A Anatomia
Por: andreevaladares • 14/8/2018 • Trabalho acadêmico • 4.874 Palavras (20 Páginas) • 600 Visualizações
Responda às questões abaixo:
QUESTÕES
- Quantos são, e quais são os sistemas orgânicos do corpo humano? São dez: Sistema Esquelético, Sistema Digestivo, Sistema Respiratório, Sistema Muscular, Sistema Circulatório, Sistema Urinário, Sistema Endócrino, Sistema Nervoso, Sistema Reprodutor, Sistema Linfático.
- Diferencie os termos: normal; variação anatômica; anomalia e monstruosidade.
- Quais são os fatores de variação anatômica? Idade, Gênero, Etnia, Biótipo, Evolução e Ambiente.
- Descreva a posição anatômica e dê sua importância. A posição anatômica é uma posição de referência, que dá significado aos termos direcionais utilizados na descrição nas partes e regiões do corpo. É importante para os anatomistas, quando vão fazer seus estudos ou quando escrevem seus textos, referem-se ao objeto de descrição considerando o indivíduo como se estivesse sempre na posição padronizada.
- Quais são os planos de delimitação, planos de secção e eixos de movimento do corpo humano? Na posição anatômica o corpo humano pode ser delimitado por planos imaginários tangentes à sua superfície, formando um sólido geométrico do tipo paralelepípedo. Dois verticais, sendo, um tangente ao ventre, nomeado de plano ventral ou anterior e outro ao dorso, nomeado de plano dorsal ou posterior. Quando é observado o movimento do corpo humano, aplica-se o conhecimento de eixo. Os eixos são linhas imaginárias que atravessam os planos do corpo perpendicularmente para possibilitar movimentos. Lembrando que estes planos e eixos serão sempre aplicados nas partes do corpo humano que permitem graus de movimentos amplos (articulações diartrose).
- Dê os planos e eixos dos seguintes movimentos:
- Flexão do ombro: Movimento no plano sagital, em que dois segmentos do corpo (proximal e distal) aproximam-se um do outro.
- Abdução do punho: Movimento no plano frontal, quando um segmento move-se para longe da linha sagital (média) do corpo.
- Rotação externa do quadril: Movimento no plano horizontal, em que a face anterior da estrutura volta-se para o plano lateral do corpo.
- Flexão plantar: Movimento no plano sagital, em que dois segmentos do corpo (proximal e distal) aproximam-se um do outro.
- Adução horizontal do ombro: Movimento no plano frontal, a partir de uma posição de abdução quando o segmento volta para a posição anatômica.
- Supinação do antebraço: Movimento de rotação do antebraço pelo qual a palma da mão torna-se superior ou anterior.
- Flexão lateral do pescoço: Movimento no plano frontal em que a estrutura desvia a linha sagital para as laterais direita ou esquerda.
- Adução do polegar: Movimento no plano frontal, a partir de uma posição de abdução quando o segmento volta para a posição anatômica.
- Retroversão do quadril: Movimento no plano sagital, onde a estrutura inclina-se para trás, logo a espinha ilíaca ântero-superior posterioriza-se à sínfise púbica.
- Extensão do joelho: Movimento no plano sagital, em que dois segmentos do corpo (proximal e distal) afastam-se um do outro.
- Qual a definição do sistema esquelético? O sistema esquelético é composto de ossos e cartilagens.
- Como se divide o esqueleto, e quais ossos compõem cada parte? Esqueleto Axial - Composta pelos ossos da cabeça, pescoço e do tronco.
Esqueleto Apendicular – Composta pelos membros superiores e inferiores
- Cite e explique as funções do sistema esquelético. O sistema esquelético apresenta como funções principais promover a movimentação, produzir células sanguíneas, proteger órgãos e funcionar como reserva de minerais.
- Quais são as classificações dos ossos? Dê pelo menos 1 exemplo de cada.
Ossos Longos; Exemplo: Fêmur. Ossos Curtos; Exemplo: Ossos do Carpo. Ossos Laminares (Planos); Exemplos: Frontal e Parietal. Ossos Alongados; Exemplo: Costelas. Ossos Pneumáticos; Exemplo: Esfenoide. Ossos Irregulares; Exemplo: Vértebras. Ossos Sesamoides; Exemplo: Estão presentes no interior de alguns tendões em que há considerável fricção. Ossos Suturais; Exemplos: São pequenos ossos localizados dentro de articulações.
- Defina substância compacta e substância esponjosa. Substância compacta, as lamínulas de tecido ósseo encontram-se fortemente unidas umas às outras pelas suas faces, sem que haja espaço livre interposto. Por esta razão, este tipo é mais denso e rijo. substância esponjosa as lamínulas de tecido ósseo encontram mais irregulares em forma e tamanho e deixam espaços (lacunas) que se comunicam umas com as outras.
- O que é e qual a função do periósteo? O periósteo é uma membrana do tecido conjuntivo que reveste a parte externa do osso. Tem diversas funções, como envolver nervos e vasos, produzir células novas e de substituição, mas a principal é a de proteção. O periósteo protege o osso.
- Quais são os tipos de marcas ósseas e quais as funções delas? Os ossos são classificados quanto ao seu formato e segundo a predominância de umas de suas dimensões (comprimento, largura ou espessura) sobre as outras duas. Ossos longos onde o comprimento é maior que a largura e espessura. São longos, espessos e tubulares. Os ossos longos apresentam duas extremidades, denominadas epífise e um corpo, chamado de diáfise. Este possui em seu interior um canal medular onde aloja a medula óssea. Ossos curtos apresentam equivalência nas três dimensões. São curtos, largos, espessos e cubóides. Encontrados apenas nos carpos (mão) e tarsos (pé). Ossos laminar ou plano possuem comprimento e largura iguais em relação à espessura. Geralmente apresentam funções de proteção, como os ossos do crânio (frontal, parietal e occipital) que protegem o encéfalo e outros. Já os ossos irregulares apresentam uma forma complexa, ou seja, possuem vários outros formatos em relação aos que já foram ditos aqui. Não corresponde a nenhuma forma geométrica conhecida. Exemplos marcantes são as vértebras, mandíbula e o osso temporal.
- O que é uma articulação? Ponto de contato, de junção de duas partes do corpo ou de dois ou mais ossos.
- Quais são os tipos de articulações e qual o elemento interposto em cada uma delas?
Articulação fibrosa – Também chamada de sinartrose ou articulação imóvel, ela possui pequena separação com tecido conjuntivo fibroso entre os ossos. Seu papel principal é proporcionar a absorção de choque. A articulação fibrosa pode ser classificada em dois tipos: suturas e sindesmoses. As suturas são aquelas articulações encontradas nos ossos do crânio. Já a sindesmose é aquela encontrada entre a tíbia e a fíbula.
Articulação cartilaginosa – Também chamada de anfiartrose ou articulação semimóvel, ela apresenta tecido cartilaginoso entre os ossos, que pode ser do tipo hialino ou fibroso. Quando a cartilagem é hialina, a articulação recebe o nome de sincondrose e, quando a cartilagem é fibrosa, recebe a denominação de sínfise. As articulações cartilaginosas são encontradas nos ossos do quadril e entre as vértebras.
...