A Influencia do esteoide anabolizante
Por: Daniel Junior • 3/10/2018 • Artigo • 2.107 Palavras (9 Páginas) • 229 Visualizações
INFLUÊNCIA DO ESTEROIDE ANABOLIZANTE NO CONDICIONAMENTO FÍSICO
Daniel Severino dos Santos Junior
Estudante do curso de Educação Física – FACOL
Personaldaniel2013@hotmail.com
Ronaldo
Professor do curso de Educação Física – FACOL
E-mail do orientador
Resumo: A busca desenfreada por um desempenho físico melhor faz com que muitos atletas profissionais ou amadores busquem alternativas ilegais para conseguirem resultados expressivos, uma delas e a utilização de esteroides anabolizantes, por conta de seus efeitos anabólicos esse uso vem crescendo não só em atletas mas também em esportistas que apenas buscam uma melhora no físico, devido a cultura midiática que induz o praticante da atividade a basear-se em um determinado biótipo e seguilo, nem que para isso seja preciso arriscar a sua saúde, este artigo tem como objetivo analisar com base em uma revisão na literatura os principais efeitos dos esteroides anabolizantes sobre o condicionamento físico.
Palavras-chave: anabolizante 1; doping no esporte 2; esteroides 3
Abstract: The rampant search for better physical performance causes many professional or amateur athletes to seek illegal alternatives to achieve expressive results, one of them and the use of anabolic steroids, due to its anabolic effects, this use has been growing not only in athletes but Also in athletes who only seek an improvement in the physical, due to the media culture that induces the practitioner of the activity to base it on a particular biotype and follow it, even if it is necessary to risk their health, this article aims to To analyze, based on a review in the literature, the main effects of anabolic steroids on physical conditioning.
Keywords: anabolic 1; Doping in sport 2; Steroids 3
1 Introdução
A busca por um melhor condicionamento físico vem dês da pré-história, com a necessidade de se defender e buscar alimento para sobreviver, com o passar do tempo a atividade física foi se aprimorando e buscando a melhoria de todos os componentes do condicionamento físico, que são força, resistência aeróbica, flexibilidade e composição corporal. (Bagnara I.C; Lara A.A; Calonego. C; 2010)
O ACSM fala que “aptidão física relacionada à saúde é equivalente ao desenvolvimento de cada um dos principais componentes por meio de um programa de exercícios bem elaborado.” AMERICAN COLLEGE of SPORTS MEDICINE. Programa de Condicionamento Físico da ACMS, 2 ed., Barueri, SP, Manole, 1999.
A consequência de um bom condicionamento físico e prevenção e diminuição dos riscos a saúde, manter o bem-estar físico, completar tarefas diárias de forma eficiente e alcançar metas desejadas no esporte escolhido. (Manual do condicionamento fisico; Edward T.H; B. Don Franks 5° edição 2008 p. 32)
A testosterona e um hormônio masculino mais abundante ele e produzido em maior quantidade nos testículos e em menor quantidade nas glândulas suprarrenais, nas mulheres ele também e produzido mas em quantidades muito baixas, pelas glândulas supra renais (1. Kuhn CM. Anabolic steroids. Recent Progress in Hormone Research, Durham, v. 57, p. 411-434, 2002.)
A utilização de substancias para melhora do condicionamento físico vem desde antiguidade a relatos que a 2700 a.c que um imperador chinês dava um preparado com uma planta local chamada machung para lutadores com a intenção de melhorar sua competitividade. ( SANTOS, N. 2002.Esteróides anabolizantes – Aspectos Históricos, Complicações Clínicas e o Doping no Esporte – ParteII. Versão: 16/03/2002. URL). Outro relato de uso de substancias aconteceu em 1889 pelo fisiologista francês Brown-Séquard, que realizou em si próprio aplicações subcutâneas de um preparado de sêmen, sangue de veias testiculares e testículos triturados imediatamente a sua remoção, ele relatou que após a aplicações ouve um aumento expressivo da sua força física o possibilitando de realizar tarefas em seu laboratório por mais tempo sem descanso.( RENATO PEREIRA DE FIGUEIREDO Uma história da testosterona sintética: de Brown Séquard a Rebeca Gusmão 2013)
Grande variedade de hormônios produzidos pelo organismo vem sendo utilizados para aumentar a produção de testosterona pelos testículos ou pelas suas propriedades anabólicas, substancias como o Hormônio do crescimento, a eritropoetina para melhor desempenho aeróbico, adrenalina ou epinefrina que atuam na diminuição do peso corporal e também atua no sistema nervoso central. (fundamentos do treinamento de força e do condicionamento fisico; Thomas R.B; Roger W.E; 3ª edição 2010;p. 197)
O objetivo do presente estudo e verificar a influência dos esteroides anabolizantes nos componentes do condicionamento físico.
2 Percurso metodológico
O presente artigo se trata de uma revisão literária onde absorvemos informações para a produção do mesmo sobre o tema os efeitos do esteroide anabolizante no condicionamento físico, com base em pesquisa em bases de dados como scielo, lilakes e bvs, foram selecionados 30 artigos utilizando palavras chaves como, esteroides anabolizantes, doping no esporte, recursos ergo gênicos.
A busca ocorreu entre setembro e dezembro de 2016, dando prioridade a artigos escritos acima de 1999, com linguagem em português e espanhol.
3 Resultados e discussão (ou Desenvolvimento)
3.1 histórias do esteroide anabolizante
A testosterona foi sintetizada em 1935 por Ruzica e Weltstein, sendo usada para fins terapêuticos, nos anos 40 e 50 fisiculturistas da costa leste dos Estados Unidos começaram a fazer uso da testosterona, seu uso para fins esportivos tomou grandes proporções no campeonato mundial de levantamento de peso em 1954 em Viena na australia.( Esteróides anabolizantes no esporte Paulo Rodrigo Pedroso da Silva1 , Ricardo Danielski2 e Mauro Antônio Czepielewski1. 2002)
Em 1956 um laboratório americano chamado ciba desenvolveu a metandrosterona batizada de Dianabol e seus benefícios foram logo difundidos por atletas de levantamento de peso, em 1960 um fisiculturista Fred Ortiz chamou a atenção do mundo em um campeonato de fisiculturismo apresentando uma estrutura corporal muito maior do que seus adversários. (Esteroides anabolizantes no esporte Paulo Rodrigo Pedroso da Silva1 , Ricardo Danielski2 e Mauro Antônio Czepielewski1. 2002) EFEITOS COLATERAIS EM ATLETAS ASSOCIADOS AO USO ABUSIVO DE ESTEROIDES ANABOLIZANTES. Tuane Farias Carneiro 1 Daniella Ribeiro Guimarães Mendes 2 2014)
...