O Estágio Obrigatório
Por: Barbara Bairros • 20/10/2023 • Relatório de pesquisa • 3.839 Palavras (16 Páginas) • 61 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS 5
2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 7
3 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC 9
4 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA 11
5 METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS 13
6 PLANOS DE AULA 15
CONSIDERAÇÕES FINAIS 19
REFERÊNCIAS 20
INTRODUÇÃO
Neste documento será possível encontrar de forma clara e sucinta o desenvolvimento das atividades propostas, demonstrando, de certa forma um pouco do conteúdo teórico aplicado e refletido na prática do desdobramento desse estágio.
O objetivo o Estágio Escolar é proporcionar ao aluno de Licenciatura em Educação Física um complemento e contribuir com a sua formação acadêmica de forma ampla, possibilitando que esse estudante faça uma ponte entre a teoria ensinada e a prática da rotina escolar.
A adaptação feita em decorrência da pandemia causada pela COVID-19, embora impeça esse contato direto com o ambiente escolar e uma turma de alunos reais, possibilitou o desenvolvimento de pesquisas bibliográficas com o intuito de entender o funcionamento de uma rotina escolar.
As pesquisas possibilitaram um aprofundamento no conhecimento sobre as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), conceito e elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP), o que influenciou na elaboração dos planos de aula apresentados.
Foi possível conhecer com clareza o papel do profissional de educação física na formação e no desenvolvimento de crianças na fase da educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, o que, no futuro, valerá para agregar o profissional em formação.
- LEITURAS OBRIGATÓRIAS
Desde a implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Nº 9394/1996, onde diz sobre a importância da educação física no âmbito escolar, muito tem se falado sobre o papel do professor da área na educação infantil.
Por ser a educação infantil uma etapa extrema importância na construção de experiências e diferentes habilidades motoras, é possível ministrar educação física neste nível de ensino junto com o corpo docente, pois juntos esses professores poderão planejar os cursos de acordo com objetivos específicos para que as aulas, respeitem suas características e realidade, devem ter competências básicas que explore de várias maneiras e jogue de forma lúdica.
De fato, não há como negar que, quanto mais cedo a criança for exposta a diversas situações de consciência e desenvolvimento corporal, melhor será o seu desenvolvimento físico, motor, cognitivo e social, e é exatamente esse o papel da educação física nos anos iniciais da infância.
No caso da educação infantil, os professores devem sempre enfatizar três elementos: espaço, corpo e tempo, eles só se separam no ensino para que possam ser estudados, mas na prática coexistem.
“CORPO - Consciência corporal – segmentos, postura, mobilidade, musculatura, lateralidade. Habilidades motoras – manipulação (quicar, arremessar...), locomoção (andar, corre, pular...) e estabilização (equilibrar-se). Capacidades físicas básicas – velocidade, resistência, força e flexibilidade. ESPAÇO – Compreende propostas de Direções (frente, trás...), planos (alto, baixo, dentro, fora...). TEMPO - Adequação do tempo em relação a execução da ação. Envolve ritmo, métrica. (aspectos qualitativos – o que vem primeiro, segundo, último) Noções de antes, durante, agora, depois, amanhã, ontem. Noções de pausa e sua duração, rápido/lento, forte/fraco, leve/pesado. (KUNZ, 2004, P. 26)”
A criança brinca de forma lúdica, a partir de seu universo infantil, modificando a atividade a todo o momento, experimentando o que está disponível ao seu redor e construindo relações com o outro e com o mundo. Na escola não é diferente, assim, que o professor de Educação Física possui o papel fundamental de também orientar essas e outras atividades mais específicas, a fim de alcançar os objetivos propostos para esta área de conhecimento na Educação Infantil.
Assim, a ação do professor na aula de Educação Física na escola é fundamental para que a criança se coloque no mundo como ser que não é único e que necessita aprender a conviver com outras crianças, socializando, dividindo e aprendendo a elaborar sua percepção de espaço e a do outro, aprendendo a conviver com ele.
O texto também aborda a cerca da importância da professora que está em sala, no dia a dia com os alunos, para o desenvolvimento das aulas de educação física, pois esta poderá auxiliar informando sobre os alunos, como eles estão, quais atividades já desenvolveram, e isso servirá de norte ao professor de educação física na aplicação das atividades.
Portanto, ressalta-se ainda mais a importância da comunicação do corpo docente, com o professor pedagogo e o profissional de educação física, sempre adequando a realidade e a faixa etária, a fim de que realizem um trabalho em conjunto em prol do desenvolvimento completo da criança.
- PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
- O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?
O Projeto Político Pedagógico é (PPP) é um documento onde as ações e projetos da escola relacionados ao ano letivo são registrados. É formulado com o auxilio dos professores, dos alunos e seus familiares e da coordenação, construindo atividades que irão auxiliar o processo de ensino e aprendizagem, definindo a identidade escolar e indicando caminhos para um ensino de qualidade.
É importante para o desenvolvimento da instituição de ensino, é completo e eficiente servindo como norte para desenvolvimento das atividades, e flexível o bastante para se adaptar a realidade dos alunos. Nele são definidos o publico alvo, a missão, os dados sobre a aprendizagem, os recursos disponíveis, o plano de ação da rede de ensino e as diretrizes pedagógicas
...