As Atividades Aquáticas
Por: Silvana20 • 22/4/2019 • Trabalho acadêmico • 918 Palavras (4 Páginas) • 846 Visualizações
[pic 1][pic 2]
GABRIEL BEZERRA DE LIMA – 1186259
PORTFÓLIO
Centro Universitário Claretiano
Bacharelado em Educação Física
Natação e Atividades Aquáticas
CLARETIANO CAMPINAS
2019
[pic 3][pic 4]
1. Qual a relação histórica do ser humano com a água?
R: Ao observarmos a imagem do planeta terra, pode ser notado a grande quantidade presente de água, o que nos permite identificar o motivo do qual o ser humano foi obrigado a ter boa afinidade com a água. No período da antiguidade o homem necessitava realizar o contato com a água para situações de fuga de seus predadores, ou para questões de sobrevivência em busca de alimentos. E também deveria ser considerado que a construção de moradias próximas a margens de rios, poderiam proporcionar maior quantidade de alimentos.
2. Se o homem não estivesse aprendido a nadar, a espécie humana teria sobrevivido?
Descreva a respeito.
R: O homem não teria sobrevivido, pois naquele tempo, eles tinham que enfrentar muitas situações de perigo, falta de alimentos e falta de moradia, eles também tinham que fugir de animais predadores, e sendo assim eram obrigados a enfrentar seus medos entrando em contato com a água e assim aprendendo a nadar.
3. Aponte quais as diferenças existentes entre as concepções: Global; Analítica e
Moderna.
R: A concepção global é a mais antiga sendo conhecida por situações de aprendizagem nas quais a intervenção do professor está totalmente ausente ou discreta, e o comportamento do aluno não se transformam de maneira ordenada. Trata-se de uma concepção primitiva da natação, sem preocupação pelo método de aprendizagem.
Concepção analítica: A concepção analítica é a oposta a concepção global, onde representa a tentativa pedagógica de racionalizar a aprendizagem. Para a concepção analítica, os movimentos são fracionados e conduzidos passo a passo pelo professor, até que seja completamente entendido, para que depois possa ser fixado e mecanizado a partir de uma sequência progressiva de reduções que transformam em abstração os atos do nadador. A corrente analítica pode ser sintetizada pelos seguintes fatores: tentativa metodológica; formas coletivas de trabalho sob o comando do professor; esforço para dividir as dificuldades e abordá-las sucessivamente; introdução do exercício como meio de aprendizagem; aquisição do "educativo" para preparar o exercício difícil; progressão na dificuldade; análise subjetiva incompleta do problema; natação reduzida apenas aos movimentos; estudo dos movimentos a seco, fora do meio; atitude passiva do aluno; movimentos considerados em si; decomposição arbitrária do movimento; mecanização; professor substituído por máquina (CATTEAU; GAROFF, 1990, p. 54).
Concepção moderna: A concepção moderna é baseada no sintetismo, e é representado a corrente pedagógica mais recente e racional, pois pretende superar as insuficiências da corrente global, e as contradições da analítica, sendo caracterizada pelos seguintes elementos: definição objetiva e relativa da natação, concepção unitária e evolutiva da natação, consideração das ciências e técnicas, assim como da experimentação para evolução da teoria e da prática; determinação das superfícies, formas, profundidades apropriadas à ação pedagógica , busca do acesso permanente as instalações materiais prática, buscando satisfazer às necessidades ilimitadas dos alunos a partir da realização dos circuitos de aprendizagem e da organização de grupos de professores; estruturação e programação da matéria a ensinar (CATTEAU; GAROFF, 1990). A partir da concepção moderna, três propostas de definições são importantes: saber nadar; praticar a natação; aprender a nadar. Saber nadar é ter resolvido, qualitativa e quantitativamente, em qualquer eventualidade, o triplo problema que se coloca permanentemente: melhor equilíbrio, melhor respiração, melhor propulsão, no elemento líquido.
...