ATPS Bioquímica 2014 Anhnaguera
Por: Iris Perine • 8/12/2015 • Trabalho acadêmico • 1.697 Palavras (7 Páginas) • 445 Visualizações
Anhanguera Educacional
Belenzinho
Biomedicina
ATPS Bioquímica
São Paulo, SP.
2015
Iris de Souza Perine – 1299125763
ATPS Bioquímica
[pic 1]
São Paulo, SP.
2015
Sumário
1.0 Apresentação do caso clínico..............................................................................................4
2.0 Questões e respostas............................................................................................................5
3.0 Referências bibliográficas................................................................................................11
- Apresentação do caso clínico.
Caso bioquímico 01: Gastroenterite infecciosa e metabolismo da lactose.
N.N. sexo feminino nasceu de parto normal, com peso 3,4 kg e estatura de 50 cm. Alimentada por aleitamento materno até a 8ª semana de vida. N.N. desenvolveu-se normalmente até então. Dias após a introdução de alimentação por mamadeiras, N.N. foi internada no Hospital São Paulo com febre, diarreia e sinais de desidratação. A seguir foi hidratada oralmente com soro fisiológico glicosado durante 24 horas. Com a reintrodução das mamadeiras preparadas com o mesmo leite em pó utilizado anteriormente, fez retornar o quadro de diarreia. Assim, N.N. passou a ser alimentada com leite de outra composição, de baixo teor de lactose (2%). Durante as duas semanas que se seguiram, N.N. deixou de produzir fezes diarreicas, ganhou peso e retornou, sem problemas à alimentação anterior e cujo teor de lactose (7%) é o mesmo do leite humano.
- Questões e respostas.
Em relação ao problema anterior responda as seguintes questões:
- Conceitue Metabolismo, Anabolismo e Catabolismo.
Metabolismo é o conjunto de reações químicas que ocorrem na célula com o objetivo de gerar energia, renovar os componentes celulares e manter o equilíbrio com o meio externo (homeostase).
Anabolismo são reações de síntese ou união onde moléculas simples são transformadas em moléculas mais complexas com gasto de energia.
Catabolismo são reações de quebra ou degradação onde moléculas complexas são transformadas em moléculas mais simples com liberação de energia e produtos de excreção (H2O, CO2, ureia, ácido úrico e bilirrubina).
- Conceitue Carboidratos e indique 5 de suas funções.
Carboidratos são açúcares.
Suas funções são: fonte de energia (Glicose), reserva de energia (Glicogênio), estrutural (glicocálice), adesão e reconhecimento celular (diapedese) e diferenciação no sistema ABO sanguíneo.
- Conceitue os carboidratos em relação à hidrólise e dê exemplos de cada caso.
Monossacarídeos não sofrem hidrólise por possuírem apenas uma molécula e são absorvidos diretamente pelas células. Exemplos: Glicose, Frutose e Galactose.
Dissacarídeos sofrem hidrólise e liberam dois monossacarídeos iguais ou diferentes. Exemplos: Sacarose, Lactose e Maltose.
Oligossacarídeos sofrem hidrólise e liberam de 3 a 10 monossacarídeos. Exemplo: Maltodextrina.
Polissacarídeos sofrem hidrólise e liberam mais de 10 monossacarídeos. Exemplos: Celulose, Amido e Glicogênio.
- Represente a estrutura química da sacarose, lactose, maltose, amido e celulose.
Sacarose é um dissacarídeo formado por Frutose e Glicose e sua fórmula química é: C12H22O11.
Lactose é um dissacarídeo formado por Galactose e Glicose e sua fórmula química é: C12H22O11.
Maltose é um dissacarídeo formado por duas moléculas de Glicose e sua fórmula química é: C12H22O11.
Amido é um polissacarídeo formado por 10000 a 20000 moléculas de Glicose e sua fórmula química é: C6H10O5.
Celulose é um polissacarídeo formado por mais de 10 moléculas de Glicose e sua fórmula química é: C6H10O5.
- Explique como ocorre a degradação metabólica dos principais dissacarídeos e polissacarídeos da dieta e a subsequente o mecanismo de absorção dos produtos formados.
Polissacarídeo:
Amido → Amilase → Dextrina → Amilase → Maltose → Maltase → Glicose.
Dissacarídeos:
Sacarose → Sacarase → Glicose e Frutose.
Lactose → Lactase → Glicose e Galactose.
Absorção no intestino delgado através do SGLT, transporte ativo dependente de sódio e do Glut 5, proteína responsável pelo transporte da Frutose no intestino delgado.
- Explique as principais diferenças estruturais e funcionais dos seguintes polissacarídeos: amido, celulose e glicogênio.
Celulose (produção vegetal) possui cadeia linear e tem função estrutural.
Amido (produção vegetal) possui cadeia ramificada numa proporção de vinte monossacarídeos para uma ramificação e serve de reserva energética para as plantas.
Glicogênio (produção animal) possui cadeia ramificada numa proporção de seis monossacarídeos para uma ramificação e serve de reserva energética para animais.
- O que se entende por intolerância à lactose, de que forma ela pode ocorrer e qual sua prevalência mundial?
Intolerância à lactose é quando há um mau funcionamento da enzima lactase ou quando a pessoa não possui no seu código genético a sequência para a produção de tal enzima, sendo assim ela pode ser parcial ou total, respectivamente. Cerca de 70% da população mundial possui algum grau de intolerância à lactose. (SANTIN, 2006)
...