Relatório Osmose
Por: Amanda Cristina • 8/4/2015 • Relatório de pesquisa • 574 Palavras (3 Páginas) • 3.718 Visualizações
Centro Universitário São Camilo
Curso de Biomedicina
Amanda Cristina Ivanez Freitas SPG002261
Carolina Nunes SPG00
Relatório de Aula Prática: Observação de Hemácias em microscopia de luz.
São Paulo
2015
Índice
1 INTRODUÇÃO
OBJETIVO
Relacionar as mudanças de forma das hemácias com a concentração do meio extracelular e o fenômeno da osmose.
Metodologia
-Materiais
4 lâminas de vidro
4 lâminulas
Solução de NaCl nas concentrações de 0,65%, 1,5% e 0,9%
Lancetas descartáveis
Papel de filtro
-Procedimentos
- Limpou-se as 4 lâminas e as 4 lamínulas utilizando uma gaze embebida em álcool 70%
- Colocou-se uma pequena gota de sangue sobre cada lâmina. As 4 lâminas foram numeradas para este procedimento, de acordo com a sua composição:
- Lâmina 1: Uma gota de sangue e três gotas de água destilada.
- Lâmina 2: Uma gota de sangue e três gotas de NaCl 0,65%.
- Lâmina 3: Uma gota de sangue e três gotas de NaCl 0,9%.
- Lâmina 4: Uma gota de sangue e três gotas de NaCl 1,5%
Observou-se ao microscópio os fenômenos de osmose que ocorreram nas hemácias, os quais trataremos no desenvolvimento deste trabalho.
DESENVOLVIMENTO
As hemácias são células anucleadas, que não se dividem, possuindo um tempo de vida limitado de cerca de 120 dias. Após esse período, sua membrana torna-se mais rígida, sendo incorporada pelo sistema retículoendotelial, baço, fígado, e tendo seus componentes reaproveitados, inclusive o componente protéico da membrana, como a hemoglobina, para a formação de novas hemácias. (HALL, 2011)
Pode-se dizer que a hemácia é um “pacote” de hemoglobina, e sua morfologia é de um disco bicôncavo. A forma bicôncava da hemácia favorece a existência de uma grande superfície de difusão, em relação ao seu tamanho e volume. (HALL, 2011)
Através da osmose a hemácia pode passar por três estados que causam modificações em seu formato (forma bicôncava) devido as concentrações do meio externo. Através da osmose a água entra e sai da hemácia tentando manter a isotonicidade do meio em que se encontra, ou seja, ela absorve (Meio Hipotônico) ou elimina (Meio Hipertônico) água através de sua membrana. (HALL, 2011)
[pic 1]
Figura 1- Hemácias em diferentes meios ( Normal, Plasmólise e Turgencia)
Fonte:(SESI, 2011)
Essas modificações foram observadas através de microscopia de luz e estão representadas nos tópicos a seguir obtidos através do experimento. Onde as características da Hemólise( Inchaço e ruptura da hemácia), da Plasmólise (Eliminação de água) e Turgencia (aumento de volume da hemácia) podem ser observadas.
- Placa 1: Hemácias em água destilada( meio hipotônico). Neste caso ocorreu a Hemólise (inchaço e ruptura da hemácia)da célula devido a sua absorção de água.
...