Trabalho bio
Por: alissontsadkiel • 12/6/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 337 Palavras (2 Páginas) • 6.194 Visualizações
1) Quais são as células do sistema imune que o HIV invade? (Indique a molécula proteica [receptor] que serve como identificador do tipo celular em questão, ou seja, o CD [do inglês, cluster of differentiation].)
Resposta: Ataca os linfócitos T ou leucócitos, células do sistema imunológico. A molécula receptora do vírus HIV é o CD4, presente nas células da imunidade humana, como os linfócitos T, macrófagos e monócitos.
2) Descreva qual técnica poderia ser utilizada para realizar a contagem das células em questão para realizar a monitoração laboratorial da infecção por HIV.
Resposta: Leocograma.
3) Descreva o que você espera de um paciente que esteja em tratamento com antirretroviral, o qual esteja apresentando boa resposta ao tratamento. Justifique a sua resposta.
Resposta: Espera-se que se mantenha controlado o número de vírus e células contaminadas pelos mesmos.
Na Biologia Molecular são frequentemente combinadas técnicas e ideias provindas da Microbiologia, Genética, Bioquímica e Biofísica (veja a secção “Técnicas em Biologia Molecular”, mais abaixo). Historicamente, a Microbiologia exerceu um papel fundamental no desenvolvimento da Biologia Molecular, pois a maioria dos conceitos-chave e das técnicas de Biologia Molecular se originou a partir de estudos e experimentos realizados principalmente com bactérias, fungos e vírus (especialmente bacteriófagos, que são vírus que infectam bactérias). Não existindo distinções muito definidas entre as disciplinas mencionadas, pode-se considerar a Biologia Molecular na interface entre a Bioquimica e a Genética, como mostra o esquema abaixo.Keith Roberts, Martin Raff, Bruce Alberts, Peter Walter, Julian Lewis e Alexander Johnson
A Bioquímica define-se, de uma forma geral, como o estudo das reacções químicas em organismos vivos; a Genética ocupa-se especificamente do estudo das consequências de diferenças no material genético nos organismos. A Biologia Molecular ocupa então um espaço próprio, mas relacionando conhecimentos dos dois campos, ao investigar os mecanismos de replicação, transcrição e tradução do material genético.
Muito da investigação em Biologia Molecular é relativamente recente, e muitos trabalhos têm sido feitos recorrendo-se à Bioinformática e Biologia Computacional. Estes recursos tornaram o estudo da estrutura e função de genes, ou Genética Molecular, num dos campos mais proeminentes em Biologia Molecular.
...