ATIVIDADE PRATICAS SUPERVISIONADAS: CORPOREIDADE NA EDUCAÇÃO FISICA E PROPOSIÇÕES SOBRE A ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Por: stefanisilva1234 • 21/11/2019 • Trabalho acadêmico • 3.367 Palavras (14 Páginas) • 744 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA - CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
APS- ATIVIDADE PRATICAS SUPERVISIONADAS: CORPOREIDADE NA EDUCAÇÃO FISICA E PROPOSIÇÕES SOBRE A ATUAÇÃO PROFISSIONAL
São Paulo
2019
UNIVERSIDADE PAULISTA - CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
[pic 2]
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
COMPONENTES DO GRUPO:
Nome: Stefani Fagundes da Silva RA:D6681A-0
Nome: Bruno Bertazi Fuentes RA:D73969-7
Nome: Eduardo Lima RA:D780CG-4
Nome: Isaac Bruno da Silva Reis RA:D530HB-3
Nome: Júlio César de Oliveira Carvalho RA:N2386F5
Nome: Rogério José Alves da Silva RA:D829JI-0
Relatório Interdisciplinar de Atividade
Prática Supervisionada (APS) elaborado para
avaliação no semestre letivo na habilitação de
3 SEMESTRE Graduação Plena no curso de Educação Física
apresentado à Universidade Paulista - UNIP
ORIENTADOR: Prof. Miguel
Resumo
O seguinte trabalho abordará o tema: A corporeidade na educação física com o intuito de expor de uma forma objetiva toda a riqueza de informação e abrangência desse tema. A corporeidade é um processo que faz parte da vida humana sendo que todos, sem exceção irão passar por esse processo. A corporeidade auxilia na alteração do comportamento motor ao longo do ciclo da vida.
Sumario
- INTRODUÇÃO ...............................................................................................
- DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO........................................................
- Citações dos autores.....................................................................................
- Laban plura arte do movimento, pesquisa e genealogia da práxis de Rudolf Laban no Brasil..............................................................................................
- A corporeidade na educação física para os autores Freire, Queiroz e Assamanm.....................................................................................................
- Matérias selecionadas e desenvolvidas em relação a Corporeidade............
- Basquete........................................................................................................
- Biomecânica e Ginastica Artística.................................................................
- QUESTIONARIO- O EIXO MOVIMENTO NA ESCOLA DA EDUCAÇÃO INFANTIL......................................................................................................
- RELATORIO INTERDISCIPLINAR..............................................................
- CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................
- REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS............................................................
INTRODUÇÃO
O trabalho em questão objetiva é proporcionar uma solida formação geral e especifica, provendo os alunos uma visão inter e multidisciplinar prático e avaliativo, para soluções de sua área de atuação profissional.
A corporeidade está associada a relação de desenvolvimento de movimentos e aprimoramento da iniciação até o fim do percurso, que iram possuir diversas modificações.
2. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
Diante da importância da disciplina Corporeidade para o profissional da educação física, relacionamos com outras disciplinas atualmente abordada neste semestre e abordaremos citações de alguns autores.
2.1 CITAÇÕES DOS AUTORES
2.2 Laban Plural Arte do movimento, pesquisa e genealogia da práxis de Rudolf Laban no Brasil.
O livro trata-se de dança, pesquisa, passado e presente. Envolve a vida de Rudolf Laban, que é um dos grandes teóricos da dança no século XX.
Laban se baseia na observação, na prática e na experiência do corpo em movimento. O livro resgata a introdução dos ensinamentos de Laban no Brasil e sua repercussão entre bailarinos e educadores.
“Uma das maiores contribuições de Laban, é a experiência prática como fonte de conhecimento e integração. Mais especificamente, a prática da arte em movimento é a base do aprendizado na/para vida.”
Para a elaboração desse livro, a pesquisadora e escritora Melinda Scialom realizou longas entrevistas com cerca de 30 profissionais no Brasil trabalhando com o método laban.”
“Laban foi um dos grandes nomes da modernidade que emergiram na Europa na virada do século XX, marcando a história da dança Europeia e mundial, consolidando uma carreira híbrida de artista-pesquisador. Considerando um visionário, dedicou sua vida a investigação da expressividade humana, articulando a independência da dança como linguagem artística e promovendo a prática e o estudo do movimento expressivo, ou do que chamou de arte do movimento.”
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