Analise critica sobre futebol na sociedade brasileira
Por: Camile Kelly • 3/7/2019 • Trabalho acadêmico • 506 Palavras (3 Páginas) • 228 Visualizações
FUTEBOL: Lazer ou Instrumento de Alienação
Vivemos num país onde o futebol é o esporte das massas, comandado por ricos empresários. Por isso mesmo se presta uma grande instrumentalização em favor dos interesses sócio-político-econômicos das classes dominantes.
Um esporte que, por ser popular, poderia servir como meio de lazer e de saúde física e mental, é transformado em máquina a serviço do circo num país onde falta o pão, uma impressionante coincidência com o antigo contexto romano, onde os líderes romanos forneciam pão e circo para população, de modo que eles se mantivessem fiel á ordem estabelecida. Com a falta de informação do povo romano, que não tinha qualquer interesse em assuntos políticos, e só se preocupavam com o alimento e o divertimento, independente se o país estivesse um caos. Trazendo para nossa realidade podemos observar grandes semelhanças, pois a população tem serviços básicos precários, como educação e saúde, mas se acomoda com alienações culturais de nosso país, como o futebol, carnaval, novelas e reality shows.
Facilmente podemos observar e fazer uma análise da grande influência que a mídia tem sobre a sociedade e que é através dessa influência que ela usa sua principal estratégia que é a manipulação. Dessa forma a mídia distrai a grande maioria da população, os deixando de modo inerte perante sua precária situação, no geral isso ocorre mais com pessoas com baixa grau de instrução.
O hábito de assistir televisão faz o indivíduo ter menos cognições, ou seja, quanto mais TV o indivíduo consome, menos QI (Quociente de Inteligência) ele tem. Imaginemos então na mídia brasileira (TV aberta), onde há pouquíssimos programas educacionais? E quando há, não passam em horários de picos, porém campeonatos de futebol têm grande destaques, novelas com suas histórias previsíveis têm grande destaques, e reality shows e programas de fofoca também têm grande destaques, não é difícil perceber a mídia não quer uma população pensante, uma população que saiba contestar e debater suas reais necessidades, uma população que estude e cresça, uma população que leia e se informe. Não é atoa que vemos grandes pensadores desencorajem o uso da TV, que vemos reportagens de milionários que não fazem o uso da TV, e que vemos que pessoas mais instruídas regulam o uso da TV pelos seus filhos.
Então podemos notar, que o problema em questão não é o esporte futebol em si, mas sim a importância e exaltação, que por manipulação midiática, ocorre há muito tempo em nossa população. Podemos concluir que o futebol na sociedade brasileira é sim um instrumento de alienação, pois com tantas desigualdades que ocorrem em nosso país, a educação desvalorizada, a saúde precária, a corrupção sem punição, e diversos outros problemas, temos a preocupação de parte da população voltada a se o seu time de futebol está no G4 ou na final de algum campeonato da vida. E também temos as torcidas mais violentas do mundo, que matam por conta de time, e isso só externa o quanto ainda é preciso evoluir e se apegar com coisas que realmente acrescentem em nossa vida.
...