TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia Celular

Por:   •  29/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  1.474 Visualizações

Página 1 de 4

Fisiologia Celular

1) As organelas estão no interior das células e são delimitadas por membranas formadas, principalmente, por lipídeos e proteínas e, dependendo do tipo, desempenham diferentes funções. Explique qual a principal função dos: ribossomos, retículo endoplasmático liso e rugoso, complexo de Golgi, lisossomos, peroxissomos, vesículas secretórias (grânulos secretórios), e mitocôndria.

O retículo endoplasmático rugoso contém ribossomos e é responsável pela síntese proteica, já o retículo endoplasmático liso ou agranular é responsável pela síntese de substâncias lipídicas.

O complexo de Golgi é formado por várias camadas de ve¬sículas finas e achatadas, está relacionado com retículo endoplasmático. As substâncias que estão contidas no retículo endoplasmático são transportadas para o complexo de Golgi, formando os lisossomos, vesículas secretórias e outros compo¬nentes citoplasmáticos.

Lisossomos

Após serem formadas no complexo de Golgi, essas organelas contém enzimas hidrolíticas responsáveis pela lise (quebra) de estruturas celulares danificadas, partículas de alimentos ingeri¬dos pela célula e materiais indesejados (como as bactérias).

Peroxissomos

Os peroxissomos são vesículas que contêm oxidases, que são capazes de combinar íons de oxigênio (O2) com íons de hidro¬gênio (H) para formar o peróxido de hidrogênio (H2O2).

Vesículas secretórias

São formadas pelo sistema retículo endoplasmático – com¬plexo de Golgi, e tem a função de secretar substâncias químicas específicas.

Mitocôndrias

Onde ocorre a biossíntese aeróbia de ATP (trifosfato de adenosina), que é uma substância de alta energia sendo trans¬portada para fora da mitocôndria para ser utilizado como fonte de energia para as funções celulares.

2) Por que razão existe diferença nas concentrações de íons e nutrientes entre o fluido intra e extracelular?

A membrana plasmática tem como função permitir as trocas seletivas entre o meio interno e externo da célula, é formada por uma bicamada lipídica com grandes moléculas proteicas dispersas nela. A parte lipídica possui uma porção hidrofílica, isto é, com afinidade a água, e outra porção hidrofóbica, que não é solúvel em água. Deste modo a camada lipídica no centro da membrana é impermeável a substâncias hidrossolúveis comuns, como glicose, íons e ureia. Em contra partida as substancias lipossolúveis (como oxigênio, dióxido de carbono e o álcool) penetram facilmente nesta parte da membrana.

3) São quatro tipos de transporte que ocorrem na membrana celular. Cite quais são e como funcionam.

Difusão simples – é o simples movimento da molécula de pequeno porte através da bicamada lipídica, as moléculas passam do meio mais concentrado para o menos concentrado sem gasto de energia.

Difusão facilitado – é o transporte de molécula do meio mais concentrado para o menos concentrado com o auxilio de uma proteína transportadora.

Osmose- é um transporte especial, no qual ocorre a difusão da molécula da água através da membrana, seletivamente permeável, de um meio de alta concentração de água para um meio de baixa concentração.

Transporte ativo- é o tipo de transporte no qual há gasto de energia , isto ocorre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com