A História e Teoria da Educação Física
Por: Wesley Moreira • 22/9/2019 • Trabalho acadêmico • 736 Palavras (3 Páginas) • 224 Visualizações
Disciplina: História e Teoria da Educação Física | Tarefa: Atividade ciclo 2 | |
Nome: Sara Aparecida Fiqueredo | RA: 8008333 | Turma: DGEFL1601CRTA0S |
Parecer do Tutor: |
ATIVIDADE NO PORTFÓLIO:
Atividade no Portfólio
Objetivos
- Identificar e caracterizar a Educação Física como profissão, compreender a lei que a regulamenta, a situação dos provisionados na área e a função do educador físico na sociedade.
- Caracterizar a Educação Física curso de graduação, identificando as principais diferenças entre as áreas de atuação e atribuições profissionais do bacharel e do licenciado.
Descrição da atividade
De acordo com o estudo realizado na Unidade 2, elabore um texto de no máximo duas laudas, caracterizando as principais práticas sociais relacionadas à Educação Física e como estas práticas podem ser trabalhadas no cotidiano profissional do Licenciado em Educação Física e do Bacharel em Educação Física, utilizando predominantemente o material oficial indicado.
Nos dias de hoje a profissão de Educação Física está dividida em Licenciatura e Bacharelado. A Licenciatura volta-se para a atuação do profissional na Educação Básica, sendo ela a “docência nas suas diferentes etapas e modalidades (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio), portanto, atuação específica e especializada com o componente curricular Educação Física”. (STEINHILBER, apud IMPOLCETTO, 2013, p. 178). Por sua vez, o Bacharelado tem o seu objetivo suprir as demais áreas do mercado de trabalho, como “treinamento desportivo, avaliação física, orientação de atividades físicas, gestão desportiva, preparação física, recreação, lazer etc., com exceção da Educação Básica”. (STEINHILBER, apud IMPOLCETTO, 2013, p. 178). Iremos compreender como lazer, recreação, brincadeira, jogo, esporte e dança que são as principais práticas sociais de Educação Física, são aplicadas no cotidiano de cada profissional.
Para entendermos as características do lazer e da recreação precisamos levar em conta a influência do trabalho e tempo livre sobre estas práticas, pois foi a partir da história do trabalho e tempo livre da humanidade, que estas práticas sociais se tornaram possíveis em nosso cotidiano. O conceito de recreação surgiu para que as pessoas pudessem ir aos parques, preservar a natureza pratica comum no cotidiano do Bacharel. A recreação possuía os termos "jogo" e "recreio" ou mesmo "jogos de recreio", relacionados ao brincar e ao prazer, (IMPOLCETTO, 2013) que será comum no cotidiano do Licenciado.
O conceito de lazer inclui a função recreativa ele existe pela necessidade de desenvolvimento cultural, descanso e diversão, está sempre presente no cotidiano Licenciado de acordo com a aula as atividades intelectuais de lazer na elaboração de projetos e feiras de conhecimento, etc. As atividades de lazer no cotidiano do Bacharel visam a ocupação do tempo livre sendo direcionado a atender por exemplo o condicionamento físico.
A brincadeira é uma atividade espontânea, voluntária, que não possui regras busca prazer e diversão (IMPOLCETTO, 2013) estará no cotidiano do Licenciado, sendo ela uma alternativa de aplicar vivências da cultura corporal visando atender objetivos pré-estabelecidos no desenvolvimento integral e social do aluno. Para o profissional do Bacharelado, as brincadeiras serão utilizadas como meios alternativos na busca de condicionamento físico.
...