OS EQUIPAMENTOS DE LABORATÓRIO
Por: Aninha Victória • 21/4/2020 • Relatório de pesquisa • 409 Palavras (2 Páginas) • 237 Visualizações
EQUIPAMENTOS DO LABORATÓRIO
Nome dos estudantes: Ana Victória, Ana Júlia, Lucas Quintão
- INTRODUÇÃO
As vidrarias são usadas em todo e qualquer experimento laboratorial, e com isso é de extrema importância ter conhecimento e o domínio necessário sobre as mesmas. É necessário saber a finalidade, as características, a variedade e as aplicações de cada uma.
1.1.OBJETIVO
Conhecer as vidrarias e aprender o manuseio correto.
Saber em quais experimentos usá-las.
Aprender como fazer a devida limpeza antes e depois do uso.
- MATERIAIS E MÉTODOS
Os materiais usados foram as próprias vidrarias e equipamentos do laboratório.
2.1.REAGENTES E SOLVENTES
Não usados.
2.2.Equipamentos
- Béquer – usado para dissolução ou preparação de soluções a quente, devendo ser protegido do fogo direto pelo uso, por exemplo, de tela de amianto ou aquecimento em banho-maria. (figura 1)
- Funil – empregado na transferência de líquidos e em filtrações simples, com a utilização do papel de filtro adequado. (figura 2)
- Buretas – tubo de vidro com escala gravada, que possibilita a medida do volume do líquido colocado em seu interior, escoado por meio de uma torneira ou válvula localizada na parte inferior. A precisão alcançável com uma bureta é substancialmente maior que a precisão de uma pipeta. (figura 3)
- Balão volumétrico – tem capacidades que variam de 5mL a 5L e são geralmente calibrados para conter um volume específicos quando preenchidos até uma linha gravada no gargalo do frasco. Eles são utilizados para a preparação de soluções-padrão e para uma diluição de amostras, a volumes fixos. (figura 4)
- Proveta – frasco destinado a medidas aproximadas do volume. São encontradas no comércio de provetas com volume nominal variando de 5mL a alguns litros. (figura 5)
- Pipetas (graduada e volumétrica);
- Elenmeyer;
- Kitassato;
- Funil de separação;
- Tubo de ensaio;
- Balão de fundo chato;
- Balão de fundo redondo e balão de destilação;
- Vidro relógio;
- Condensadores (reto, de bolas e de serpentina);
- Dessecador;
- Bastão de vidro;
- Cápsula de porcelana;
- Cadinho;
- Almofariz e pistilo;
- Funil de Buchner;
- Estufa de secagem;
- Mufla;
- Bico de Bünsen;
- Banho Maria;
- Tripé;
- Pisseta ou garrafa lavadeira;
- Estante para tubos de ensaio;
- Pinças;
- Suporte universal;
- Argola;
- Garras;
- Pêra.
- CONCLUSÃO
Concluiu-se que todo material do laboratório, seja equipamento de secagem, vidraria, material de porcelana, equipamentos de aquecimento ou de ignição, são importantes para as experiências laboratoriais e que devemos conhecer suas particularidades e o manuseio correto para não gerar acidentes com os materiais ou até mesmo com as pessoas presentes. Sempre com os devidos EPI’s e se necessário EPC’s.
...