A Importância da inclusão nas aulas de educação física
Por: fabianosilva33 • 7/2/2018 • Projeto de pesquisa • 2.685 Palavras (11 Páginas) • 1.188 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
SILVA, Fabiano Eugenio da. A importância da inclusão nas aulas de educação física. 12 fls. Projeto de ensino e pesquisa em Educação Física – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Cidade, 2017.
RESUMO
A atuação dos professores em sala de aula é determinante tanto para o desenvolvimento dos alunos com necessidades especiais, quanto para a qualidade das interações que serão estabelecidas com os colegas de turma. Dentre tantas outras situações inadequadas no sistema brasileiro escolar, isto tem representado apenas a abertura das portas das escolas para educação inclusiva. O objetivo deste projeto é desenvolver as capacidades motoras, coordenativas, cognitivas, atitudinais e procedimentais dos alunos com necessidades educacionais especiais através das aulas de educação física. Ampliar universo significativo dos alunos, permitindo o acesso às linguagens corporais. Entre tanto a inclusão do aluno com necessidade educacional especial no ensino regular se esbarra principalmente na grande falência do sistema escolar, e a má gestão escolar. Porém, os que mais são observados são os fatores socioculturais, pois é a partir da vivência dos alunos e do seu contexto social que poderemos elaborar atividades pedagógicas que venham ao encontro das necessidades e particularidades dos nossos alunos. A metodologia e o cronograma deste projeto estão voltados aos alunos com necessidades educacionais especiais, nos anos iniciais do ensino regular, correspondendo aos horários matutino e vespertino, no decorrer do ano letivo vigente, utilizando a quadra esportiva (se houver), salas de aulas, salas multifuncionais, salas de vídeos, bolas, cones, cordas, tecidos, bambolês, além de pátios entre outros espaços presentes na escola.
Palavras-chave: Inclusão. Aluno. Educação. Educação Física. Escola.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 TEMA DO PROJETO 4
1.2 JUSTIFICATIVA 5
1.3 SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA 5
1.4 PROBLEMATIZAÇÃO 6
1.5 OBJETIVOS 6
2 REVISÃO DE LITERATURA 7
3 DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA) 9
4 TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA 10
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
6 REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
O presente projeto aborda pesquisa e reflexões bibliográficas com discussões sobre inclusão escolar. Sob esta óptica, o objetivo deste trabalho é investigar as possíveis estratégias de inclusão voltadas às pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física Escolar, utilizando, para tal, o procedimento metodológico de pesquisa bibliográfica. Através deste projeto pretende-se explanar a importância de defender a igualdade entre as pessoas com necessidades especiais no âmbito escolar.
Tendo como temática principal o processo de inclusão de alunos com deficiência na rede regular de ensino, mais especificamente no trabalho desenvolvido durante as aulas de educação física das Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
O principio para organização de uma escola inclusiva é sensibilizar e treinar todos os funcionários da instituição, professores, orientadores e toda comunidade escolar. Também é de essencial importância é os pais, sobretudo os dos considerados normais, todos devem desempenhar um papel ativo no processo de inclusão.
Dentre tantas outras situações inadequadas no sistema brasileiro escolar, isto tem representado apenas a abertura das portas das escolas para educação inclusiva. Isto é muito pouco embora signifique uma nova atitude. Deste modo uma solução seria a construção de classes especiais em escolas regulares. Promovendo maior integração entre alunos ditos normais e alunos com necessidade educacional especial, estimulando a convivência e principalmente o afeto.
TEMA DO PROJETO
O presente projeto de pesquisa tem como tema A importância da inclusão nas aulas de Educação Física.
JUSTIFICATIVA
Esta temática justifica-se e caracteriza como um desafio constante que se propõe à escola atual, buscando o atendimento de cada aluno, porém sempre considerando as suas peculiaridades, em um ambiente comum que caracteriza a escola regular.
O conceito de educação inclusiva se dá por alguns aspectos como, compartilhar o mesmo espaço físico, integração na sociedade, adaptações no ensino, participação de todos nas aulas e o direito a educação (SANT´ANA, 2005).
Assim, o tema inclusão de pessoas com necessidades na escola regular vem sendo alvo de discussões em diversas áreas, dentre elas a Educação Física. Alguns autores como Mantoan (1997), Amaral (1994), entre outros, mostram que alunos com níveis diferentes de deficiências aprendem mais em ambientes integrados e incluídos, pois enquanto processos sociais, tanto a integração quanto a inclusão são ambos muito importantes, para atingir a meta de uma sociedade inclusiva, apesar de ainda haver certa confusão com relação aos seus conceitos.
...