TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História do Futebol e seu Desenvolvimento em Terras Brasileiras

Por:   •  30/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.953 Palavras (8 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 8

      A História do Futebol e seu desenvolvimento em terras Brasileiras

[pic 1]

Introdução
O futebol é um dos desportos mais populares no mundo. Praticado em centenas de países, este desporto desperta interesse em função de sua forma de se disputar a bola.
Sua origem aristocrática era louvada pelas classes abastadas como um sinal de modernidade e civilização do qual apenas um grupo seleto de homens poderia comungar. Ao mesmo tempo, as grandes populações sem posses para freqüentar clubes e associações esportivas passaram a desfrutar de uma atividade popular. Rapidamente, ricos e pobres, intelectuais, analfabetos, brancos e negros, patrões e empregados tornaram-se intimamente envolvidos com o esporte e sua dinâmica histórica. Essa característica aberta do futebol enquanto fenômeno social, ou seja, sua capacidade de permitir a existência de diversos sentidos.
O futebol tornou-se tão popular graças a sua simples maneira de jogar. Basta uma bola, duas equipes e a baliza, para que, em qualquer lugar, crianças e adultos possam divertir-se a jogar futebol. Na rua, na escola, ou até mesmo no quintal de casa, desde cedo jovens de vários cantos do mundo começam a praticar futebol.
.

O Nascimento do Futebol

[pic 2]
O Esporte que nasceu na Inglaterra chegou ao Brasil por meio de Charles Miller. Pode-se considerar que Charles Miller tenha sido "o pai" do futebol brasileiro. No ano de 1894, retornando de seus estudos na Inglaterra, trouxe na bagagem, a primeira bola de futebol a rolar nos campos brasileiros. 
O início do futebol era praticado pela aristocracia brasileira e apenas brancos jogavam o esporte, a maioria dos clubes eram fundados por estrangeiros que vieram para o Brasil, na década de 20, os negros começaram ser aceitos nos times; o Vasco clube do Rio de janeiro foi o primeiro time de grande porte a vencer um campeonato tendo em seu elenco grande parte de jogadores negros.
Durante o Governo do Presidente Getúlio Vargas foi feito um grande esforço para aumentar o futebol no país tantos esforços fez com que o Brasil tivesse o campeonato mundial de futebol em 1950, o Brasil chegou a final contra o Uruguai, mas perdeu em pleno maracanã o então maior estádio do mundo.
O Brasil só veio a ganhar um campeonato mundial em 1958 pela seleção, com um time comandado pelos negros Didi e Pelé, pelo mulato Garrincha e pelo capitão paulista Bellini, ratificou o futebol como principal elemento da identificação nacional, já que reúne pessoas de todas as cores, condições sociais, credos e diferentes regiões do país, esse campeonato que foi realizado na Europa fez com que o Brasil fosse visto com um dos melhores times do mundo. E entrando para a história com a incrível revelação Pelé.
A Seleção Brasileira de Futebol é um dos principais times nacionais de futebol do mundo. Maior vencedor da Copa do Mundo FIFA, com cinco títulos, o Brasil é conhecido por sua camisa  nas cores amarela e verde, com shorts azuis e meias brancas, as quatro cores da bandeira nacional. Pelo fato da camisa ser predominantemente amarela, a Seleção Brasileira também é tratada como “seleção canarinho”.
[pic 3]

O Brasil respira futebol

Especialmente na época de disputa de uma Copa do Mundo, os meios de comunicação inundam nossos sentidos com este esporte tão apaixonante. Um clima de unidade nacional é forjado, não deixando imunes sequer àqueles que não gostam desse esporte. Ser brasileiro tornou-se sinônimo de torcer pelo selecionado de futebol do país.
A importância que o futebol conquistou dentro da sociedade brasileira, não permite mais que ele seja ignorado enquanto um objeto para os estudos históricos. Os vínculos que a sociedade brasileira construiu com esse esporte são por demais fortes para que se continue a desqualificar o futebol enquanto uma experiência cultural das mais significativas. A partir do esporte que mais adeptos tem no mundo, é possível conhecer um pouco mais sobre o Brasil. 

[pic 4]

Neste sentido, tenho como objetivo discutir um momento da História do Brasil que considero fundamental para compreender essa ligação do futebol com a construção de uma identidade nacional. Trata-se dos anos 1930 e 1940, especificamente ao que se refere ao Estado Novo, instante de organização estatal dos esportes brasileiros, com uma atenção especial para o futebol. 
Trabalhar com o futebol, durante os anos 1930 e 1940, liga-se ao fato de ter-se uma época de transição no futebol, com a sedimentação de uma organização profissional, ainda que guardando fortes resquícios amadorísticos.
Pensar o Brasil a partir do futebol. Esta poderia parecer uma assertiva mecanicista, atribuindo ao também chamado esporte bretão, um significado maior do que ele tem. Na verdade, se nem tudo pode ser analisado via futebol, muitos enigmas brasileiros podem ser desvendados, ao se abordar a história do Brasil por esse viés.
Enfim, compreender a prática do futebol no Brasil, partindo das experiências de São Paulo, garante uma percepção maior das tensões que marcam a constituição da sociedade brasileira.
Ao final dos anos 1930, com o futebol tornando-se uma atividade ainda mais apaixonante, capaz de envolver cada vez mais os brasileiros – entre outros fatores –, é interessante observar como o caráter das obras abordando o esporte mais popular do país passava por significativas transformações. Dois autores, cronistas esportivos, podem ser destacados: Thomaz Mazzoni, de São Paulo e Mário Filho, do Rio de Janeiro. Mazzoni escreveu – nesta década – duas obras importantes: O Brasil na Taça do Mundo (1938) e Problemas e Aspectos do Nosso Futebol (1939). Nesses dois trabalhos a tônica era a mesma: o futebol não poderia ser desvinculado dos acontecimentos mais gerais do país; e os esportes, com destaque para o futebol, deveriam estar a serviço da nação.
Consideramos que a prática esportiva e a sua disciplinarização não poderiam ser tratadas isoladamente, pois outros elementos apresentam-se como as questões do corpo e da educação. Por outro lado, não poderia se perder de vista que o Estado Novo faz parte do processo da chamada “Revolução de 30”, na qual novas camadas assumem o poder e passam a reestruturar o Estado, com novas preocupações e interesses. Portanto, nesse período, a educação passou a ser vista de forma diferente, tornando-se um espaço estratégico na consolidação do novo Estado, com a presença desses novos personagens.
Paralelamente a essa questão, ocorreu a preocupação dos novos setores hegemônicos em construir uma idéia de Nação e Povo. Nessa construção, o futebol adquiriu uma grande importância. Ao mesmo tempo, é preciso abordar o futebol com a preocupação em compreender a sociedade brasileira, principalmente a partir da organização dos seus espaços urbanos. 
Ao analisar os caminhos percorridos pelo futebol em São Paulo e no Brasil, procuramos perceber como idéias sobre a cidade foram sendo construídas. A partir dessas preocupações, procuramos compreender a experiência do futebol nos anos 1930 e 1940, a partir de dois eventos que sintetizam a idéia deste esporte-espetáculo enquanto um construtor da idéia de nação. Trata-se do Estádio do Pacaembu, inaugurado em 1940. Partimos da análise das primeiras idéias de se construir um estádio em São Paulo, que fosse compatível com a popularidade do futebol nos anos 1930 e também compatível com as concepções correntes nessa época acerca do corpo e do esporte, enquanto meio de “melhoramento da raça”. Dessa questão, buscamos compreender o significado dessa construção enquanto um monumento de São Paulo para o Brasil. 
Outro evento, também colocado como sintetizador de uma experiência do futebol em um momento especial de afirmação da construção da ideia de nação a partir do futebol: a participação brasileira na Copa de 1938, disputada na França. Trabalhamos com o relacionamento entre o futebol e a construção da identidade nacional no Brasil, a partir dos anos 1930. Analisamos como esse esporte foi sendo articulado com a sociedade brasileira, a ponto de fazer daquela competição esportiva um momento de destaque na construção da identidade nacional.

Brasil potência do futebol x Brasil somente futebol
[pic 5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (438.1 Kb)   docx (359.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com