Teste de chama
Por: cainnho • 8/4/2015 • Projeto de pesquisa • 774 Palavras (4 Páginas) • 302 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
O teste de chama é baseado em um procedimento utilizado na Química para detectar as reações quando uma quantidade de energia é fornecida para certo elemento químico, como veremos a seguir os elementos químicos testados em nossa aula de laboratório foram: Cloreto de estrôncio SrCl2 (s), Cloreto de Sódio NaCl (s), Cloreto de Cálcio CaCl2 (s), Cloreto de Bário BaCl2 (s), Cloreto de Potássio KCl (s), Bicarbonato de sódio NaHCO3 (s).
2. MATERIAIS E MÉTODOS
1º etapa: Para a inicialização do teste de chamas no laboratório foi se equipar com os equipamentos de proteção individual (EPI), no caso, óculos de proteção. Ao começar o teste, realizamos a limpeza do fio de platina para ter certeza de que não iria ocorrer influencia de resíduos no sal que seria posteriormente testado na chama.
2º etapa: Limpeza no fio de platina – O fio de platina foi mergulhado em um tubo de ácido clorídrico (HCl) e posteriormente uma leve passada com lã de aço para que todos os tipos de resíduos pudessem ser retirados do mesmo, após este procedimento foi realizado o teste na chama para a certeza que não havia alterações no fio de platina. Nosso grupo teve dificuldades com a limpeza do fio de platina devido a cristalização de algum sal testado anteriormente por outro grupo utilizando o mesmo fio de platina.
3º etapa: Após o fio de platina limpo, colocamos o mesmo no sal e posteriormente na chama.
3. OBJETIVOS
Identificar através da observação visual da cor produzida na chama alguns cátions metálicos. Entender o espectro de emissão dos diferentes elementos químicos e sub-níveis de energia na estrutura atômica do átomo de Rutherford-Bohr.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
O primeiro sal a ser testado pelo nosso grupo foi o Cloreto de Bário (BaCl2), a cor que podia ser observada quando o sal recebia a energia do fogo foi um tom de Verde claro.
Cloreto de Sódio (NaCl) – A cor observada ao colocar o Cloreto de sódio em contato com o fogo foi um tom de amarelo com tendências a cor laranja.
Cloreto de Cálcio (CaCl2) – O Cloreto de cálcio foi o elemento químico que ao entrar em contato com o fogo ficou com a cor mais nítida a ser observada, vermelho bem escuro, quase um tom de sangue bem forte.
Cloreto de Potássio (KCl) – O Cloreto de Potássio apresentou um tom de rosa claro com tendências a um roxo bem claro.
Cloreto de Estrôncio (SrCl2) – O Cloreto de Estrôncio apresentou uma cor parecido com a do Cloreto de Cálcio, por isso nosso grupo resolveu limpar o fio de platina e realizar novamente o teste, porém o resultado foi o mesmo. A cor apresentada pelo Cloreto de Estrôncio é no tom de um vermelho escuro.
Bicarbonato de Sódio (NaHCO3) – O Bicarbonato de Sódio altera a cor da chama porém timidamente, a chama ficou com tom de amarelo com tendências ao laranja.
...