Trabalho de Cosmetologia Cosméticos Para Pele Madura
Por: jjessicagrufino • 28/11/2021 • Resenha • 2.340 Palavras (10 Páginas) • 142 Visualizações
[pic 1]
Trabalho de cosmetologia
Cosméticos para pele madura
Alunas : Alderina Lourenço dos Santos -02430008030 Camila Victória Silva Cordeiro -0243008464 Emanuelly Rodrigues Baia -0243008465 Janaina Moreira Nascimento – 0243008049 Jessica Rufino Gomes -0243008366 Sônia Grazielley Fernandes dos Santos -0243008080 Stefanini de Jesus -0243008062 Marcelly Jennifer Falcão Gomes- 0243008050 Hellem Lagares -02430008480
Professor: Diego Oliveira
Belo Horizonte,2021
PELE MADURA
O envelhecimento é um processo biológico natural e progressivo, causado por múltiplos fatores, tornando-o um processo altamente complexo. É caracterizado pela perda crescente do organismo de realizar a homeostase, levando ao envelhecimento e morte das células (GALENA NOTÍCIAS, 2016).
A pele envelhecida, também chamada pele madura, é bem diferente da pele jovem. Possui aspecto ressecado e opaco, com rugas e marcas de expressão, sensação tátil de ondulações, flacidez cutânea e muscular, baixa elasticidade, diminuição da excreção sudorípara, alterações de pigmentação, diminuição drástica da renovação celular e da capacidade de hidratação cutânea, perda de resistência, diminuição da vascularização e espessura da pele além da atrofia da camada lipídica (MARÇAL, 2016).
Demonstração da diferença entre pele jovem e pele envelhecida.
[pic 2]
Também ocorre, na mulher madura, alteração no formato da face, que se torna cada vez mais triangular com o passar dos anos, enquanto o rosto jovem assemelha-se com um triângulo invertido. (GALENA NOTÍCIAS, 2016).
[pic 3]
O envelhecimento é um fenômeno causado por processos degenerativos intrínsecos ou extrínsecos, onde há a perda progressiva da integridade fisiológica da pele, além do comprometimento das funções celulares que ocasionam várias alterações. O envelhecimento intrínseco pode ser determinado por fatores genéticos, reações metabólicas, etnia, sexo e tonalidade da pele. Já o envelhecimento extrínseco está relacionado à fatores ambientais, consumo de alimentos gordurosos, tabagismo, privação do sono, etilismo, estresse, exposição à poluentes e exposição solar sem fotoproteção. Os fatores extrínsecos são os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele além da redução da qualidade do tecido cutâneo (MARÇAL, 2016).
Histologicamente falando, há a perda das pontes dermoepidérmicas, diminuição do número de glândulas sebáceas e melanócitos, além da atrofia das fibras de colágeno e elastina. Quando o envelhecimento da pele é por fatores intrínsecos a primeira manifestação aparente ocorre pela alteração da estrutura química das proteínas, ácidos hialurônicos e proteoglicanas dérmicas, além disso, com o passar dos anos, o colágeno tipo III é substituído pelo colágeno tipo I levando à fragilidade cutânea. Já na foto envelhecimento provocado pelo excesso de exposição solar (raios ultravioletas), a pele apresenta sulcos e rugas mais profundas, textura espessa, manchas e coloração amarelada, podendo apresentar também flacidez muscular e cutânea, rosácea e lesões pré-neoplásicas ou neoplásicas (SOUZA, V., 2004).
Fases da Pele
[pic 4]
O tipo de pele de uma pessoa é uma característica individual e a variação entre cada tipo de pele é resultante da combinação de três fatores, sendo eles: a quantidade de água (atua na elasticidade da pele), a quantidade de lipídeos (responsáveis pela nutrição e suavidade da pele) e o nível de sensibilidade da pele (determina sua resistência) [pic 5]
COSMECÊUTICOS
No mercado de produtos antienvelhecimento, os cosmecêuticos apresentam características superiores quando comparados com os cosméticos, ambos são usados comercialmente e fornecem diversos efeitos na pele quando aplicados topicamente.
Cosmecêuticos são cosméticos que possui um benefício terapêutico farmacêutico, mas não necessariamente um efeito biológico na função da pele. O objetivo desses produtos é agir com maior profundidade na pele. Proporcionando maior permeação dos ativos nele contidos, contudo não são absorvidos pelos capilares sanguíneos. Os cosmecêuticos são produtos que causam leves alterações na pele humana, e assim, promovem diversos benefícios e que devem ser comprovados.
Ativos antienvelhecimento
O uso tópico de ativos antienvelhecimento, como vitaminas A, B, C, E e filtro solar, em cosméticos, protege, e, possivelmente, corrige os danos causados a pele, neutralizando radicais livres. Além disso, algumas vitaminas podem ser benéficas devido a outras ações, como efeitos da supressão de pigmentação e hematomas, estimulação da produção de colágeno, refinamento da queratinizarão ou efeitos Anti-inflamatório (SANTOS,2011).
Alguns ativos;
- Ácido Hialurônico: ideal para combater e suavizar rugas e linhas de expressão. Também reduz a flacidez da pele e manchas.
- Pro-Xylane: ajuda a melhorar a elasticidade e o tônus da pele;
- Matrixyl: é capaz de preencher a pele com rugas, além de rejuvenescer;
- Retinol: conhecido como vitamina A ou ácido retinoico, o retinol aumenta a produção de colágeno, diminui linhas de expressão, rugas e poros, além de melhorar a textura da pele;
- Adenosina: ela potencializa a ação do retinol, induzindo a produção de colágeno e atuando na renovação das células da pele;
- Q10: a coenzima Q10 é produzida pelo próprio organismo, mas, vai diminuindo com o passar dos anos. Ela atua como antioxidante, eliminando os radicais livres que causam o envelhecimento, também é eficaz na proteção contra raios solares UV.
Além dos ingredientes citados acima, muitas marcas também investem em tecnologias e ingredientes hidratantes desenvolvidos por suas próprias pesquisas. Para completar, existem combinações de ingredientes que potencializam a ação hidratante do produto como a Vitaminas C, E, B3, B5.
...