ATIVIDADE MAPA DE LUTAS ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE
Por: Amanda Vicentini • 23/8/2021 • Trabalho acadêmico • 2.757 Palavras (12 Páginas) • 190 Visualizações
[pic 1]
ATIVIDADE MAPA DE LUTAS
ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE
- Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de entregar sua atividade;
- Siga todas as orientações contidas neste o Modelo de MAPhttps://youtu.be/RlrhGFqcPDU?t=204A;
- Utilize o livro (PDF) e as aulas conceituais da disciplina como principais fontes de apoio.
- Consulte também as seguintes fontes:
- Entrevista Vitor Miranda: https://www.youtube.com/watch?v=Qca5pUmYvN4
- Site MMA Brasil: https://mmabrasil.com.br/saiba-mais/regras-unificadas-de-conduta-do-mma#
- Complex Training:
- Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto (poderá ser entregue o arquivo em formato Word ou PDF).
ORIENTAÇÕES GERAIS
- Muito importante! Você deverá entregar essa atividade, apenas, por meio deste MODELO DE MAPA – LUTAS.
- Cópias parcial ou total serão zeradas.
- Todas as atividades do curso são avaliadas conforme o que está sendo solicitado e as instruções fornecidas. Sendo assim, o descumprimento dessas orientações sempre acarreta algum desconto na nota.
Nome completo: | R.A.: |
- Adiante são apresentados o perfil de 3 indivíduos diferentes, cada um com suas especificidades, e você deverá elaborar um plano geral de treinamento para cada um deles;
- O plano geral de treinamento consistirá em, apenas, responder as questões que se seguem;
- Para responder essas questões você deverá considerar as informações do perfil de cada um deles e se fundamentar pelo conteúdo do livro da disciplina, aulas conceituais e demais materiais disponibilizados.
PLANO GERAL DE TREINAMENTO 1
[pic 2] | PERFIL DO INDIVÍDUO 1 Homem, 35 anos, está iniciando na modalidade; ele deseja competir no Judô; nunca treinou lutas; apresenta bom condicionamento aeróbio; corre em média 30 km semanais; não tem histórico de lesão; está abaixo do peso com um percentual de 10% de gordura corporal. |
CARACTERÍSTICAS DO INDIVÍDUO
1. Qual o sexo e idade do indivíduo?
Masculino - 35 anos |
2. Observando as informações, pode-se afirmar que o nível de condicionamento metabólico deste indivíduo é:
( ) baixo
( x ) moderado
( ) alto
3. Observando as informações, pode-se afirmar que o nível de condicionamento neuromuscular, geral, deste indivíduo é:
( x ) baixo
( ) moderado
( ) alto
4. Qual o nível de experiência do indivíduo com a MEC praticada?
( x ) iniciante
( ) intermediário
( ) avançado
5. Analisando as informações, qual o objetivo principal do indivíduo dentro da MEC praticada?
Deseja participar de competições de judô. |
CARACTERÍSTICAS DA MODALIDADE
1. Considerando as classificações e exemplos de jogos de oposição, como podem ser categorizadas as ações motoras da MEC praticada pelo indivíduo?
O objetivo deste tipo de luta é agarrar, dominar o adversário para vencer a luta. Os movimentos utilizados são chaves, estrangulamento e mobilização. |
2. Tendo em conta as classificações e exemplos de jogos de oposição, como pode ser categorizada a espacialidade da MEC praticada pelo indivíduo?
Espacialidade - Curta distância. |
3. Considerando as classificações e exemplos de jogos de oposição, como pode ser categorizada a temporalidade da MEC praticada pelo indivíduo?
Contínua. |
4. Como está organizada e qual é duração de luta da MEC praticada pelo indivíduo?
O tempo de combates oficiais nas competições de judô é de 4 minutos. Uma luta de judô pode acabar a qualquer momento. A regra atual define que a ocorrência de um ippon ou dois waza-ari resultam no fim de combate com vitória a quem atingiu essa pontuações. Em caso de empate no tempo regulamentar do combate, a luta vai para a prorrogação, que pode durar até 4 min. |
5. A MEC praticada por esse indivíduo exige um certo condicionamento neuromuscular. Sendo assim, quais as manifestações de força parecem ser mais relevantes nesta MEC? Em quais momentos/ações da luta elas se manifestam.
Resistência de força e potência, para manutenção do domínio e as pegadas no oponente. |
PLANO BASE DE TREINAMENTO
1. Considerando o nível de experiência do indivíduo com a MEC praticada, qual o modelo de periodização e organização é o mais adequado?
Modelo linear clássico. |
2. De modo geral, quais as características do modelo de periodização citado acima?
Quanto menor o nível do atleta, maior a necessidade dos períodos introdutório e básico e, consequentemente, maior pode ser a demanda de tempo para esses estímulos. Sujeitos intermediários, podem ser inseridos na fase básica que apresenta grande volume de treino e baixa intensidade, associados a capacidades físicas não específicas e com predomínio de atividades aeróbias, nesse momento exercícios de musculação atendem a demanda de ganhos de hipertrofia, a capacidade aeróbia é trabalhada com corridas ou natação, a anaeróbia com sprints em campo ou ergômetros e a flexibilidade por meio de alongamentos passivos. Já na fase especial, exercícios específicos da modalidade são inseridos paralelamente ao aumento da intensidade e se convertem treinos de força para estímulos de potência, além da introdução de caráter anaeróbio somado ao aeróbio. À medida que o evento competitivo se aproxima, o caráter específico aumenta e exercícios da modalidades são utilizados na maior parte do treinamento com o objetivo da manutenção dos ganhos já obtidos e direcionamento para questões técnico-táticas. |
...