EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE NA ESCOLA: CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Por: P Felipe Silva • 1/10/2018 • Artigo • 4.124 Palavras (17 Páginas) • 315 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE KIRIUS
CURSO EM LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
KASSIA SIMÕES
EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE NA ESCOLA: CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.
ARACATI - CE[pic 2]
KASSIA SIMÕES
EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE NA ESCOLA: CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.
Projeto de pesquisa apresentado no curso de licenciatura em Educação Física da Faculdade Kirius , como pré – requisito avaliativo da disciplina de pesquisa e prática Pedagógica I : Metodologia da Pesquisa Científica .
PROF . Me . Fredson Rodrigues Soares
ARACATI – CE[pic 3]
Epigrafo
Autora: [pic 4]
Resumo
O presente trabalho aqui apresentado, tem como objetivo principal abordar real importância da educação física e saúde no meio escolar, utilizando práticas que envolvem a cultura corporal de movimento. Busca-se uma estratégia promissora para o embate aos inúmeros problemas de saúde que modernamente afetam os seres humanos. A promoção de saúde é disciplina de destaque nos processos educativos, sendo baseada na construção de estilos de vida mais saudáveis, bem como na criação de ambientes favoráveis à saúde. O profissional de Educação Física e a instituição educacional são fundamentais nesse processo, pois possibilitam uma educação baseada na promoção da saúde, motivando os alunos a praticarem atividades físicas regularmente. Assim, harmoniza-se corpo e mente, atuando diretamente na prevenção e no combate a diversas patologias. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, realizada através de pesquisas em artigos científicos, livros e sites da Internet. De caráter qualitativo, onde preocupando-se não com a quantidade, mais com a qualidade do assunto aqui abordado. É importante ressalta que inúmeros estudiosos, estão cada vez mais, tendo de descobrir melhoria para essa junção de profissão, tem a contribuir para a criança e certamente para o individuo adulto. Com as Políticas da Saúde, fica claro perceber que estão cada vez mais buscando atingirem ao o objetivo, de reduzir os índices de sedentarismo e futuras doenças relacionadas a falta da atividade física.
Palavra-chave: Educação Física, Saúde, criança.
Abstract
The present work presented here has as main objective to address the real importance of physical education and health in the school environment, using practices that involve the body culture of movement. We are looking for a promising strategy for tackling the numerous health problems that affect humans today. Health promotion is a prominent discipline in educational processes, based on the building of healthier lifestyles, as well as the creation of health-friendly environments. The Physical Education professional and the educational institution are fundamental in this process, since they enable an education based on health promotion, motivating students to practice physical activities regularly. Thus, it harmonizes body and mind, acting directly in the prevention and the combat to diverse pathologies. The methodology used was the bibliographical review, carried out through researches in scientific articles, books and Internet sites. Of qualitative character, where worrying not with quantity, more with the quality of the subject addressed here. It is important to point out that numerous scholars, more and more, having to discover improvement for this junction of profession, have to contribute to the child and certainly to the adult individual. With Health Policies, it is clear to realize that they are increasingly seeking to reach the goal, to reduce the indices of sedentarism and future diseases related to lack of physical activity.
Key words: Physical Education, Health, child.
[pic 5]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 JUSTIFICATIVA 6
3 PROBLEMATICA 8
4 OBJETIVOS 9
4.1 Objetivo Geral 9
4.2 Objetivos Específicos 9
5 REVISÃO LITERÁRIA 10
6 METODOLOGIA 12
7 CRONOGRAMA 13
8 CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
9 REFERÊNCIAS 14
[pic 6]
1 INTRODUÇÃO[pic 7]
Uma criança é um ser humano no início do seu desenvolvimento. São consideradas recém-nascidas do nascimento até um mês de idade; bebê, entre o segundo e o décimo oitavo mês, e a criança quando tem entre dezoito meses até doze anos de idade.
A infância é o período que vai desde o nascimento até aproximadamente o décimo segundo ano de vida de uma pessoa. É considerado por estudiosos e doutores, um período de grande desenvolvimento físico, onde começa a desenvolver várias partes do corpo, certamente marcado pelo gradual. Este é o período onde o ser humano desenvolve-se psicologicamente, envolvendo graduais mudanças no comportamento da pessoa e na aquisição das bases de sua personalidade.
É cada vez mais perceptível a ampliação do campo de intervenção e interlocução denominado educação física na saúde, especialmente nos serviços de atenção básica. Na dimensão das políticas, podem ser exemplos a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) publicada em 2006, que contempla ações relativas às atividades físicas/práticas corporais; a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) também de 2006, que destaca particularmente as práticas corporais relacionadas à medicina Tradicional Chinesa; os processos de estruturação e implementação dos Núcleos de Apoio de Saúde à Família (NASF) a partir de 2008, que formalizam a participação do profissional específico junto às equipes de apoio que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS); e, mais recentemente, em 2011, o Programa Academia da Saúde, que busca contribuir para a promoção da saúde da população por meio da implantação de centros de atividades físicas/praticas corporais, de lazer e modos de vida saudáveis denominados de Polos da Academia da Saúde.
...