Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Por: Micaya • 12/6/2015 • Resenha • 609 Palavras (3 Páginas) • 757 Visualizações
Título: CONTEUDO 7 - DEMONSTRAÇÃO, INSTRUÇÃO E ESTABELECIMENTO DE METAS
Conteúdo:
Tanto o a ferramenta da demonstração quanto da instrução são positivas no processo de ensino aprendizagem, entretanto deve ser usadas com cautela e rigor sendo respeitadas as etapas do processo em que se encontra o aprendiz.
Demonstração: (Magill, 1998)
¨ pode ser feita com execução do movimento, figuras e videoteipe
¨ deve ser fornecido conhecimento de performance sobre a demonstração
¨ deve ser fornecido antes que o aprendiz execute e depois tantas vezes quanto for necessário (Carrol e Bandura, 1990; Hand e Sidaway, 1993)
¨ para a obtenção da idéia do movimento é interessante demonstrar antes que o aprendiz comece a praticar, e a partir daí quanto mais demonstração melhor
Instrução verbal
Deve-se levar em conta a capacidade limitada de processamento de informação de iniciantes, este sentido é recomendado o uso de dicas verbais porque segundo Magill (1998)
• são menores e concisas;
• possibilitam focar a atenção para informações relevantes;
• mais fácil de trabalhar os pontos-chaves.
De maneira geral, Godinho et al (2002) apontam que para iniciantes é recomendado dar preferência ao uso da instrução verbal (dicas), entretanto para experientes a demonstração pode ser um facilitador no processo. Em suma, demonstração + Instrução verbal é uma estratégia mais completa, porém podem ser priorizadas uma ou outra respeitando os níveis do aprendiz.
Estabelecimento de metas
Abaixo seguem abaixo exemplos de definições de meta:
Meta Geral: “nade o mais rápido possível”
Meta Específica de Curto Prazo: “hoje você terá de nadar 100 metros em dois minutos”
Meta Específica de Longo Prazo: “daqui a um mês você terá de nadar 100 metros em um minuto e meio”
Inicialmente os estudos sobre estabelecimento de metas foram realizados no campo industrial de trabalho, e os resultados foram muito positivos. Entretanto, no meio da aprendizagem e performance os dados devem ser olhados com cautela. De maneira geral o estabelecimento de metas é efetivo em 40% dos casos, ou seja, não deixa de ser um resultado positivo, porem não deve ser usado com muita freqüência já que um importante componente da meta é a motivação, se a estratégia for freqüente perde-se esse componente.
Referencias Bibliográficas
SCHIMIDT, R. A. Aprendizagem e performance motora: dos princípios à prática. São Paulo: Movimento, 1993. Cap 10
BARREIROS, J; GODINHO, M.; MELO, F.; NETO, C. (orgs). Desenvolvimento e aprendizagem: perspectivas cruzadas. Lisboa: FMH Edições, 2004. Pág 95-118
Título: CONTEUDO 8 – TESTES DE APRENDIZAGEM
Conteúdo:
A avaliação
...