Atividade física na Antiguidade
Por: thiagoeliazar84 • 12/3/2017 • Trabalho acadêmico • 512 Palavras (3 Páginas) • 8.436 Visualizações
Atividade física na Antiguidade
Desde o principio de nossa existência, a atividade física faz parte de nossa vida.
A atividade física na pré historia, ou seja, na vida do homem primitivo veio por sua necessidade de sobrevivência. Ele corria, caçava, saltava, nadava, escalava, e dançava por fins de rituais, com isso cada vez mais exercitava seu corpo, ganhando resistência, força, agilidade. O aperfeiçoamento dos movimentos destas atividades foi essencial para a iniciação esportiva.
Na Antiguidade começaram os registros de atividades físicas por meio da escrita. Segundo registros, os chineses criaram o mais antigo método de ginástica, o Kung-Fou, que imitavam os movimentos dos animais e o yoga, com fim de relaxamento dos músculos, relacionados à doutrina. Ainda na antiguidade, no Egito era cultuada a força e a resistência, onde era pratico atividades como equitação, lutas, natação, atletismo, entre outros. Os registros da época foram fundamentais para o desenvolvimento da implantação das iniciações esportivas.
Foi na Grécia o inicio autentico da educação física. A Grécia tinha a filosofia pedagógica de desenvolvimento intelectual, espiritual e físico. Período que tem origem dos jogos mais antigos, os jogos Fúnebres, onde era praticada a corrida de carros, luta, arremesso de bola de ferro, arco e flecha, combate armado, arremesso de lança e corrida. Nessa mesma época já existia ginásios onde a ginagiarca, figura muito importante comparado ao professore de educação física responsável pela formação e caráter dos jovens.
Ainda na antiguidade, no período humanista, o surgimento da filosofia proporcionou o desenvolvimento de uma pedagogia, onde era defendida a tese que o estado deveria educar as crianças a partir do sete anos, através da ginástica e da musica. Onde também era tratada a junção dos alimentos junto às atividades físicas para o desenvolvimento e qualidade saúde.
Os jogos Olímpicos da antiguidade tiveram um ponto importante na implantação de atividades de iniciação esportiva, devido ao reconhecimento mundial, e pelos esportes praticados. Tais como corridas, esporte equestres, eventos artísticos e o pentatlo.
Na idade média a educação cavaleresca era o ponto alto, onde tinha finalidade militar e religiosa, onde desde pequenos eram treinados a pular, correr, saltar, cavalgar, arremessar e lançar. Tinham também formação intelectual e praticavam jogos com regras, um deles era o jogo com bola, que unia as classes sociais.
No Renascimento a atividade física era voltada para o ensino superior, onde os exercícios praticados eram adequados para cada parte do corpo, com intuito da preservação da saúde, formação social e preparação militar.
Na idade moderna a pedagogia teve continuidade nas escolas. Foram implantados jogos como meio educativo, com propósito de proporcionar desenvolvimento, saúde, e comunhão.
Pode-se dizer, então que todos os esportes praticados desde a pré-história até os anos de hoje, realmente foram muito importantes para as iniciações esportivas.
O conhecimento obtido pelos registros históricos oferece ao profissional uma visão ampla quanto às metodologias a serem usadas. O desenvolvimento das atividades físicas com fins competitivos e não competitivos desde a pré-história
...