Educação Física Bacharelado
Por: Sandrina Liberati • 23/9/2019 • Trabalho acadêmico • 429 Palavras (2 Páginas) • 329 Visualizações
[pic 1]
SANDRINA LIBERATI LOPES
RA: 8030455
DIREITOS HUMANOS
Educação Física Bacharelado
Claretiano – Centro Universitário
BATATAIS – 2019
- O que são direitos humanos? Por que são necessários?
Direitos humanos partem da premissa de que todo o ser independente da situação cultural, social, religião, raça, orientação sexual têm direitos universais à liberdade e dignidade, com educação, desenvolvimento pessoal, trabalho, segurança, liberdade de expressão, direito a vida, e agir uns para com os outros com sentimento de fraternidade.
Os direitos humanos têm três características:
Universais: Para todos os seres humanos.
Indivisíveis: Não exclui nenhum direito, contempla todos.
Interdependentes: cada direito depende do outro, gerando outro direito que o complementa.
Após a segunda guerra mundial, as Nações Unidas criaram a Declaração Universal dos Direitos Humanos, esse documento permeia até hoje com 30 direitos reconhecidos mundialmente.
Acredito que cada ser humano, conviva com essas práticas de direitos humanos, a começar pelo seu ambiente de convívio diariamente, nos seus trabalhos, escolas, bairros, enfim em seus ambientes diários. Infelizmente ainda nos deparamos com cenários, onde os direitos humanos não garantidos, a começar pelo nascimento, onde bebes nascem em situações extremas de pobreza e saúde precária, ainda hoje temos crianças que morrem com desnutrição, pessoas que fazem trabalho escravo, pessoas analfabetas e uma falsa liberdade de expressão, principalmente religiosa.
Conquistar os direitos humanos de cada um ou um grupo é uma constante entre nós seres humanos.
- Para que a vida se torne plena em todas as áreas, quais direitos ainda precisam ser efetivados? Esses direitos estão inseridos em quais das dimensões estudadas.
A começar pelos direitos inseridos numa dimensão econômica e social, onde crianças antes de nascer já se encontram em situação de desigualdade, fazendo parte de um sistema onde morrem de fome, sem direito a condições mínimas de sobrevivência, com escassez alimentar e saúde precária.
Agora dentro de uma dimensão jurídico-politico, a falta de segurança a vida, onde sofremos diariamente com a violência. O sentimento de medo traz mudanças em nossa rotina, nos deixando a mercê de um sistema de segurança pouco efetivo, e mal administrado pela nossa política.
Referencia bibliográfica:
Documentário produzido por United for the Human Rights www.humanrights.com
FERREIRA, Marrielle Maia Alves. Direitos humanos. Batatais: Claretiano, 2010.
...