Análise Cinesiológica Afundo
Por: Victor Rocha • 12/7/2015 • Seminário • 388 Palavras (2 Páginas) • 9.705 Visualizações
Tipo de cadeia cinética. Por que é essa?
Cadeia mista – sendo cadeia fechada quando os pes estão apoiados e cadeia aberta quando a passada a frente.
músculos agonistas. Por que ?
Reto da coxa, vasto lateral, vasto medial e vasto intermédio (quadríceps). O grupo muscular age contra a ação da gravidade evitando que o corpo caia. Porque são os músculos que iram realizar o movimento do afundo
Músculos antagosnista . Por que?
Biceps crural, semitendinoso e semimembranoso (isiquios tibiais ). Porque são os músculos contrários ao da ação dos agonista no exercício do afundo.
Músculos sinergistas. Qual a ação?
Músculos da parte anterior e posterior da perna , quadríceps e ísquios tíbias da perna contraria, tenso fascia lata, glúteos (máximo , mínimo, e médio ) e adutores.
Músculos estabilizadores? Por que?
Grande dorsal, reto do abdome, oblíquo externo e interno, transverso do abdome, glúteo máximo, bíceps crural, semitendinoso, semimembranoso, gastrocnêmio e solear. Porque são os músculos que ajudam na estabilização do corpo no movimento fazendo que o corpo não seda.
Plano e eixos ? por que são eles?
Plano frontal e eixo transversal. Porque é o plano em que o exercício está sendo realizado.
Qual o tipo de alavanca? Por que?
Inter-resistente. Porque a articulação do joelho age como apoio, contra resistência é gerada pelo quadríceps e a força da resistência é exercida no corpo para baixo
Tipos de articulações? Quais movimentos podem fazer com ela?
Joelho – Tibiofemural ( movimentos de extensão e flexão de perna )
Quadril – coxofemoral (movimentos de extensão e flexão de coxa )
Tipo do movimento corporal? Por quê?
Tronco estendido, flexão de uma das coxas, umas das pernas estendia e com pé rente ao solo. Outra coxa estendida, perna flexionada para trás com ponta dos pés em contado com o solo realizando uma dorsiflexão.
Qual insuficiência pode vir a ocorrer? Informe e explicar como proceder para uso da mesma, deixando o exercício mais eficiente.
Ativa, porque ocorre solicitação simultânea da articulação do joelho e do quadril.
Lesão e procedimento de evitar/ minimizar, no caso de execução com sobrecarga ou de forma repetitiva.
Lesão de joelho ou distensão muscular. Realizar o movimento de forma moderada respeitando o seu próprio alongamento muscular, no caso realizar flexionamentos para ajudar a aumentar o alongamento. Começar com uma carga mais leve para poder acostumar o corpo com o peso e não sobrecarregar as articulações. Realizar o movimento devagar e com cautela.
...