O Trabalho Inclusivo
Por: JuIrribarem1 • 4/5/2017 • Trabalho acadêmico • 562 Palavras (3 Páginas) • 239 Visualizações
Universidade Federal de Pelotas
Escola Superior de Educação Física
Trabalho inclusivo.
Pelotas. 04/05/2017
Introdução.
Atualmente na Educação Física, existe aquele pensamento de que o mais importante é participar, correto? Mas será que a escola está proporcionando a todos os alunos esse direito? E comum que os alunos com deficiência fiquem de fora das aulas dessa disciplina, seja pela infraestrutura ou por uma lacuna de formação do professor para incluí-los nas atividades proposta no ambiente escolar.
Durante á participação de um projeto Social da Secretaria e Desporto da Prefeitura Municipal de Pelotas RS, professores ministravam aulas de Educação Física e proporcionavam brinquedos e brincadeira para todo os públicos com muita dedicação e carinho.
Nessa jornada são recebidos por diversos públicos do maternal até adultos, voltado para proporcionar algo inusitado e diferente da sua realidade.
Certo momento surgiu a possibilidade de alguns professores trabalhar com os PCD, Pessoas com Deficiência, pessoas que possuem limitações permanentes visual, auditiva, física ou intelectual, na EMEF Circo Operário Pelotense situado da Rua Rafael Pinto Bandeira 1359, bairro areal. Eram poucas professores que não tinha já uma experiência com esse publico.
Iniciaram se as aulas, no inicio apenas os PCDs não se praticavam atividades física com outros públicos por que ambos eram competitivos.
Desenvolvimento.
As atividades ofertadas também deveria garantir a integração, e o envolvimento das pessoas com deficiência, juntamente com os mais gordinhos e menos ágeis, normalmente são eles também os excluídos das aulas de Educação Física.
Mas para que possamos realizar um trabalho em conjunto para um resultado positivo lá no final começaram o processo ativação, coordenação motor, velocidade de reação, equilíbrio e propriocepção e entre outros. Nossos alunos são 2 sindrome down, 2 problemas fisiológicos e 15 intelectual, não muito elevado mas controlado.
O desenvolvimento nas aulas de educação Física foram crescendo progressivamente, eles até cogitaram a ideia de realizar um torneio com a outra turma PCDs e os alunos que não tinham nenhuma deficiência que estudavam no colégio. O professor fez um acordo com eles se eles se dedicase mais as aulas no final do ano teria um torneio de futebol e nilcon, isso foi como colocar doce na boca de criança ficaram muito felizes.Como prometido chegou grande dia do torneio, total de alunos 30 alunos mistos, foi feito 6 times de 5pessoa cada, foi um sucesso os PCDs eram muito mais competitivos que a outra turma e exigentes também mas foi uma tarde inteira de inclusão, brincadeira, risadas conversas e diversão, o professor saiu realizado por ter conseguido cumprir um papel muito importante e na aquele dia quem aprendeu foi ele.A pós o torneio percebia se estavam mais estimulados, dedicados a realizar as atividades, há adivinha qual foi a primeira pergunta deles para o professor? Quando teria outro torneio.
...