AS MANIFESTAÇÕES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS
Por: Fernando José Bergamini Fé • 19/2/2019 • Exam • 1.676 Palavras (7 Páginas) • 468 Visualizações
Pergunta 1
1. Q#5 COD#089
Rudolf Jean-Bapstiste Attila Laban, mais conhecido como Rudolf Laban, nasceu em 1879 na cidade de Possony, atual cidade de Bratislava, capital da República Eslovaca, e faleceu em 1958, na Inglaterra. Laban elaborou teorias que envolveram estudos profundos acerca do movimento humano. Suas pesquisas e métodos (ainda muito atuais) trouxeram, ao encontro das grandes transformações e mudanças que marcaram a vanguarda modernista, novas concepções para se pensar a dança. Rudolf Laban foi um homem de muitas habilidades, entre elas é VERDADEIRO afirmar que:
a. Pintor, bailarino, coreógrafo, corrida e a patinação. (x)
b. Pintor, coreógrafo, escalada, praticante de corrida e a patinação.
c. Pedreiro, bailarino, coreógrafo, praticante de bodypump e a patinação.
d. Pedreiro, bailarino, coreógrafo, corrida e esqui.
e. Pintor, ator, coreógrafo, praticante crossfit e a patinação.
0,8 pontos
Pergunta 2
1. Q#8 COD#085
Além dos pés e das mãos, outras partes do corpo podem ser usadas para criar sons percutidos. Nos Estados Unidos, desenvolve-se uma dança cheia de percussão corporal chamada hambone. Acredita-se que ele se desenvolveu como alternativa à proibição do uso de instrumentos musicais pelos escravos africanos. Mãos, braços, pernas, peito e outras partes do corpo são percutidas para a criação rítmica. Do outro lado do mundo, a dança saman da Indonésia também desenvolve um interessante trabalho rítmico por meio da percussão corporal com seus dançarinos sentados no chão. Há algumas linhagens ciganas que trazem a percussão corporal na dança de modo muito vivo e alegre. Por vezes, há duelos entre os dançarinos que procuram mostrar quem consegue atingir maior o grau de técnica e erudição.
Depois deste passeio pela diversidade de possibilidades e desdobramentos do corpo como fonte sonora, cabe-nos sublinhar o trabalho do GRUPO STOMP, assinale a alternativa CORRETA:
a. Inspirados no procedimento de outros grupos, apresenta aos aluno o processo de criação coletivo. Na primeira apresentação listaram o maior número de sentimentos e emoções que lhes ocorreram, como: alegria, satisfação, entusiasmo, euforia ou contrastantes medo e coragem, paciência e ansiedade etc.
b. Em 2003, o professor Rafael Rip assumiu aulas pela primeira vez em uma escola estadual. Situada na periferia da Zona Norte da capital paulista, a escola estava em uma região com pouca oferta de cultura. Rafael pediu espaço à direção da escola para a criação de um projeto de musicalização para os alunos fora do horário de aula. Uma sala que estava em desuso foi cedida ao projeto e lá teve início um processo de exploração rítmica em permanente atividade. O grupo se desenvolveu e passou a explorar as propostas de grupos de referências na area rítmica, passando por Hermeto Pascoal, Blue Man Group e Mayumaná. Fizeram aulas de sapateado, exploram materiais e criam performances originais que são apresentadas em escolas, auditórios, teatros e no espaço público.
c. O grupo deu origem a diferentes técnicas de percussão corporal, percussão vocal, sapateado e improvisação musical, desenvolvidas em suas experiências coletivas e somadas à bagagem individual de seus integrantes. Suas apresentações têm conquistado um público cada vez maior também no exterior, já participaram da trilha sonora de diversos filmes, marcaram presença em aberturas e encerramentos de Jogos Olímpicos e copas do mundo, participaram de feiras, eventos, festivais e tocaram junto a grandes nomes da música, como Bobby McFerrin e Badi Assad.
d. O primeiro contato do grupo com o ritmo foi a partir de algo cotidiano, como a ação de caminhar. A formação de uma ou mais colunas (alinhamento lateral), dependendo do número de alunos e do espaço disponível. Orienta cada coluna a se deslocar à frente, caminhando com o olhar volta ao horizonte, sem olhar para as laterais. Como desafio, manter o alinhamento lateral da coluna durante a apresentação.
e. Um dos mais destacados trabalhos nessa área é realizado pelo grupo. Fundado em Brighton, no Reino Unido, no ano de 1991, eles começaram a explorar objetos do cotidiano para criarem performances musicais. Esqueiros, vassouras, latas de lixo, panelas, talheres transformaram-se em fonte sonora em encenações com música, diversão e humor. O grupo cresceu, participou de programas de TV, campanhas publicitárias, lançou filmes, participou da cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 e agora tem companhias em diversos países do mundo. Premiado e aclamado, o grupo nos inspira a explorar e ensinar o ritmo de formas inusitadas.(x)
0,8 pontos
Pergunta 3
1. Q#7 COD#022
Da música analógica, a evolução tecnológica proporcionou o surgimento da música eletrônica. Ou seja, o ritmo foi um dos elementos que ganhou destaque nas novas formas de se fazer música.
Com base nesta afirmação sobre a história da música, avalie as assertivas a seguir:
I - Desde o surgimento da banda Ramones, fundada em 1970, cujo nome pode ser comparado como "Usina de Energia", trouxe um som sertanejo, exclusivamente ao universo da música.
II - A sonoridade instrumental e repetitiva inaugurava uma nova vertente: enquanto, na mesma década de sua fundação, emergiram formas rítmicas cada vez mais complexas, como o rock progressivo, o Kraftwerk andou na contramão, produzindo uma música dançante com elementos que remetiam a uma atmosfera melancólica.
III - As batidas não seriam mais produzidas por tambores ou baterias, mas por sons sintetizados. Na década de 1980 a música eletrônica dançante se consolidou e vários grupos passaram a ocupar o, então, novo cenário.
IV - Além disso, bandas de rock e pop passaram a usar baterias eletrônicas em suas composições, tais como foram os casos de Sisters of Mercy e Eurythmics.
...