LESÕES MUSCOLOESQUELÉTICAS EM ATLETAS DE VOLEIBOL
Por: gilfarias • 16/4/2017 • Artigo • 3.312 Palavras (14 Páginas) • 532 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI [pic 1]
ESPECIALIZAÇÃO EM LESÕES NO ESPORTE E PRESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO FÍSICO
GILDEENE SILVA FARIAS
LESÕES MUSCOLOESQUELÉTICAS EM ATLETAS DE VOLEIBOL
TERESINA – PI
2015
GILDEENE SILVA FARIAS
LESÕES MUSCOLOESQUELÉTICAS EM ATLETAS DE VOLEIBOL[pic 2]
Artigo científico apresentado à Universidade Estadual do Piauí como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Lesões no Esporte e Prescrição do Exercício Físico
Orientador: Prof. Esp:Francisco das Chagas Neres Rodrigues Soares
TERESINA
2015
SUMÁRIO[pic 3]
1 INTRODUÇÃO 04
- As lesões musculoesqueléticas e sua epidemiologia 05
- Os fatores de riscos das lesões musculoesqueléticas 06
- Lesões que mais acometem os atletas de voleibol 07
- Tendinite 07
- Entorse 08
- Bursite 08
- ANÁLISE E DISCUSSÃO 09
- CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS 11
LESÕES MUSCOLOESQUELÉTICAS EM ATLETAS DE VOLEIBOL[pic 4]
Gildeene Silva Farias
RESUMO[pic 5]
O presente artigo vem apresentar a questão do voleibol como um esporte bastante praticado; assim estabelecendo uma relação entre o esporte e as lesões que podem aparecer com a sua prática. Tem como objetivo geral, analisar a ocorrência das lesões musculoesqueléticas em atletas que praticam o voleibol; e tendo como objetivos específicos, identificar os fatores comportamentais que preponderam para o aparecimento destes tipos de lesões; reconhecer como prática de um treinamento e condicionamento adequados podem evitar as lesões. Utilizou-se como metodologia uma busca de vários artigos em um banco de dados através pesquisa feita na internet de artigos, dos quais refletem a respeito da temática, onde a escolha de cada artigo foi feita através do critério de inclusão, sendo os que dissertam a cerca do tema, também, foram observadas obras literárias das quais nas palavras-chaves estavam inseridas: lesões, voleibol, atleta. O estudo baseou-se em algumas pesquisas bibliográficas baseada em doutrinadores que enfatizaram a temática como: Poliquin (1991), Rose (2006), Chiappa (2001), PerronSetti (2011), além de pesquisas em sites como Bireme, Lilacs, etc.Conclui-se que foi possível perceber a importância do tema para a sociedade em si, em especial aos atletas e profissionais que trabalham e praticam o voleibol, levando mais conhecimentos a cerca do tema, dando ênfase a questão das lesões musculoesqueléticas.
PALAVRAS-CHAVE: Lesões Musculoesqueléticas. Atletas.Voleibol.
ABSTRACT
This article is presenting the issue of volleyball as a sport widely practiced; thus establishing a relationship between sports and the injuries that can come up with your practice. It has the general objective to analyze the occurrence of musculoskeletal injuries in athletes practicing volleyball; and having specific objectives, identify behavioral factors that prevail to the development of these types of injuries; recognize as commission of a suitable training and conditioning can prevent injuries. It was used as methodology a search of several articles in a database through the Internet survey articles, which reflect on the theme, where the choice of each item was made through the inclusion criteria, and those who lecture the about the theme, also literary works of which the keywords were inserted were observed: injuries, volleyball, athlete. The study was based on some literature searches based on scholars who stressed the theme as: Poliquin (1991), Rose (2006), Chiappa (2001), PerronSetti (2011), as well as research on sites like Bireme, Lilacs, etc. In conclusion, it was revealed IMPORTANCE theme for society itself, especially the athletes and professionals who work and practicing volleyball, taking more knowledge about the topic, emphasizing the issue of musculoskeletal injuries.
KEYWORDS: Musculoskeletal Injuries. Athletes.Volleyball.
1- INTRODUÇÃO
O voleibol é um esporte que foi criado nos Estados Unidos em 1895, por Wilian Morgan, no Brasil, sua culminância foi aproximadamente nos anos oitenta.No Brasil o voleibol somente assumiu uma projeção nacional no ano de 1982, através da vitória do campeonato mundial com vitória da equipe masculina de vôlei do Brasil, bem como a conquista de duas medalhas de ouro nas olimpíadas de 1992 e de 2004.Dentro deste contexto, o trabalho vem apresentar a questão do voleibol como um esporte bastante praticado; assim estabelecendo uma relação entre o esporte e as lesões que podem aparecer com a sua prática.
É possível perceber que com a carga e impacto do corpo com o solo podem surgir lesões em diversas partes do corpo de um atleta, e o presente trabalho tem como objetivo geral, analisar a ocorrência das lesões musculoesqueléticas em atletas que praticam o voleibol; e tendo como objetivos específicos, identificar os fatores comportamentais que preponderam para o aparecimento destes tipos de lesões; reconhecer como prática de um treinamento e condicionamento adequados podem evitar as lesões.
Como metodologia foi utilizada uma busca de vários artigos em um banco de dados através pesquisa feita na internet de artigos, dos quais refletem a respeito da temática, onde a escolha de cada artigo foi feita através do critério de inclusão, sendo os que dissertam a cerca do tema, também, foram observadas obras literárias das quais nas palavras-chaves estavam inseridas: lesões, voleibol, atleta.
Foram usados para critérios de inclusão, escolheram-se as obras onde estavam inseridas crianças, artigos dos quais a temática não estava sendo abordada de forma clara, e as que não estavam submetidas à temática; foram escolhidos 10 artigos, envolvendo a questão das lesões musculoesqueléticas e lesões adquiridas pela prática do voleibol.
...