trabalhar a revisão de conteúdo como um ponto importante para as atividades práticas, visto que muitas envolveram questionários, além do mais, é sempre bom visitar os conceitos adquiridos e trabalhar os conhecimentos prévios que podem facilitar na construção de conhecimentos e habilidades concretas.
...