A Classificação quanto ao nível de atividades físicas para cada avaliado através do questionário de internacional de atividades física
Por: ISABELY LUANE • 7/5/2018 • Trabalho acadêmico • 3.103 Palavras (13 Páginas) • 491 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Classificação quanto ao nível de atividades físicas para cada avaliado através do questionário de internacional de atividades físicas. 7
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
4 REFERÊNCIAS 10
ANEXOS 10
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho é uma Produção Interdisciplinar de Grupo sobre o tema “Atividade Física, Lazer e Saúde na prática profissional da Educação Física no âmbito escolar”, com o objetivo de contribuir para que o discente obtenha conhecimentos substanciais sobre a relação entre a atividade física de lazer e seus benefícios para a saúde além de fornecer ao aluno subsídios para que possam avaliar e analisar criticamente as possibilidades de intervenção profissional sobre a atividade física de lazer no âmbito escolar e não escolar.
Esse estudo tem a importância para a intervenção profissional de Educação Física, proporcionando a experiência de um levantamento de dados para a avaliação do nível de atividade física de lazer em diferentes ambientes, onde a pratica do profissional de Educação Física se faz presente.
Com isso esse aprendizado possibilitar a aprendizagem interdisciplinar através dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre e sua importância para intervenção do profissional de Educação Física. Desta forma, buscando proporcionar a experiência de levantamento de dados básicos para a avaliação do nível de atividade física de lazer em diferentes ambientes e contextos, onde a prática do profissional de Educação Física se faz presente no mercado de trabalho.
Sendo que é preciso dentro da Educação física o aluno encontre o apoio necessário para seu desenvolvimento social, motor e cognitivo.
Ao promover a saúde dos alunos, através das práticas da Educação Física de forma reflexiva e autônoma, está se garantindo saúde para além dos anos escolares, levando para toda a vida.
- DESENVOLVIMENTO
Através de uma coleta dos dados realizada por meio de perguntas relacionada à importância das aulas de Educação Física a um professor de Educação Física onde leciona no ensino Infantil, fundamental e ensino médio, em uma escola particular, ele descreve de que a Educação Física deve ser empregada numa abordagem em que inúmeras experiências sejam incorporadas, a partir das várias modalidades sensoriais.
Em média, a freqüência de aula da disciplina de Educação Física onde ele leciona é ofertada 2 dias na semana tendo um tempo Maximo de 50 minutos cada aula.
O professor acha esse tempo pouco, pois ele enfatiza a relevância do desenvolvimento integral do indivíduo, compreendendo os aspectos motor, cognitivo e afetivo-social, havendo uma interdependência entre esses aspectos.
Salientando também que entre dois e sete anos seja a fase de aquisição dos movimentos fundamentais (andar, correr, saltar, arremessar, receber, chutar, quicar), que vão se constituir na base de toda aquisição motora posterior.
Sem a aprendizagem efetiva desses movimentos, é difícil e impróprio aprender um esporte, uma dança, ginástica ou luta (modalidades compostas de movimentos especializados).
Para o professor a Educação Física é tão importante quanto às demais áreas educativas, pois procura desabrochar no indivíduo suas aptidões e aquisições de habilidades e capacidades. Esta sempre recebeu um papel secundário dentro da Educação, mas as pesquisas científicas apontaram que é impossível educar integralmente sem levar em conta o ato motor.
No entanto, as práticas pedagógicas ainda atribuem maior tempo para atividades intelectuais, voltadas para a aquisição de letras e números, mesmo para as crianças menores, brinquedos e brincadeiras aparecem no seu discurso, mas na prática, restringem-se ao período do recreio.
O professor destaca alguns objetivos que espera que os alunos alcancem na aula de Educação Física Escolar
Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, repudiando qualquer espécie de violência;
Conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações de cultura corporal do Brasil e do mundo, percebendo-as como recurso valioso para a integração entre pessoas e entre diferentes grupos sociais;
Reconhecer-se como elemento integrante do ambiente, adotando hábitos saudáveis de higiene, alimentação e atividades corporais, relacionando-os com os efeitos sobre a própria saúde e de recuperação, manutenção e melhoria da saúde coletiva;
Perceber e compreender o papel do esporte na sociedade contemporânea;
Valorizar, por meio do conhecimento sobre o corpo, a formação de hábitos de cuidado pessoal.
Para chegar nesses objetivos na aula de Educação Física os conteúdos são organizados em três blocos, que são desenvolvidos ao longo de todo o ensino. O professor diz que essa organização tem a função de evidenciar quais são os objetos de ensino e aprendizagem que estão sendo priorizados, servindo como subsídio ao trabalho do professor, que deverá distribuir os conteúdos a serem trabalhados de maneira equilibrada e adequada.
Conhecimento sobre o Corpo: conhecimentos sobre os hábitos posturais e atitudes corporais. A ênfase deste item está na relação entre as possibilidades e as necessidades biomecânicas e a construção sociocultural da atitude corporal, dos gestos, da postura.
Esportes, Jogos, Ginásticos e Lutas: conhecer e vivenciar os esportes, assim como as lutas, as ginásticas e os jogos.
Atividades Rítmicas e Expressivas: incluem as manifestações da cultura corporal que têm como características comuns a intenção de expressão e comunicação mediante gestos e a presença de estímulos sonoros como referência para o movimento corporal. Trata-se das danças e brincadeiras cantadas.
...