O PapeL Do Estágio
Por: Jéssica Bastos • 11/4/2022 • Relatório de pesquisa • 1.427 Palavras (6 Páginas) • 110 Visualizações
[pic 1]
SUMÁRIO[pic 2]
1 CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO 3
2 INTRODUÇÃO 3
3 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 5
REFERÊNCIAS 7
1. CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL ESTÁGIO
Razão Social: O2 ESPORTE FITNESS LTDA.
Endereço Completo: Avenida Nossa Senhora do Carmo, nº 555, Betim.
Ramo de atividade: Condicionamento Físico.
Histórico da Instituição: A empresa O2 Sport Fitness que tem como razão social Oxigenio Esporte Ltda foi fundada em 11/03/2005 e está cadastrada na Solutudo no segmento de Academias com o CNPJ 07.260.343/0001-34. No mercado, a empresa tem sua matriz em Aparecida de Goiânia - GO, CEP 74905-360. A empresa O2 Sport Fitness está cadastrada na Receita Federal sob o CNAE 9313-1/00 com atividade fim de Atividades De Condicionamento Físico.
Estrutura Organizacional: A academia funciona horário de 6h às 22h de segunda a sexta e sábado até as 12h, com uma média de 250 alunos ela oferece somente a musculação, os alunos que frequentam o local tem entre 17 e 80 anos de ambos os sexos, a academia conta com 2 professores formados, 2 estagiários, 1 fisioterapeuta e 1 serviços gerais.
A academia funciona no antigo salão de festas de um clube: Local limpo higienizado, com uma ampla área no salão a academia conta com diversos aparelhos para atender seu publico, dentro espaço não a lanchonete conta com 3 bebedouros e 2 vestiários grandes. Não conta com nenhum tipo de acesso para pessoas com necessidades especiais
2. INTRODUÇÃO
O envelhecimento pode ser definido por meio de um processo constante e continuado de remodelação e a perda, de forma progressiva das capacidades fisiológicas, possuindo diferentes magnitude e singularidade em diversos sistemas e espécies, dependendo da exposição fenotípica de inúmeros fatores ambientas, bem como de carga genética que resulta em morte (RASO, 2017).
Em vista disso, Simão (2004) afirma que com o passar da idade há a redução da massa muscular como consequência e, assim, devido a hipotrofia muscular devido o avanço da idade, resulta na inatividade física e uma graduada e seletiva deterioração das fibras musculares, mais especificamente das fibras tipo II, que são as fibras rápidas e, assim sendo, os idosos possuem menos massa muscular.
A perda da força muscular, portanto, segue acompanhada de uma baixa capacidade que o musculo passa a ter para exercer força de maneira rápida com o passar da idade e, devido a essa perda na potência muscular, há também a perca da capacidade em promover um torque articular rápido que é necessário para desempenhar atividades diárias, tais como subir escada, manter o equilíbrio e levantar-se da cadeira (ASSUMPÇÃO; SOUZA; URTADO, 2008).
Por esse motivo, é importante que idosos pratiquem constantemente atividades físicas, e a mais indicadas é o treinamento de força que é, segundo o autor Venâncio (2013) uma das forças físicas mais importantes e a fraqueza muscular pode se desenvolver até que os idosos não realizem mais as atividades diárias da vida cotidiana, como tarefas domésticas, levantar-se de uma cadeira, varrer o chão ou jogar lixo.
O treinamento de força, então, é uma ótima opção para essa faixa etária e, assim sendo, é o método mais utilizado para auxiliar no desenvolvimento da força de acordo com Lorette (2005), pois trabalha a musculatura corporal, realizando exercícios contra a resistência que pode ser empregados das mais diversas formas, utilizando a carga no halter ou mesmo em uma barra longa, aparelho com baterias de placas, tensores elásticos, aparelhos de ar comprimido e contra a força da gravidade.
3. DESENVOLVIMENTO
No meu estágio supervisionado houve a intervenção em um grupo de alunos da terceira idade, com faixa etária média de 54 anos dentro de 30h, e montei um plano de exercícios funcionais que levaram em consideração as condições dos alunos e o acompanhamento com essa turma teve foco na melhoria dos seus metabolismos, capacidade funcional e a sua qualidade de vida e, para isso, fiquei nos treinamentos de força e exercícios funcionais, considerados bastante eficazes.
Foi aplicada uma ficha avaliativa para avaliar as limitações e objetivos que esses alunos precisavam alcançar com os treinamentos.
Com a ficha preenchida, foram realizados treinos 3 vezes por semana, segunda, quarta e sexta-feira, com duração de 1h30 para cada treinamento, em horários estipulados. Antes de todos os treinos fiz com que esse grupo da terceira idade realizasse alongamentos para que durante a atividade física não tivessem dores indesejadas ou desconfortos. O questionário aplicado à eles foi o apresentado no plano de intervenção, que está abaixo:
1) Em uma escala de 0 a 10, qual foi o aproveitamento do treinamento?
(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10)
2) Apresentou alguma dor ou dificuldade durante a aula?
( ) Sim ( ) Não
Se sim, qual? _______________________________________.
3) Você sentiu maior disposição ao longo do dia após os treinamentos?
( ) Sim ( ) Não
4) Tem algo que você gostaria de retirar ou acrescentar nas aulas?
( ) Sim ( ) Não.
Se sim, o que? ______________________________________.
O programa de treinamento que será aplicado é baseado no programa de D’Elia e D’Elia (2005) e Monteiro e Evangelista (2010).
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Além da grande experiência que foi trabalhar com esse grupo, realizando a análise do quadro deles, suas limitações e ter que realizar um treinamento que fosse eficaz para os objetivos que tracei para o grupo e proporcionar uma melhoria na sua qualidade de vida deles, é importante deixar aqui alguns pontos que foram essenciais para que essa experiência tenha sido gratificante e satisfatória, tanto para mim como futuro profissional, quanto para o meu grupo de alunos, que além de ter melhorado sua qualidade de vida, agradeceram pelos serviços prestados.
...