O Fisiculturismo
Por: Amanda Lovatto • 24/5/2017 • Projeto de pesquisa • 1.020 Palavras (5 Páginas) • 833 Visualizações
RESUMO
O fisiculturismo teve sua origem em meados dos anos 40 com o levantamento básico de peso, mas temos referências da mesma pratica nos anos 4500 a.C com os egípcios que já apresentavam essa prática. Na Grécia havia a história de Milton de Cotona que demonstrava a pratica desse esporte, a história menciona que este rapaz era capaz de comer 57mil Kcal por dia, sendo em media 9kg de carne, 10 litros de vinho e 9kg de pão, alem de tudo a história conta que o mesmo era capaz de matar um Boi com as próprias mãos e comelo sozinho. Mas o esporte só foi retomado no ano de 1896 onde aconteceu os primeiros Jogos Olímpicos modernos que envolviam o levantamento de peso com duas e uma mãos respectivamente, o dinamarquês Viggo Jansen e o britânico Launceston Elliott eram os atletas que já começavam apresentar o físico para capa de revistas. O levantamento de peso até então não era considerado um grande esporte, mas sim, mais uma forma de exibição, contando com nomes fortes da época. Por volta dos anos 20 e 30, começou a especular-se que o treinamento físico e a saúde estavam relacionados, e isso fazia com que a atenção fosse ainda mais voltada para o corpo. Foi em 1940 que se deu inicio ao primeiro campeonato de fisiculturismo propriamente dito, e John Grimek foi o vencedor exibindo um corpo muito melhor do que os dos anos anteriores com tamanho, simetria e definição. Nos anos seguintes, em 40 e 50 novos nomes surgiram e com eles surgiu uma grande evolução em um curto espaço de tempo, onde as combinações de tamanho, volume e densidade eram muito melhores. Nos anos 60, 70 e 80 procederam-se o inicio da era dos melhores fisiculturistas do mundo. Na época possuindo muito mais conhecimento, nomes como Larry Scott, Frank Zane e Arnold Schwarzenegger que fizeram uma época de ouro com físicos jamais vistos e descobertas jamais feitas. Estes eram corpos incríveis para a época, e eram conhecidos por terem cintura e troncos largos, marcaram presença apresentando o fisiculturismo para o mundo. No fim dos anos 80 e inicio dos anos 90 deu-se inicio a era “Freak” onde os atletas apresentavam físicos extremamente grandes, densos e definidos. A era Freak foi evoluída dos anos 90 e 2000, com estudos avançados e descobertas cientificas é possível nos dias de hoje ter mais informação sobre o esporte e obter um corpo completo e otimizado seguindo o padrão da época em que se vive.
Palavras-chave: Fisiculturismo; Alimentação; Treinamento; esporte.
1 PROBLEMA DA PESQUISA
A fase final da pré-competição é um período de aproximadamente 10 dias antes da competição, 10 dias para fazer ajustes pequenos que se, feitos corretamente, podem causar uma mudança radical no corpo.
2 JUSTIFICATIVA
A proposta do presente trabalho é descobrir como é a rotina de um atleta fisiculturista. Abrangendo formas de treinamento, alimentação, ciclos, competições e a reação obtida pelo corpo humano após todos esses métodos. A musculação é um tipo de exercício resistido, com variáveis de carga, amplitude, tempo de contração e velocidade controláveis. Desse modo pode ser aplicada da forma Isométrica (contração mantida), Isocinética (com velocidade angular constante) ou Isotônica (alternância de contrações concêntricas e excêntricas), continua ou intervalada, suave ou intensa, com recursos aeróbios ou anaeróbios. Esta possibilidade de controle de tantas variáveis torna a musculação uma atividade física altamente versátil que pode ser usada para diferentes fins.
3 OBJETIVOS
3.1 Objetivo geral
-Esclarecer de forma geral a vida esportiva de um atleta fisiculturista.
3.2 Objetivos específicos
- Analisar a estratégia nutricional para o ganho de massa muscular.
- Analisar as práticas alimentares
- Observar os gastos energéticos de um atleta, comparado com um individuo sedentário ou moderadamente ativo;
- Mostrar que treinamento físico e saúde estão relacionados.
- Elucidar a história do fisiculturismo.
- Analisar os pré-requisitos para a participação em uma competição
4 REVISÃO DE LEITURA
Na busca pela perfeição física, não basta treinar seriamente, manter uma boa alimentação, usar técnicas corretas e possuir uma excelente estrutura genética; é fundamental que se atente para os três principais requisitos exigidos pelo fisiculturismo:
...