Resumo Divisão Celular
Por: maysapark • 8/3/2024 • Trabalho acadêmico • 587 Palavras (3 Páginas) • 103 Visualizações
Divisão celular
As principais diferenças entre a mitose e a meiose estão no número de células-filhas formadas e no número de cromossomos que elas apresentam.
[pic 1]
Interfase
Ocorre antes da divisão celular e, por isso, é o espaço de tempo em que a célula não está se dividindo. É o estágio de maior atividade metabólica, quando ocorre a duplicação do DNA e sua preparação para a divisão celular.
Mitose
É um processo de divisão celular que forma duas células-filhas, cada uma com o mesmo número de cromossomos que a célula-mãe. Esse processo está relacionado, em plantas e animais, com o desenvolvimento dos organismos, cicatrização e crescimento. Ocorre em células somáticas (que não são gametas)
Ocorre apenas uma divisão celular
Fases da mitose
Prófase: Na prófase, os cromossomos aumentam sua condensação, e o nucléolo, local onde os ribossomos são formados, desaparece. Inicia-se ainda a formação do fuso mitótico (estrutura constituída por microtúbulos), e os centrossomos (região onde são organizados os microtúbulos) afastam-se. (não ocorre crossing-over)
Metáfase: os cromossomos atingem seu maior grau de condensação. Os centrossomos estão em lados opostos da célula, e os cromossomos estão organizados na região mediana da célula (placa metafásica).
Anáfase: na fase mais curta do processo de mitose, ocorrem a separação das cromátides irmãs e a migração em direção aos polos das células. A célula alonga-se e, no final dessa etapa, temos dois polos com a quantidade completa de cromossomos.
Telófase: formam-se novos núcleos e os envelopes nucleares. O nucléolo reaparece, e os cromossomos ficam menos condensados. Normalmente, no final dessa etapa, ocorre a citocinese, que nada mais é do que a divisão da célula em duas.
[pic 2]
Meiose
A meiose é um processo de divisão celular que gera quatro células-filhas, cada uma com metade do número de cromossomos da célula-mãe. Esse processo de divisão é responsável pela formação de gametas.
Ocorre duas divisões
Fases da meiose
Meiose 1
Na prófase I, iniciam-se a condensação dos cromossomos, a destruição do envelope nuclear, a formação do fuso e a movimentação do centrossomo. Podemos dividir a prófase I em cinco subetapas: leptóteno, zigóteno, paquíteno, diplóteno e diacinese. (ocorre crossing-over)
Crossing-over: troca de DNA entre dois cromossomos homólogos. Processo genéticos responsável pela variabilidade entre os seres vivos.
Metáfase I: os pares de cromossomos homólogos estão dispostos na placa metafásica. (região mediana da célula). Nessa etapa, as duas cromátides de um homólogo estão ligadas aos microtúbulos de um polo, e as cromátides do outro homólogo estão presas aos microtúbulos do outro polo.
Anáfase I: cromossomos homólogos separam-se e movem-se em direção aos polos opostos.
Telófase I: os cromossomos estão separados em dois grupos em cada polo. Ao final dessa fase, a citocinese ocorre, e o citoplasma da célula é dividido, formando duas células-filhas.[pic 3]
Crossing-over é importante pois permite a variabilidade genética, originando cromossomos diferentes.
[pic 4]
Meiose 11 (ocorre uma espécie de mitose)
Prófase II: é a primeira etapa da segunda divisão da meiose e inicia-se nas duas células-filhas formadas na meiose I. Nessa etapa, os cromossomos se condensam e as fibras do fuso são formadas e inicia-se a movimentação dos cromossomos para a placa metafásica.
...