Respiração Celular
Por: 090991 • 11/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.019 Palavras (5 Páginas) • 247 Visualizações
FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU
CURSO: FARMÁCIA
DISCIPLINA: CITOLOGIA E EMBRIOLOGIA
PROFESSOR: MAURÍCIO
TURNO: NOITE
RESPIRAÇÃO CELULAR
A respiração celular é um conjunto de reações bioquímicas que ocorre na célula e que implica na oxi-redução de substratos orgânicos que sendo reduzidos produzirá energia.
Ela pode ser classificada em três tipos:
Respiração aeróbica: O oxigênio é usado como aceptor final na cadeia de transporte de elétrons.
Respiração anaeróbica: Não há o uso do oxigênio na cadeia de transporte de elétrons, sendo usado outro composto inorgânico como enxofre e nitrato.
Fermentação: sem a utilização do oxigênio tampouco a cadeia de transporte de elétrons, ocorrendo apenas no citosol. O aceptor final de eletróns é um composto orgânico e apresenta como produto um composto orgânico
As mitocôndrias estão localizardas em todas as células,sejam elas animal ou vegetal. Elas se envolvem e produção de ATP, condizendo com respiração anaeróbica. Elas possuem um DNA próprio, capaz de sintetizar proteínas, além de alguns ribossomos. A parte externa é lisa e a interna possui numerosas pregas, nomeadas de cristas mitocondria. Possuem um espaço externo, chamado de matriz mitocondrial. Também denominada de fermentação. Ocorre em certas bactérias - fermentação ácida (lática ou acética) e em levedos, fermentação alcoólica. Produz 4 ATP e consome 2, produzindo um saldo de apenas 2 ATP. É utilizada na industrialização do pão, laticínios e de bebidas alcoólicas. As leveduras são células eucarióticas que possuem mitocôndrias e realizam os dois tipos de respiração simultaneamente. As fibras musculares estriadas também realizam os dois tipos de respiração. A dor muscular observada após exercício físico intenso deve-se ao acúmulo de ácido lático entre as fibras musculares. Esse ácido leva de 7 a 10 dias para ser reabsorvido pelo organismo.
ETAPAS DA RESPIRAÇÃO ANAERÓBICA
O maior aproveitamento da respiração anaeróbica em relação a fermentação é analisada pela completa desmontagem da molécula de glicólise com átomos de carbono, separados em moléculas de CO2 e a completa remoção de carbono de átomos de hidrogênio ricos em energia.
A respiração aeróbica, chamada também de respiração celular se divide em 3 etapas: a glicólise, o ciclo de krebs e a cadeia respiratória.
GLICÓLISE
Nessa fase a respiração celular é muito parecida com fermentação. todas as etapas da glicólise acontece no hialoplasma. Inicialmente, a molécula da glicose recebe dois grupos de fosfato, transformando-se em frutose 1,6P. Em seguida, essa molécula é quebrada em duas moléculas com 3 átomos de carbono.
Na quebra de duas moléculas de NAD recolhem átomos de hidrogênio com elétrons ricos em energia, transformando-se em duas moléculas de NADH. As moléculas de NADH levarão para dentro das mitocôndrias . A seguir, uma nova oxidação converte cada molécula de ácido pirúvico em uma molécula de acetil coenzima-A. Com isso mais duas moléculas de NAD se transformam em NADH.
A transformação do ácido pirúvico em acetil Co-A, se realiza na membrana das mitocôndrias. Isso implica que as etapas posteriores se desenvolverão dentro desse organoide citoplasmático e não mais no hialoplasma.
CADEIA RESPIRATÓRIA E A FOSFORILAÇÃO OXIDATIVA
A maior parte do ATPformado na respiração provém do método de fosforilação oxidativa que acontece nas cristas mitocondriais. Nas membranas internas da mitocôndrial,onde há uma série de enzimas contendo ferro (chamadas citocromos) que constituem a cadeia respiratória.
Os citocromos da cadeia respiratória, de início, transportam os elétrons do NADH e do FADH2 para si, depois cedem estes elétrons para o oxigênio, reduzindo-o a água. No processo de transporte de elétrons ao longo da cadeia respiratória, ocorre liberação de energia. Parte dessa energia é perdida, sob o modo de calor, outra parte é usada para levar prótons (H+), por intermédio da membrana interna, da matriz até o espaço intermembranoso. Desta forma, a energia é conservada sob a forma de um gradiente de prótons entre a matriz e o espaço intermembranas.
...