O Bacharelado em Educação Física
Por: JESSICAHELL • 14/10/2023 • Trabalho acadêmico • 470 Palavras (2 Páginas) • 115 Visualizações
JÉSSICA HELL ROSSMANN – RA 8161139
Bacharelado em Educação Física
BIOMECÂNICA DO ESPORTE E DO EXERCÍCIO
PORTFÓLIO CICLO III
Edson Donizetti Verri
Claretiano – Centro Universitário
JAGUARÉ-ES
2023
PORTFÓLIO
- ARTICULAÇÃO DO OMBRO: Supino.
[pic 1]
[pic 2]
- ARTICULAÇÃO DO COTOVELO: Biceps.
[pic 3]
- ARTICULAÇÃO DO QUADRIL: Abdução.
[pic 4]
- ARTICULAÇÃO DO JOELHO: Afundo.
[pic 5]
Descreva qual movimento e qual grau de liberdade de cada articulação:
MONOAXIAL: É quando uma articulação realiza movimentos apenas em torno de um eixo. Permitem o movimento de flexão e extensão, podemos citar como exemplo o cotovelo e as interfalangeanas da mão.
BIAXIAL: É quando uma articulação realiza movimentos em torno de dois eixos. Permitem o movimento de flexão, extensão, abdução e adução, como também de rotação, que ocorre pela combinação de movimentos, podemos citar como exemplo a articulação carpometacarpiana do polegar e a articulação radiocárpica do punho.
TRAXIAL: É quando uma articulação realiza movimentos em torno de três eixos. Permite o movimento de flexão e extensão, de abdução e adução, de rotação medial e lateral, de abdução e adução horizontal e de circundução, podemos citar como exemplo o ombro e quadril.
Relate qual a morfologia da articulação (tipo de articulação) em cada análise:
PLANA: As superfícies articulares são planas ou ligeiramente curvas, permitindo o deslizamento de uma sobre a outra em qualquer direção. Nas articulações planas o deslizamento e discreto, reduzindo a amplitude do movimento. Podemos citar como exemplo a articulação acromioclavicular.
GÍNGLIMO: Ou dobradiça, sendo que os nomes referen-se muito mais ao movimento de flexão e extensão que elas realizam do que a forma das superfícies articulares, são consideradas monoaxiais. Podemos citar como exemplo a articulação do cotovelo.
TROCÓIDE: As superfícies articulares são segmentos de cilindro, essas articulações permitem rotação e seu eixo de movimento , único, é vertical. Podemos citar como exemplo a articulação radio-ulnar proximal.
CONDILAR: As superfícies são de forma elíptica, essas articulações permitem flexão, extensão, abdução e adução, possuem dois eixos de movimento. Podemos citar como exemplo a articulação temporomandibular.
SELAR: As superfícies articular tem o formato de uma sela, apresentando concavidade num sentido e convexidade em outro, e se encaixa em uma segunda peça onde a convexidade e concavidade apresenta-se no sentido oposto da primeira. Podemos citar como exemplo a articulação carpo-metacárpica do polegar.
ESFERÓIDE: As superfícies articulares são segmentos de esferas e se encaixam em receptáculos ocos, esse tipo de articulação permite movimentos de flexão, extensão, adução, abdução, rotação e circundução, em torno de três eixos. Podemos citar como exemplo as articulações do ombro.
...