Relatório de Leitura e Produção de Textos
Por: Davi Andre • 8/6/2017 • Relatório de pesquisa • 1.246 Palavras (5 Páginas) • 451 Visualizações
Fixação de Iodo
Saponificação
Relatório de Leitura e Produção de Textos
Professora: Keli Ferriani
Itatiba
2017
EMPRESA TENOR & MARY
AGUÁ SABÃO & CIA
[pic 2]
ITATIBA
2017
[pic 3]
Sumário
Introdução de fixação de Iodo_______________________________04
Objetivo, materiais e equipamentos e procedimentos ____________05
Resultados e discussões____________________________________06
Conclusão_______________________________________________07
Introdução de Saponificação_________________________________08
Objetivo_________________________________________________09
Procedimento e materiais e equipamentos_______________________10
Resultado e discussões______________________________________11
Conclusão Referências______________________________________12
[pic 4]
Introdução:
Fixação do Iodo
Os lipídios são caracterizados pela baixa solubilidade em água e outros solventes polares e a alta solubilidade em solventes apolares. São conhecidos como gorduras e suas propriedades físicas estão relacionadas com a natureza hidrofóbicas, das suas estruturas. Todo o processo do metabolismo lipídico vem desta característica hidrofóbica das moléculas, que não é uma desvantagem biológica (possui cerca de 60% de água). Justamente por serem insolúveis, os lipídios são fundamentais para estabelecer uma interface entre o meio intracelular e o extracelular, francamente hidrófilos. O iodo exibe determinadas propriedades de metais, além de combinar-se com muitos outros elementos, sendo, porém, menos ativo que os demais elementos halogênios, que o removem dos iodetos. O teste do iodo a presença de ácidos graxos insaturados devido a reação de halogenação. Na presença de ligações duplas, o iodo será consumido e a coloração característica de solução de iodo diminuirá a sua intensidade.
As principais classes de lipídios biológicos são: Ácidos Graxos, Tricilglicerois, Glicerofosfolipídios, Esfingolipídios e Esteróides.
[pic 5]
[pic 6]
Objetivo
Identificar a fixação de halogênios nas ligações duplas dos ácidos graxos
Materiais e Equipamentos
Reagentes | Equipamentos e vidrarias |
Margarina derretida | Suporte para os tubos de ensaio |
Azeite | 5 Tubos de ensaio |
Água destilada | Banho maria |
Amido 1,0g/dl | Pisseta |
Óleo de girassol |
Procedimentos
Utilizou-se 4 tubos de ensaio, sendo o “tubo 1” com 5 ml de margarina derretida, o “tubo 2” com 5 ml de Azeite, o “tubo 3” 5 ml de óleo de girassol e o “tubo 4” com 5 ml de água destilada.
Logo após, os tubos retornaram ao suporte e colocado em banho maria por 10 minutos, A foi inserido 10 gotas de lugol a cada uma das amostras e agitou-se.
[pic 7]
Resultado e Discussões
Ao iniciarmos nosso experimento notamos que logo no início estava com uma coloração em cada tubo de ensaio, ao adicionarmos o lugol e agitarmos houve uma pequena mudança de cor. A margarina ficou da cor de papaia, a água da cor de gasolina, o óleo da cor de abobora fraca e o azeite ficou uma abobora, mas forte, assim que ficou no banho maria e retiramos notamos que algumas cores permaneceu e outras mudarão de cor, como, a margarina ficou com uma separação de fase, a água ficou preta, o óleo ficou branco e o azeite da cor de suco de abacaxi.
Essa redução na coloração se deve a reação de halogenação, onde o iodo reage com as duplas ligações do ácido graxo insaturado. O iodo foi consumido, diminuindo a intensidade da sua coloração.
[pic 8]
[pic 9]
Conclusão
Essa prática nos possibilitou entender mais sobre a estrutura dos lipídios, indo além do que foi exposto em sala de aula.
Através dela, compreendemos o funcionamento do teste do iodo, útil na identificação de ácidos graxos numa solução, pois identifica instaurações.
[pic 10]
Introdução Saponificação
O sabão geralmente é o resultado da reação química entre uma base forte (geralmente hidróxido de sódio ou hidróxido de potássio) e algum ácido graxo, numa reação chamada Saponificação. Na reação de saponificação o hidróxido de sódio e hidróxido de potássio ataca os tricilgliceróis, deslocando o glicerol e formando sais sódicos ou potássicos, que recebem o nome de sabões.
Com eles possuem uma parte orgânica (longa cadeia carbônica, hidrofóbica) e uma inorgânica (ions provenientes da base, hidrofílico), eles dissolvem a gordura e são solúveis em água. A parte orgânica se liga à gordura dos pratos utensílios domésticos, etc, enquanto a parte inorgânica se liga à água, por ser polar.
...