Relatório de Experimento de DNA
Por: Rubens Adriel • 17/6/2018 • Relatório de pesquisa • 617 Palavras (3 Páginas) • 257 Visualizações
INTRODUÇÃO
Por muitos anos, o DNA foi algo que quase não se falava, até que um bioquímico Johann Friedrich Miescher, em 1869, Analisando os núcleos de globulos brancos, descobriu a presença de um composto de natureza ácida que era desconhecido até o momento. Esse composto era rico em fósforo e em nitrogênio, era desprovido de enxofre e resistente à ação da pepsina (enzima proteolítica). Esse composto, que aparentemente era constituído de moléculas grandes, foi denominado, por Miescher, nucleína.
Depois de muitos estudos que procederam o de Miescher, descobriu----se que na verdade, o verdadeiro nome do DNA é ácido desoxoribonucleico e que o mesmo é um aglomerado de moléculas que contém o material genético. Esse material é determinante para o bom funcionamento dos seres vivos e da formação das características físicas. É importante porque, entre outras razões, o DNA contém as informações para que se produza proteínas e RNAs. Sua formação é, em grande parte, envolvida com a estrutura do DNA. Essa é menos importante que a parte genética, responsável por carregar essas informações necessárias para produção de proteínas e para a formação do ser vivo. Sua formação é tão importante que, qualquer alteração nele, pode resultar em grandes mudanças e mutações na própria formação de um ser vivo. Além disso, sua destruição leva à morte celular o que, em grandes proporções, pode levar à morte.
OBJETIVO
Extrair material genético utilizando a cebola (Allium cepa)
MATERIAIS
-Meio copo de cebola picada(~50g)
-1 bisturi
-2 beckers de 250 ml
-1 bastão de vidro
-1 espátula
-1 Funil de vidro
- Filtro de papel
-Banho-maria à 60 ºC;
-Água
-Detergente de cozinha tranparente
-Sal
-Álcool étilico gelado
- Gelo
-Garra
-Luvas
-Vidro de relógio
-Cadinho e bastão;
PROCEDIMENTOS
-Para fazer a solução de lise, juntou-se em um becker, 20 ml de água, 10 ml de detergente(utilizando a pipeta para o manuseio da substância), uma pitada de sal e em seguida misturou-se bem.
-Picou-se a cebola de forma que desse para macerar.
-O liquído proveniente da maceração foi misturado junto com a solução de lise e após a solução estar pronta, colocou-se o copo de becker por 15 minutos em banho-maria a 60ºC.
-Retirou-se o copo de becker do banho-maria e o mesmo foi posto em uma caixa de isopor com gelo por cerca de 5 minutos, misturando-o levemente e periodicamente.
-Após o resfriamento, utilizou-se o filtro de café para a filtração e em outro becker, recolheu-se a solução.
-Adicionou-se pelas laterais do becker, o alcool etílico na medida de 20 ml.
-Durante alguns minutos sem misturar, formou-se duas fases na mistura, uma superior alcoolica e outra inferioraquosa.
-Após ter observado a formação das fases, mergulhou-se o bastão de vidro no copo e fez-se movimentos cuidadosos.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
-Os “fios” formados, na verdade são o DNA, que depois do longo processo de extração, conseguiu se aglomerar e ficar visivel a olho nú.
-O DNA da cebola só foi possivel de ser observado por causa da maceração da cebola picada, que ampliou o material genético.
...