A Cultura do Movimento
Por: tita11 • 11/9/2022 • Trabalho acadêmico • 2.202 Palavras (9 Páginas) • 413 Visualizações
Cultura do movimento: um olhar sobre as artes marciais como instrumento de inclusão e inserção social
Resumo
Palavras-chave: Artes Marciais. Educação física. Inclusão.
Introdução
Com uma origem milenar as artes marciais estão vinculadas com princípios morais e éticos. Mais que um esporte é uma filosofia e um estilo de vida voltado ao desenvolvimento pessoal, superação, disciplina, autoconhecimento, autocontrole, honra, defesa pessoal, inclusão, respeito, amizade e educação. Além de uma prática esportiva de condicionamento físico, ligada a valores culturais ou alto rendimento a atletas profissionais.
Objetivo deste trabalho é verificar os benefícios gerados pela prática das artes marciais independente de modalidade no processo de inclusão e educação de seus praticantes.
A metodologia utilizada consiste na pesquisa de obras acadêmicas bibliográficas onde buscamos na leitura de artigos, livros, entre outros encontrar subsídios para caracterizar os benefícios das artes marciais em relação ao tema.
Fundamentação teórica
1 Para Cintra et al. (2016) as artes marciais hoje são praticadas em academias, clubes, praças e escolas como esporte de alto rendimento, lazer, saúde ou como parte de um processo educativo. Indireta “pronta”
2 Ferreira (2006, p. 38) diz que:
A origem das lutas e das artes marciais continua sendo uma incógnita. Os gregos tinham uma forma de lutar, conhecida como “pancrácio”, modalidade presente nos primeiros jogos olímpicos da era antiga. Os gladiadores romanos, já naquela época, faziam o uso de técnicas de luta a dois. Na Índia e na China, surgiram os primeiros indícios de formas organizadas de combate. Direta longa
3 Para Gutierrez-Garcia et al Muito mais que uma luta o Judô traz consigo uma filosofia de vida que vai além de movimentos repetitivos ou técnicas de combate, ele tem sua própria cultura e tradição, onde seus ensinamentos são levados para fora do tatame, sendo considerado não apenas uma técnica de educação física, mas também intelectual e moral. Indireta “pronta”
4 Entre os benefícios da pratica esportiva estão respeitar o próximo, disciplina, lidar com o sucesso e o insucesso, respeitar as diferenças. Indireta pronta
5 O exercício físico provoca efeitos potentes e abrangentes sobre o sistema imunológico, melhorando seus efeitos anti-inflamatórios. Na verdade, o treinamento físico oferece proteção contra o desenvolvimento de várias doenças metabólicas crônicas, incluindo o estado de resistência à insulina que normalmente acompanha obesidade e diabetes. (RUARO; CAPERUTO, 2020, p.24 ) Citação direta longa)
6 Conforme Guiselini (2001, p.51), “Um nível satisfatório de condicionamento físico é fundamental para que se tenha um bom padrão de saúde. ” direta curta
7 aquisição de princípios e valores, “como a auto-estima, o respeito pelo outro, a
solidariedade e a auto-superação” (ABIB, 2005, p.206) direta curta
8 Sobre o Karatê, Bandeira (2006, p. 15) diz que,
O karate é uma arte marcial, baseada na filosofia oriental, na qual busca-se o aprimoramento físico e mental unido ao espiritual, por meio de movimentos sincrônicos e sistemáticos, previamente elaborados com métodos e técnicas especiais, utilizando golpes com todas as partes do corpo, principalmente mãos e pés, que conduzem ao praticante, gradativamente, certa concentração mental, ordem íntima, vida saudável, e, sobretudo, um bom relacionamento em todas as atividades humanas. Cit. Direta longa
9 “Ensinar, na perspectiva inclusiva, significa dar novo significado ao papel do professor, da escola, da educação e de práticas pedagógicas que são usuais no contexto excludente do nosso ensino, em todos os níveis.” (MANTOAN, 2003, p. 54). Direta
10. Pensar que a cultura de movimento envolve a relação entre corpo, natureza e cul- tura por meio de uma lógica recursiva é pensar que as técnicas corporais influenciadas pelo funcionamento orgânico e pelas trocas culturais, ao mesmo tempo em que criam e recriam os jogos, as danças, os esportes, as lutas ou as ginásticas, provocam mudan- ças tanto no organismo quanto na sociedade em que estão inseridas.
11 A cultura de movimento, ao envolver a relação entre corpo, natureza e cultu- ra, configura-se como um conhecimento que vai sendo construído e reconstruído ao longo de nossas vidas e da história.
12 Ao descrever sobre arte marcial (ANTUNES, 2009, p. 5),
[…] a arte marcial é um método composto por um conjunto de técnicas que,
aprendidas e treinadas, podem levar o indivíduo a um nível de
desenvolvimento das aptidões física, mental e espiritual, propiciando-lhe
condição de superar ou adaptar-se com sucesso a situações e fatos adversos
ou inesperados, utilizando-as simultaneamente com criatividade, seja de
maneira premeditada ou espontânea, objetivando o bem comum.
13 além das praticas corporais, deve ser somada as
praticas de comportamento e atitudes. Lançanova (2006 p. 49):
14
. Como cita Alves Junior (2006
p. 2):
“[...] a utilização das lutas como prática de atividade física é capaz de canalizar a
agressividade, incutir valores de respeito ao outro e as regras, que em última análise
recurso pedagógico para diminuir e controlar a violência urbana.”
15 e inclusão ou inserção social, pois como afirma ----------- indireta fazer
Oliveira (2007) inclusão social é inserir os excluídos na sociedade, uma busca
para a construção de uma identidade coletiva, um rompimento de privilégios
sendo eles individuais ou coletivos. Por isso na medida em que serve também,
para obter benefícios, como lazer, condicionamento físico, educação, saúde e
estética, possam inserir-se em um contexto social de pertença a um grupo.
Portando como podemos observar o esporte está cada vez mais
...