Metabolismo Celular
Por: Vittor Hillebrand • 2/11/2016 • Relatório de pesquisa • 627 Palavras (3 Páginas) • 631 Visualizações
Metabolismo Celular é a mesma coisa que Respiração Celular.
Respiração Pulmonar, não tem nada haver com Respiração Celular.
Respiração Pulmonar é apenas a troca gasosa – Eliminação de Gás Carbônico (Co2) e a absorção de Oxigênio (O2).
Respiração Celular se resuma a simples equação química – è uma molécula de glicose C6H12O6, O2 oxigênio, CO2 gás carbônico, H2O água. Nos mamíferos acontece esta reação; Esse processo libera energia contida nas reações, ligações químicas na molécula de glicose.
Onde está a energia contida nos alimentos?
Nas ligações químicas.
O que é ligação química?
É um aglomerado energético que permite que um átomo fique próximo um ao outro.
A energia é a própria ligação química. Se corrompe essa ligação química, é porque essa energia não faz mais parte daqueles átomos, e ela esta liberada para formar o produto.
Quando a energia contida em uma molécula forma oque era esperado (produtos) e ainda sobra energia, isso é oque chamamos de Reação Catabólica.
Quando uma molécula grande da origem a uma molécula pequena, sobra energia. Isso é sinônimo de Catabolização.
A reação química Catabólica libera energia, a Reação química Anabólica consome, absorve energia. Anabólica precisa de energia para formar o produto.
Onde é encontrada essa energia?
Dentro do organismo, nas células.
Somando todas as reações dentro da célula ou metabolismo, a maioria no total podemos dizer que é um processo catabólico porque libera energia.
Os alimentos que ingerimos são de 3 Naturezas: Carboidrato / Proteína / Gordura;
A gordura para ir para o sangue se transforma em ácidos graxos;
A proteína em aminoácidos;
O carboidrato em glicose.
A Glicose são micromoléculas de carboidratos;
Glicólise:
A Glicose são micromoléculas de carboidratos que sai do processo digestório, vai pelo sangue até a célula; Se a célula aceitar entra no citoplasma, adere uma molécula de fosfato em uma extremidade, e outra molécula de fosfato na outra extremidade, captam a molécula de glicose e força quebrando ao meio. Quando acontece a quebra isso já é Glicólise.
Formam 2 outras moléculas; Acontece sucessivas reações químicas até formar 2 moléculas de ácidos piruváticos, e com o auxilio de vitaminas coenzimas entram dentro da mitocôndria.
Glicogênio:
Glicogênio é uma macromolécula que diante ligações glicosídicas, de glicose em glicose vai se formando esta macromolécula.
Então Glicogênio é um polímero formado por moléculas de glicose, mediante ligações glicosídicas.
Quando uma micromolécula de carboidrato (glicose) que está no sangue não é aceita pela célula, o sangue fica concentrado. O sangue vai ficar com hiperglicemia. Mas o sangue entre um pulso e outro passa pelo fígado, e próximo ao fígado esta o pâncreas.
No pâncreas existe um grupo de células chamadas Células Betas.
A função das células Betas é estimular o Pâncreas a liberar insulina.
Onde está a produção de Insulina?
No Pâncreas.
Acontece que o sangue trazendo a glicose em excesso encontra a insulina liberada pela célula beta do pâncreas.
A insulina tem a função de permitir as ligações Glicosídicas ( que moléculas de glicose se unam uma a outra) já no fígado; Após isso há formação de Glicogênio.
Havendo formação de glicogênio, o glicogênio ficara armazenado no fígado, ou um pouco no fígado e um pouco nos músculos.
Quando uma pessoa fica sem comer, a célula solicita glicose, e vai pegando aquela que esta no sangue. A pessoa esta entrando em hipoglicemia.
No pâncreas que tem as células betas, também tem um grupo de células chamadas Células Alfas. As células alfas produzem no pâncreas Glucagon; O Glucagon é um hormônio que tem ação contrária da Insulina. Se a insulina favorece a ligação glicosídica, o glucagon favorece o rompimento dessas ligações glicosídicas, fazendo o glicogênio do fígado virar glicose novamente.
O glicogênio do músculo não vem para o sangue, pois é usado somente nas contrações musculares.
Glicogênese corresponde ao processo de síntese de glicogênio no fígado e músculos, no qual moléculas de glicose são adicionadas à cadeia do glicogênio. Este processo é ativado pela insulina em resposta aos altos níveis de glicose sanguínea.
...