A Ginástica Laboral Na Educação Física
Por: Karoline Penassi Pereira • 25/6/2020 • Relatório de pesquisa • 604 Palavras (3 Páginas) • 282 Visualizações
Ginástica Laboral
A Ginastica Laboral consiste na prática de exercícios específicos de alongamento, que abrangem várias partes do corpo como: pescoço, tronco e pernas, apresenta também exercícios de fortalecimento muscular, coordenação motora e de relaxamento, em sua totalidade, são exercícios que possuem baixa intensidade e curta duração, em média 20 minutos.
Pode ser realizada em qualquer ambiente e é comumente encontrada em empresa que buscam prevenir e diminuir, principalmente, os casos de Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), as doenças que mais afetam os colaboradores dentro do ambiente de trabalho, além disso, pretende também, aliviar o estresse e diminuir as tensões do trabalhador.
No Brasil, as primeiras atividades de Ginastica Laboral ocorreram no ano de 1901. A primeira empresa a oferecer tal prática foi a Fábrica de Tecidos Bangu, logo após o Banco do Brasil também aderiu, junto com a posterior criação da Associação Atlética do Banco do Brasil. Com isso, este processo foi ganhando cada vez mais importância e no ano de 1990, aconteceu a criação de um curso, ministrado pela Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com o intuito de preparar alunos e formar profissionais para esta área de atuação.
É possível citar três tipos de Ginastica Laboral, as quais serão listadas a seguir:
- Ginastica Laboral Preparatória: é realizada nas primeiras horas do dia ou no início do expediente. São realizados aquecimentos/alongamentos que possibilitam o aumento da circulação sanguínea e também o aumento da viscosidade e lubrificação das articulações e tendões, geralmente, possuem a duração de 10 minutos;
- Ginastica Laboral Compensatória: acontece durante o dia ou expediente. Tem por objetivo fortalecer os músculos menos usados, os mais fracos, e alongar aqueles que são mais usados, além de proporcionar a correção da postura corporal, reduzir as tensões musculares e a fadiga muscular. São exercícios de descontração e relaxamento que auxiliam no bem-estar físico, social e mental do indivíduo;
- Ginástica Laboral de Relaxamento: é praticada no final do dia ou expediente, com o intuito de proporcionar ao indivíduo um relaxamento muscular e mental, auxiliando no alívio de dores, estresses e tensões geradas ao longo do dia. Nesta prática, a aplicação de automassagens e alongamentos são as mais comuns, até mesmo a meditação é uma boa indicação para promover esse relaxamento;
A prática destes movimentos de ginástica proporcionam diversos benefícios para quem pratica, tais como: a prevenção de dores nas costas, lombar, pulsos e braços, promove também o fortalecimento muscular, age aumentando o foco, a concentração, disposição, agilidade, mobilidade e postura; minimiza a sensação de estresse, ansiedade, fadiga e esgotamento ao fim do dia.
Em relação ao ambiente corporativo pode combater doenças como LER e DORT, já mencionada acima, além de, oferecer uma oportunidade ao colaborador de praticar uma atividade física, a qual resulta em todos os benefícios já mencionados acima, além de promover e favorecer o relacionamento social e o trabalho em equipe.
...