O Conhecimento do Corpo
Por: kivyane balbino • 15/4/2017 • Trabalho acadêmico • 989 Palavras (4 Páginas) • 345 Visualizações
[pic 1][pic 2]
KIVYANE NORMA BALBINO
1120247
CONHECIMENTO DO CORPO 1
[pic 3]
BATATAIS-SP
2013
Aparelho locomotor:
O aparelho locomotor é formado por ossos, articulações e músculos, sendo responsável pela sustentação e pela movimentação do corpo. Divide-se em:
tronco;
pernas e pés (membros inferiores);
braços e mãos (membros superiores).
A locomoção é fundamental para a saúde de todo ser humano, e principalmente para o paciente geriátrico. A falta de locomoção pode causar:
-aumento da osteoporose;
-úlceras de pressão — feridas de atrito, por passar muito tempo na mesma posição;
-prisão de ventre;
-problemas urinários e respiratórios;
-redução da força e do tônus muscular;
-aumento do risco de infecções e embolias.
A prevenção de problemas no aparelho locomotor deve garantir a movimentação apropriada e manter a postura sempre correta, evitando assim danos à coluna vertebral.
O sistema locomotor, é utilizado nas atividades aeróbicas, ajuda efetivamente no combate a obesidade.
Cardiorrespiratório
O aparelho respiratório situa-se numa estrutura óssea expandivel, formada pelas costelas, o esterno e a coluna vertebral.
O aparelho respiratório, é o conjunto de estruturas do organismo, que possibilita a captação do oxigênio e do ar, e por sua vez elimina o anidrido carbónico. A este processo damos o nome de respiração.
As vias respiratórias que vão constituir o percurso que o ar realiza, até chegar aos pulmões.
Os órgãos que constituem as vias respiratórias são:
- fossas nasais: onde se dá o iniciar da via respiratória. As fossas nasais têm uma função de purificar o ar, devido a sua localização.
- faringe: a faringe situa-se por trás da boca e das fossas nasais. Este órgão é comum a dois sistemas: o aparelho respiratório e o aparelho digestivo. A faringe é a responsável pela recepção do ar das fossas nasais.
- laringe: a laringe situa-se na parte posterior do pescoço. Pela sua parte superior contata com a faringe, pela sua parte inferior com traqueia. A sua estrutura de formação é uma membrana cartilaginosas, onde as suas unidades estão unidas entre si por ligamentos e músculos próprios. Este órgão é o responsável pela produção da voz e possui no seu interior umas pregas musculares conhecidas por cordas vocais, onde o ar recebido dos pulmões é transformada em som.
- Traqueia: Situa-se entre a laringe e os brônquios e é formada por um conjunto de anéis cartilaginosos que formam um C, que são unidos por uma membrana.
- Brônquios: são formados através da divisão em duas partes da traqueia ao nível da quarta vertebra dorsal cada brônquio, ou também chamado brônquio principal, dá lugar a outro brônquio de menor calibre, denominados brônquios lombares e brônquios segmentares, consoante o lugar do pulmão a que cheguem. Os brônquios segmentares dividem-se por ramificações que atingem tamanhos muito reduzidos terminando no que se conhece como alvéolo pulmonar.
Na atividade aeróbica, a respiração cardiorrespiratória, ajuda na obtenção de energia para que o parelho locomotor e excute a atividade aeróbica.
Sistema digestório
O sistema digestório humano é formado por um conjunto de órgãos e glândulas com a capacidade de realizar as reações químicas nos alimentos ingeridos para que, depois, possam ser absorvidos pelo organismo. A essas reações químicas se dá o nome de digestão. Outra importante característica do sistema digestório é a motilidade, isto é, os movimentos realizados por seus órgãos, denominado peristaltismo ou movimento peristálticos. Esse movimento permite a passagem do bolo alimentar de um segmento para outro.
Os órgãos do sistema digestório incluem um longo tubo muscular (músculo liso), o canal alimentar, que se inicia na boca e termina no ânus, e os órgãos anexos. Os órgãos que compõem o tubo são: boca, cavidade bucal, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. Os anexos do sistema digestório são: fígado, pâncreas e glândulas salivares.
As funções do sistema digestório são:
1) Preensão dos alimentos.
2) Mastigação.
3) Deglutição.
4) Digestão e absorção dos alimentos.
5) Expulsão das fezes.
...