Atividade de Portfolio Disfunções Orgânicas, Atividade Física e Saúde
Por: Lucas Silva • 25/9/2022 • Trabalho acadêmico • 1.597 Palavras (7 Páginas) • 160 Visualizações
[pic 1]
Nome do estudante
RA
Disfunções Orgânicas, Atividade Física e Saúde
Curso Educação Física Bacharel
Portifólio 1
Trabalho apresentado ao Claretiano Centro Universitário para a disciplina_ Disfunções Orgânicas, Atividade Física e Saúde como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor: Arthur Marques Zecchin Oliveira
Batatais
2022
1) O estudo do artigo Sedentarismo, exercício físico e doenças crônicas de Gualano e Tilucci (2009) objetivou levar, principalmente profissionais da Educação Física, a reflexa o, tomando como ponto de partida o papel da inatividade física sobre a etiologia das doenças crônicas e revelar o imenso potencial do exercício físico como agente terapêutico. Após leitura do artigo e da Unidade 1, responda:
a) Qual o efeito da inatividade física na população infantil, adulta e idosa?
A inatividade física hoje em dia está presente em grande parte da população mundial e assim desde a fase infantil até a idosa. É muito importante que a prática de atividade física esteja presente na vida de todos e principalmente na fase infantil para que a criança não venha a desenvolver o sedentarismo e junto com ele desenvolver doenças como diabetes, obesidade, ansiedade, além de aumentar os riscos de uma doença cardiovascular como o infarto por exemplo.
b) Qual o papel do Educador Físico na inserção da atividade física na promoção de saúde? Quais são os desafios?
Eu como futuro educador físico, acredito que meu papel é de suma importância na parte de incentivar a pessoa ou meu aluno a estar sempre praticando alguma atividade física, proporcionando a ele uma motivação para poder mudar os hábitos do dia a dia dele. Um dos maiores desafios principalmente na atualidade de hoje é demonstrar as pessoas a importância da atividade física principalmente na atualidade, em plena pandemia muitas pessoas ainda tem aquele receio de estar presente em uma academia por exemplo, e preferem o conforto de sua casa.
2) Já, o artigo A política Nacional de promoção da saúde e a agenda da atividade física no contexto do SUS “aborda a institucionalização da promoção da saúde com a aprovação da Política Nacional de Promoção da Saúde e a escolha da temática da atividade física práticas corporais como uma de suas prioridades. São as apresentadas as ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde na indução e sustentabilidade de estratégias de redução do fator de risco do sedentarismo no contexto do Sistema U nico de Saúde” (MALTA et al, 2009.) Após a leitura desse artigo e das Unidades 1 e 2 do CRC Disfunções orgânicas, atividade física e saúde, comente as ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde para reduzir o fator de risco do sedentarismo.
Um dos temas mais comentados na área do esporte e atividades físicas é sobre o sedentarismo onde muitas pessoas preferem optar por uma vida inativa de exercícios físicos e acabam se entregando a uma rotina inapropriada que acabam prejudicando sua qualidade de vida futuramente. Como vimos nas unidades do Crc o sedentarismo vem crescendo muito no Brasil devido a uma serie de fatores que combinados acabam “facilitando” a vida das pessoas que acabam na maior parte do dia ficam ocupadas com trabalhos e problemas do dia a dia, ocasionando estresse e problemas posturais. O governo até criou diversos programas que incentivam a prática de atividade física, como intuito de combater a obesidade e problemas cardiovasculares assim promovendo uma melhor qualidade de vida, mesmo assim ainda é grande segundo pesquisas o número de pessoas que crescem sedentárias devido a falta de exercício físico lá atras na infância. ´
3) Em um estudo de delineamento transversal realizado por SIQUEIRA et al (2009), no artigo Aconselhamento para a pra tica de atividade física como estratégia de educação a saúde, revelou que as prevalências de aconselhamento a pratica de atividade física nas unidades básicas de saúde mostraram-se baixas, tanto para o grupo de adultos quanto para o de idosos, independente da região ou do modelo de assistência, especialmente se considerarmos que as unidades básicas de saúde devem ser porta de entrada do sistema de saúde e, portanto, nestes locais deveria existir uma ação integrada entre as diversas a reais de conhecimento da saúde, no sentido de beneficiar a população e promover mudanças significativas em direção a um estilo de vida saudável. Diante de tais informações, responda:
a) O que você entendeu por estudo transversal?
Entendo que um estudo transversal é um estudo baseado em pesquisas sobre um determinado tema, levantando dados e assim podendo analisar sobre os fatos alcançados, como por exemplo, investigar sobre uma doença e quais seus efeitos que causam no individuo, porque em alguns indivíduos causam certos sintomas e outros causam sintomas diferentes.
b) Qual o papel do Educador Físico para atuar em uma Unidade Básica de Saúde relacionado ao aconselhamento a Prática de atividade Física?
Um educador físico não tem só o papel de realizar as atividades físicas com a população, mas sim um papel essencial no quesito de incentivar e motivar seus alunos a preservação de uma qualidade de vida melhor, propor uma inclusão social de todas as classes e etnias, proporcionar as pessoas o despertar do interesse pela cultura etc. Costumo dizer que um educador físico é muito mais que apenas aplicar atividades físicas e sim um psicólogo, conselheiro e amigo de seus alunos, para sempre proporcionar um bom atendimento e aplicar ações motivacionais para que o aluno continue no caminho de uma qualidade de vida melhor.
4) De forma geral, os estudos experimentais são largamente utilizados na área de Educação Física, como exemplo, a verificação de efeitos do treinamento físico frente as patologias e suas respostas agudas e crônicas. Com o intuito de verificar a atividade física como estratégia de prevenção ou terapêutica, comente a sua ideia de realizar uma pesquisa epidemiológica dentro da área de atuação do educador físico.
Acredito que estes estudos têm uma certa importância, pois expõem como é possível lidar com situações especificas de interesse deste estudo, com isso se obtém resultados científico que dão um certo padrão fisiológico do ser humano. Com isso é possível facilitar o conhecimento, fazer algumas restrições a determinadas atividades em certas patologias, além demonstrar a atividade celular em algumas patologias, o que auxilia na escolha de um tratamento terapêutico.
...